Na série de entrevistas com jovens talentos femininos que despontam nos cenários artístico e esportivo do país, nesta segunda década do século 21, figura nesta edição a jovem ginasta Julia Diniz Sampaio Dias, de 13 anos, moradora de Luminárias, Minas Gerais. A esportista mineira estará participando do Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, a realizar-se de 26 a 29 deste mês no ginásio de esportes Tesourinha, em Porto Alegre.
Biografia
.
Júlia é estudante do 8º ano do ensino fundamental, tendo sua vida baseada nas práticas esportivas. Em 2005, com apenas 5 anos, começou a frequentar aulas de balé. Em 2007, iniciou o IDG – Iniciação Desportiva Globalizada, que envolvia vários esportes, como natação, basquete, vôlei e ginástica, entre outros , no Lavras Tênis Clube-LTC Em 2008, começou a praticar Tae-kwon-do, ao qual se adaptou com facilidade em razão de possuir um físico adequado para a prática desse esporte. Aos 9 anos, começou a praticar vôlei, como atividade escolar, e equitação, motivada pelo fato de cavalgar, desde pequena, na fazenda da avó. Alimentando seus sonhos entre o glamour das passarelas e as práticas esportivas, Júlia Diniz foi convidada pela agência de modelos WR-Willian Roggles para desfilar em Pouso Alegre, sem um compromisso formal, tendo como objetivo principal adquirir experiência na passarela.
A partir de então, fez o curso de modelo e, logo depois, o de manequim.
Participou de desfiles até 2012, após o que, incentivada pela irmã e por amigos, entrou para a Ginástica Aeróbica e, a partir deste ano, passou a integrar, nessa modalidade, a equipe da UFLA – Universidade Federal de Lavras. Nesse esporte, Júlia teve um desenvolvimento um pouco mais acelerado, pelo fato de começar constituindo um trio com meninas mais experientes, contando sempre com o apoio do seu técnico Luiz Maciel e de toda a equipe. Em sua primeira competição estadual com o trio, a jovem ginasta conquistou medalha de ouro, algo que classifica como uma experiência maravilhosa! Entusiasmada com o êxito que tem alcançado nessa prática esportiva, Júlia Diniz comenta: “Agora estou me preparando para os próximos campeonatos, acreditando nas grandes vitória dos próximos anos !”
Júlia Diniz Responde
.
Quando você descobriu sua vocação para a ginástica aeróbica ?
R: Quando percebi meu prazer e dedicação ao esporte
.
Antes de começar na ginástica, você tinha predileção por algum outro esporte ?
R:Sim, vôlei.
.
Além do esporte, você se sente vocacionada para outras atividades, como música, pintura, dança, teatro, etc. ?
R: Sim. Dança, desfile.
.
Onde você buscou inspiração para se tornar uma ginasta ?
R: Na verdade foi por indicação do meu amigo que já praticava a ginastica aeróbica, ele me incentivou , disse eu eu iria gostar e iria me dar bem! Dito e feito (risos)
.
Qual foi a sua maior alegria na prática desse esporte ?
R: Conquistar medalha de ouro na minha primeira competição, foi uma surpresa e uma alegria enorme!
.
Você sente algum nervosismo quando entra no tablado para uma apresentação em público ?
R: A partir do momento que pisamos no tablado pra competir sobe aquela ansiedade e da um pouco de frio na barriga, mas eu penso: Eu passo 3 horas por dia fazendo isso, agora é só ir e arrasar!
.
Se você descobrisse que ‘tem bola no pé’ trocaria a ginástica pelo futebol ?
R: Não, não (risos). Ate gosto de futebol, assistir com meu pai aos domingos, mas não. Essa não é minha vocação.
.
Você acha que os atletas amadores recebem no Brasil o devido incentivo para desenvolver seu potencial ?
R: Na verdade não, porque poucos atletas recebem a almejada bolsa atleta, de nível internacional, e poucas empresas patrocinam o esporte. E além disso a ginástica aeróbia é uma modalidade cara, na qual um collant de competição custa R$ 350,00. Existe também falta de incentivo na quantidade de equipes no país, muitos estados não tem equipe e centro de treinamento.
.
Já se pensou em voltar a desfilar nas passarelas da moda ou ser modelo fotográfico ?
R: Já, pois desde os 9 anos, comecei a fazer curso de manequim e modelo, mas não tenho altura para passarela. Já pra modelo fotográfico, nunca surgiu oportunidades.
.
Considera que a ginástica aeróbica requer sacrifício semelhante ao de uma modelo, para manter a forma ?
R: Com certeza não, porque uma modelo precisa de malhar, fazer dietas e dietas para conseguir a forma física adequada, na ginástica não é assim, apenas com uma alimentação saudável e na prática do esporte, já adquirimos o físico necessário.
.
Quais foram as suas maiores conquistas na prática da ginástica aeróbica ?
R: Evolução, tive que pegar mais pesado pra poder fazer o trio com as meninas mais experientes (Raphaela e Milena), e sim, eu comecei muito ruim, precisei de muita ajuda pra poder fazer o que eu faço hoje. Ainda tem muito o que melhorar é claro, ainda mais por ser meu primeiro ano, mas já tive uma evolução muito boa!
.
Qual é a ginasta nacional e internacional que você mais admira ?
R: Ginasta nacional, sem dúvidas Marcela Lopes. Internacional, Sara Moreno.
.
Você acredita que possa haver mudanças para melhor, a partir dos protestos de rua que estão acontecendo no Brasil ?
R: Acredito que sim. A união faz a força, juntos e acreditando, podemos tudo!
,
Que conselho você daria às jovens que sonham em conquistar seu espaço no mundo do esporte ?
R: Primeiro, abra a mente, porque virão muitas dificuldades e muitos obstáculos, mas você tem que leva-los como um ensino pra poder evoluir, e não deixar que uma coisa tão simples acabe com o seu futuro.
.
Faz parte de seus planos praticar algum esporte que lhe permita participar de uma olimpíada ?
R: Infelizmente a ginástica aeróbica ainda não faz parte das olimpíadas, mas graças a Deus o esporte esta crescendo e logo logo as pessoas vão enxergar a beleza do esporte e ver que é digno das olimpíadas
“Bate Bola” Júlia Diniz
.
Uma paixão ?
R: Animais, são criaturas amáveis e fofas, não trazem mal á ninguém.
.
Um agradecimento especial ?
R: Primeiramente a Deus, porque se não fosse por ele, eu não conseguiria nada da vida. E agradeço também aos meus pais e a minha equipe por acreditarem em mim e estarem do meu lado me dando força em tudo.
.
Uma grata recordação ?
R: Um grupo de dança criado em 2009- HSD- que foi através dele que conheci muitos dos meus amigos que fazem a ginástica e me incentivaram a entrar.
.
O momento mais importante de sua vida ?
R: Comemorações que reúnem toda a família.
.
Um sonho ?
R: Ser tetra campeã mundial como a Marcela Lopes
.
Uma decepção ?
R: Não acredito em decepções, pra mim são chances que recebemos de fazer as coisas de um jeito diferente.
.
Uma superstição ?
R: Passar em baixo de escadas. Nem que me paguem eu passo em baixo de uma escada! (risos)
.
Cor preferida ?
R: Vermelho
.
Prato preferido ?
R: Strogonoff
.
Número de sorte ?
R: 9
.
Principal Hobby ?
R: Cavalgar
.
Time para o qual torce ?
R: Cruzeiro. Sempre!
.
Maior desportista de todos os tempos ?
R: Pelé
.
Personalidade masculina de todas as épocas:
Nacional ? Renato Aragão
Internacional ? Ian Somerhalder
.
Projetos de vida profissional ?
R: Medicina
Considerações finais:
.
As pessoas se escondem atrás do que as confortam da dor e da tristeza, mas elas devem aprender superar seus desafios de cabeça erguida, realizando seus sonhos com fé em Deu
Vídeo relacionado
.
No final, vídeo com declaração da ginasta Julia Diniz (a 2 minutos da gravação) na reportagem da Rede Globo, versando sobre Ginástica Aeróbica. Clique aqui para assistir ao vídeo
.
Table of Contents
Pingback: Claudiana Diniz, a vocação da equinocultura - Gibanet.com