Lino Tavares
.
Na série de entrevistas com novos talentos que despontam no cenário musical brasileiro, figura como entrevistada, nesta edição, a cantora e compositora Hellen Caroline Moreira, nascida no dia 7 de janeiro de 1987, na cidade paulista de Ubatuba, residindo atualmente em Taubaté, cidade a 130 Km da capital paulista.
.
.
Os Primeiros Passos
.
Vocacionada para a música, canta desde os cinco anos de idade, tendo crescido num ambiente ligado à arte musical, pelo fato de haver morado, quando criança, ao lado da Fundação de Artes de Ubatuba e de uma emissora de rádio de sua cidade natal. Na adolescência, passou a atuar como cantora de banda de bailes e bares, tornando-se compositora.
.
.
.
O Início na Televisão
.
Hellen Caroline se destacou no ano de 2011, após ficar, no ar, por mais de 4 meses na Rede Record, onde participou do programa Ídolos. A cantora de voz doce e afinada conquistou os jurados e o público devido a suas brilhantes apresentações. Segundo os próprios jurados, Hellen dava um toque especial às músicas que interpretava! Chegou à final do programa terminando como TOP3, sendo a mulher melhor colocada na competição.
.
.
Trajetória Artística
.
Antes de participar do programa Ídolos, na Rede Record em 2011, Hellen era vocalista em uma banda de baile na cidade de São Paulo e cantava suas composições próprias em bares e casas noturnas na cidade de Taubaté. Figura em sua trajetória artística a produção de um cd “Demo” com músicas de sua autoria e algumas regravações, utilizado para divulgação, servindo de base para gravação de um cd, comercializado no mercado fonográfico de todo o Brasil.
Destaque também para a produção de seu Show em Taubaté, dando início a uma turnê de apresentações pelo Brasil. Hellen faz participações em programas de TV, rádio e revistas, além de marcar presença em festas particulares. Seu repertório é vasto devido a anos de experiência em “bandas baile”, o que lhe permite atuar em festas privadas de curta duração e shows em feiras e grandes eventos.
.
.
Um Salto na Carreira
.
Em meados deste ano, Hellen deu o passo mais importante de sua carreira, ao se tornar vencedora da segunda temporada do Quadro Mulheres que Brilham, do Programa Raul Gil, veiculado no SBT.
Chegou a essa conquista, recebendo repetidos elogios dos jurados e muitos aplausos da plateia, cantando pagode com um estilo próprio, que deu uma nova roupagem a esse popularíssimo gênero musical. Interpretando na estreia o samba “Essa tal liberdade”, do repertório de Alexandre Pires (“Só pra Contrariar”), impressionou o jurado Rodriguinho, um dos grandes cantores desse gênero, que se referiu à jovem cantora, dizendo: “essa escolha sua foi perfeita. Achei sua voz muito doce, muito boa, muito bonita, além do conjunto todo. Parabéns !” Em função desse êxito, Hellen Caroline assinou contrato de um ano com a Sony Music, uma das maiores gravadores do mundo, na qual estará gravando um cd, em março do ano que vem. Por outro lado, a cantora paulista tem forte ligação com a empresa Invashow, que promove a carreira dos cantores Thiaguinho e Péricles.”, disponível para venda no iTunes.
A imagem da cantora ficou fortalecida na internet principalmente em redes sociais, graças aos seus fãs que a divulgam e acompanham sua carreira online. Em apenas dois meses, conseguiu mais de 14.000 seguidores no Twitter, milhares de acessos em sua Fan Page no Facebook e mais de 30 fã clubes virtuais
.
.
Depoimento do Entrevistado
.
Com base no que vi e ouvi sobre as apresentações de Hellen Caroline na televisão, confesso que a considero uma das mais completas intérpretes musicais da nova geração, haja vista possuir todos os pressupostos inerentes a uma grande cantora: fluidez vocal, afinação, postura de palco, facilidade de comunicação com o público e conhecimento pleno do gênero musical escolhido para compor o seu repertório. Do alto da minha experiência de jornalista, compositor e ex-jurado de festivais, me permito dizer que a performance de nossa entrevistada faz lembrar Elis Regina, cuja trajetória artística acompanhei desde a infância, quando cantava no rádio em Porto Alegre.
.
.
Hellen Caroline Responde
.
Você sempre quis ser cantora ou tinha algum outro projeto de vida?
R: Sempre quis ser cantora, nunca sonhei com outra coisa,desde meus cinco aninhos, me lembro me imaginando cantando pra multidão, rs.
Que gênero musical você mais apreciava, quando começou a se interessar pela música?
R: Sempre fui eclética, gosto de praticamente tudo, e o pagode eu sempre fui apaixonada, desde criança.
Considera que o incentivo familiar contribuiu para seu ingresso na carreira de cantora?
R:Com certeza, mas acho que o mais importante é ter foco, você querer primeiro, independente de apoio, é você nunca desistir mesmo com dificuldades, ou até mesmo sem apoio da família, eu por exemplo sempre tive apoio, mas mesmo se não tivesse jamais mudaria meu foco, sempre tive certeza que eu queria trabalhar pra sempre com a música.
Além de cantar, você toca alguma instrumento musical?
R: Arranho o violão kkkk Mas vou começar a fazer aulas pra aperfeiçoar, acho lindo.
Dentre as diversas músicas que já cantou, qual delas marcou mais em sua carreira?
R: Difícil dizer, acho que tem momentos, cada momento uma música, não dá pra escolher só uma, hoje é a minha música, Príncipe Encantado, de minha autoria que foi escolhida pra ser a primeira música de trabalho, foi emocionante demais pra mim quando meu empresário e a Sony decidiram.
Você ainda sente algum nervosismo ao pisar no palco?
R: Nervosismo não, mas dá frio na barriga toda vez, rs e se não tiver o frio na barriga não tem graça né? rs
Como você classifica o padrão musical brasileiro deste início do século 21?
R:Tem muita coisa boa e muita coisa ruim, rs
Você aprecia música gospel?
R: Muuuuuuuuito, sou apaixonada, sou Cristã, e o louvor me aproxima de Deus.
Acredita que a música gospel é uma manifestação de fé ou mero interesse comercial?
R: Pra mim sempre foi manifestação de fé, mas ouço muito que também fazem isso por interesse e fico muito triste com isso, mas só Deus pode julgar quem sou eu para fazer isso.
Como ex-caloura, você acha que a seleção nos programas de calouros obedece a critérios totalmente justos?
R: Acho que sim, acredito muito que Deus é o primeiro a escolher, rs então acho justo sim.
Já se sentiu injustiçada, participando de algum programa de calouros ou algo semelhante?
R: Não, sempre fui aberta às criticas construtivas, que pra mim critica é sempre construtiva, mesmo eu não estando de acordo, me faz pensar e sempre evoluir.
Acha possível a um cantor principiante alcançar o sucesso sem pagar jabá nos principais programas de rádio e televisão?
R: Não sei te responder essa pergunta, rs não conheço isso internamente.
O que mais a motivou no sentido de participar do Quadro Mulheres que Brilham?
R: O Rodriguinho estar no júri, rs só voltaria a uma competição pra cantar pagode, porque era o que tava fazendo, tava com banda de pagode, gravando um cd de pagode, quando soube que ele seria jurado, fiz um vídeo e me inscrevi, sou muito fã dele.
A vitória no Quadro Mulheres que Brilham a pegou de surpresa ou você entrou no programa determinada a conquistar o primeiro lugar?
R: Entreguei nas mãos de Deus, falei pra ele realizar o sonho dEle em minha vida, e entrei com pensamento positivo e determinada a vencer.
Como estão as tratativas com a Sony Music para a gravação do CD; já há músicas escolhidas?
R: O CD já tá pronto, e vamos lançar em março de 2014, estou contando os dias, rs
A indicação da Dupla Bruna & Keyla para o Grammy da Música Latina aumentou sua expectativa de sucesso na carreira, pelo fato de estar trilhando o mesmo caminho que as conduziu até lá?
R: Fiquei muuuuito feliz por elas, pois elas merecem e muito,a música é linda, elas cantam muito. Não pensei dessa forma, sou amiga da Keyla e confesso que o que passou dentro de mim foi alegria por ela.
Você tem como filha uma linda menina chamada Bianca. Ela é vocacionada para a música, ou tem outro projeto de vida para o futuro?
R: Ela é super afinada, mas fala que quer ser médica e dançarina, ela tem muita vergonha de cantar, vou deixar ela decidir, rs e ela é linda mesmo, rsrs
Considera satisfatório o apoio dispensado pelo Ministério da Cultura à arte musical brasileira?
R :Ouço falar muito em projetos musicais, festivais, mas confesso que não sei avaliar, pois nunca participei, mas acho que a música deveria fazer parte das matérias nas escolas, música é terapia, música acalma, aproxima, nesse sentido, acho que o Ministério da Cultura peca sim.
Que sugestão você daria às nossas autoridades para combater a violência nos estádios de futebol, como ocorreu recentemente no jogo entre Atlético Paranaense e Vasco, em Joinville?
R: É uma realidade triste, mas acho que o problema é mais profundo e não vem dos estádios e sim na educação do pais, talvez campanhas, com parceria de governo e estádios, antes de começar o jogo, falar sobre isso, lembrar as pessoas sobre a importância da paz.
Você acredita que possa haver mudanças para melhor, em função dos protestos de rua que estão voltando à moda no Brasil?
R: A resposta é: espero que sim.
.
.
“Bate Bola” com Hellen Caroline
Uma doce recordação?
O coral que participei quando criança, na Fundação de Artes em Ubatuba, é uma doce e eterna recordação.
O momento mais importante de sua vida?
Difícil dizer, tem vários.
Uma coisa para esquecer?
Já esqueci, rs.
Um sonho realizado?
O que estou vivendo hoje. Gravar um cd com o selo de uma gravadora, fazer parte de um grande escritório de artistas, com um empresário maravilhoso.
Uma decepção?
Prefiro não lembrar de decepções
Uma surpresa agradável?
Toda surpresa é agradável, adoro surpresa rs
Uma superstição?
Não tenho
Cor preferida?
Gosto de cores, todas.
Número de sorte?
Número 7
Prato preferido?
Massa
Time do coração?
São Paulo, rs
Cantor ou cantora nacional ou internacional de todos os tempos?
Muito difícil escolher um.
Personalidade nacional de todas as épocas?
Airton Senna
Personalidade iternacional de todas as épocas?
Michael Jackson
Projetos futuros?
Trabalhar muuuuuito com a graça de Deus, quero que o Brasil inteiro conheça minha música.
.
Considerações Finais
Muito obrigada pela entrevista e pelo carinho, que Deus abençoe todos nós, sempre!
Ilustrando a matéria, vídeos com interpretações da cantora entrevistada.
“Essa tal felicidade” (Mulheres que Brilham – SBT):
“Maior Amor” (ídolos 2011):
“Tõ Te Filmando (sorria)” (Mulheres que Brilham – SBT):
Um Anjo Veio me Falar (ídolos):
.
.
.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Artigos Relacionado