O livro conta uma fábula marcada pela tão peculiar ironia machadiana, “A IGREJA DO DIABO” conta-nos a história do dia em que o diabo resolveu fundar uma igreja, a fim de concorrer com as outras diversas religiões.
Dizia-se cansado de ser desorganizado, e de ficar com as circunstanciais sobras das diferentes manifestações de fé.
Ele pensava que fundando uma igreja, teria a vantagem desta ser única nesse tipo de pregação, ao passo que para adorar deuses havia várias: “… enquanto as outras religiões se combatem e se dividem, a minha será única …”
Sua doutrina era perfeita: aproveitamento de todos os prazeres mundanos. Em pouco tempo, a igreja contava com milhares de fiéis, fazendo o que bem entendessem.
O diabo notou, porém, que às escondidas, seus fiéis praticavam boas ações. E o mesmo foi derrotado pela contradição própria da natureza humana.
Se você ficou curioso e quer ler a íntegra desta história, clique no título abaixo e desfrute do prazer de uma boa leitura.
A igreja do Diabo – Machado de Assis
Um dos melhores textos do Bruxo. Maravilhoso e irretocável, contém grandes verdades sobre a Humanidade. De vez em quando releio, sempre com prazer redobrado.