Investimento nas categorias de base do Clube chega a R$ 11,5 milhões em 2012
Lino Tavares
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense vem seguindo à risca o planejamento estratégico das categorias base, focando a melhoria contínua dos seus principais pilares: patrimônio, captação de atletas, tecnologia e informação, capacitação dos colaboradores e desenvolvimento dos seus talentos.
A liderança na implementação destas melhorias está com o coordenador geral das categorias de Base, Marco Antônio Biasotto. Contratado pelo Clube em agosto de 2011, com passagens por Paulista de Jundiaí, Atlético-PR e Palmeiras-SP, entre outros, Biasotto vem diariamente fortalecendo a cultura do desenvolvimento técnico e dos
resultados esportivos, com a missão de fornecer atletas qualificados ao futebol profissional. E eles são facilmente percebidos dentro e fora de campo. “ Queremos vencer todas as competições que disputamos, mas também produzir os melhores talentos com capacidade técnica, física e psicológica ao futebol profissional. Os jogadores precisam alcançar os profissionais com o DNA Grêmio no sangue, preparados para vencer e gerar resultados esportivos e financeiros ao Clube”.
A remodelação do setor passou por uma análise minuciosa. “Fizemos um diagnóstico baseado naquilo que tínhamos e no que queríamos. O nosso trabalho inicial foi avaliar os processos que eram realizados e ver o que precisava ser mantido e o que necessitava uma alteração”, afirma Biasotto.
Entre as mudanças observadas nas categorias de base do Tricolor, está a implementação do setor de captação de jogadores. Conforme indica seu coordenador, Francesco Garcia Barletta, a ideia era “transformar o setor em um local de pesquisa de mercado, monitoramento e pesquisa de jogadores”. Dessa forma, a captação de atletas em formação passou a abranger mais regiões no país, não apenas as que anteriormente eram exploradas, como Santa Catarina e Paraná.
Para auxiliar no processo de captação de jogadores, foi montada uma equipe de trabalho que conta com dois avaliadores, dois captadores, um treinador de fundamentos, um supervisor administrativo, entre outros profissionais como psicólogos e nutricionistas que fazem parte do novo projeto das categorias de base.
Em 2012, o investimento do Clube nas categorias de Base chegou a R$ 11,5 milhões. No período de um ano, a gurizada gremista participou de 17 competições em diversas categorias, conquistando dois títulos, um deles, da Taça BH de Futebol Júnior, o maior torneio da categoria. Das 17, o Tricolor chegou às fases finais em 13 competições.
O investimento do Clube na Base engloba mais que aquilo que se vê dentro das quatro linhas. Como forma de oferecer condições exemplares para a formação dos atletas, o Grêmio está em fase inicial da ampliação do Centro de Treinamentos para a Base, em Eldorado do Sul priorizando nesta primeira etapa os alojamentos para 120 atletas, refeitório e área administrativa. A previsão para finalização completa do CT, fase 1 e fase 2 acontecerá em 2014.
Além do novo CT, desde o início do ano funciona o Centro Digital de Dados exclusivo das categorias de base. Com profissionais qualificados, o CDD é responsável por abastecer os treinadores das categorias com informações de jogadores e adversários do Grêmio nas competições.
…..
Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor
………
Clique aqui e leia mais artigos de Lino Tavares
………..
Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:
1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.
3. Complete o cadastro.