Lino Tavares
.
A série “Personalidades” tem como entrevistado nesta edição o cantor e compositor Leno Azevedo, que carrega em sua bagagem de sucessos um currículo assinalado por carreira solo e em dupla, que teve início nos ‘anos dourados’ da música brasileira e internacional, representados por movimentos épicos como a Era Beatles e a Jovem Guarda, da qual é representante com composições e interpretações que marcaram época, sendo até hoje aplaudidas no rádio e na TV, bem como nos shows de palco, pelo país afora. Girleno Wanderley Azevedo, artisticamente conhecido como Leno, nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde viveu até os 5 anos, quando mudou-se com a família para o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, tendo vivido sua infância e parte da adolescência em outras cidades brasileiras, tais como Belém do Pará, Recife e Campo Grande, capital do atual estado de Mato Grosso do Sul. Essa fase itinerante de sua vida deveu-se ao fato de ser filho de militar, carreira que pressupõe constantes transferências domiciliares.
.
.
O Despontar Artístico
.
De volta a Natal, formou aos 14 anos, com colegas de ginásio, o grupo The Shouters, considerado por muitos como a primeira banda de rocck do Nordeste.
A inspiração do grupo, no qual Leno atuava como vocalista e guitarra base, veio da famosa banda The Beatels de “Twist and Shout”. Sua parceira musical com Lillian Kanpp, vizinha de infância, ocorreu após reencontrá-la, em março de 1965, no Rio de Janeiro, época em que teve suas composições “O disco voador” e “S.O.S” gravadas no Lp “Você me acende”, pelo grande ídolo Erasmo Carlos, que despontava na época com a trepidante “Festa de arromba”, líder absoluta nas paradas de sucesso do país.
.
O Sucesso em Dupla
.
A dupla Leno e Lilian, fadada ao sucesso em meio à explosão musical do ‘fenômeno’ Jovem Guarda, despontou no final desse mesmo ano, sendo alavancada a partir de uma audição na gravadora CBS, feita a convite do produtor Evandro Ribeiro.
Essa oportunidade rendeu ao duo um auspicioso contrato. “Pobre Menina” e “Devolva-me”, dois dos maiores sucessos da Dupla, foram composições lançadas no primeiro compacto simples gravado em 1966. Foi um lançamento pós carnaval que passou a ocupar o primeiro lugar nas paradas mais significativas da MPB. Compositor afinado e atualizado com as preferências musicais da época, Leno agregou seu talento ao potencial da Dupla, que se tornou a mais popular da Jovem Guarda, notadamente a partir do lançamento do clássico da música jovem “Eu Não Sabia Que Você Existia”.
.
A Carreira Solo
No final de 1967, quando a Dupla se separou, mesmo estando no auge do sucesso, Leno dá sequência à carreira artística, compondo para grupos famosos, como Renato e Seus Blue Caps, que gravou a música de sua autoria intitulada “A Irmã do Meu Melhor Amigo”.
O Cantor e Compositor
.
.
A Volta de “Leno e Lilian”
.
.
Experiências na TV e no Exterior
.
.
A Nova Era no Brasil
No seu retorno ao país, vivencia uma nova era, passando a se interessar pela bossa-nova e ritmos nordestinos, contando com a participação de artistas do gênero como Sérgio Dias, Jackson do Pandeiro, Robertinho de Recife e Antonio Adolfo. Três anos depois, marca presença na novela da Globo “Livre Para Voar”, com a música de sua autoria “Rosa de Maio”, tema do personagem vivido por Carla Camurati .
“Leno & Lillian” do Século 21
Mais de quatro décadas depois do sucesso absoluto em carreira solo, Leno Azevedo e Lilian Knapp reedidam pela terceira vez a bem sucedida parceria, contemplando o Brasil com o ressurgimento dessa Dupla que deixou saudade nas Jovens Tardes das décadas de 60 e 70.
Leno Azevedo Responde
.
Na sequência, as perguntas e respostas que caracterizam a entrevista gentilmente concedida para o apreço de seus fãs pelo aplaudido cantor e compositor da “Era Jovem Guarda”, sucedida de vídeos da carreira solo e em dupla.
Em que faixa de idade o garoto Leno descobriu sua vocação musical?
R: Lá pelos 8 anos…
.
Que gêneros musicais o influenciaram no início da carreira?
R: O rock’n’ roll de Elvis, Little Richard e Bill Halley e Gene Vincent and his Blue Caps
.
Você vem de uma família de músicos ou é pioneiro familiar nessa arte?
R: O único profissional de uma família de amantes de música.
.
Ser cantor foi sempre sua principal vocação ou tinha outros planos na infância e na adolescência?
R: Sempre foi!
.
Que idade você tinha quando pisou no palco pela primeira vez?
R: Com 11 anos , na Tv Rio no programa Domingo Alegre do Paulo Bob.
.
Você frequentou algum curso de música?
Sou auto- didata que aprendeu observando os feras. Ma tive aulas de canto.
.
Onde você e a Lillian se conheceram, formando a famosa dupla da Era Jovem Guarda?
R: Nos conhecemos no prédio de Copacabana onde minha avó morava no mesmo andar. Com 10 anos de idade…
.
A separação da dupla Leno e Lillian, dois anos após ter sido formada em 1965, foi por motivos pessoais ou conveniência em seguir carreira solo?
R: Acho que ambos…
.
Qual foi o melhor momento da dupla Leno e Lillian?
R: Tiveram vários, como no lançamento do primeiro compacto, viagens pelo Brasil , e momentos em estúdio que deixaram coisas boas registradas.
.
A dupla Leno e Lilian se desfez definitivamente em 1974. Valeu a pena cada um seguir seu caminho ou teria sido melhor continuarem cantando juntos?
R: Aconteceu o que tinha que acontecer… Mas ambos vendemos mais discos em carreira solo.
.
Tendo vivido o auge da Jovem Guarda, como você define esse movimento que se tornou fenômeno no cenário musical brasileiro?
R: Um fenômeno no cenário musical brasileiro ! rsrs
.
Afora o sentimento de coleguismo, você se sentiu atraído alguma vez por alguma cantora da Jovem Guarda?
R: Eu estava apaixonado demais por outra pessoa para dar tempo disso…
.
Você tem alguma queixa do “Regime Militar”, motivada por uma suposta falta de liberdade para atuar artisticamente como cantor e compositor?
R: Não foi nem um pouco legal ter meu Lp de 1970, que seguiria o Lp A festa dos seus 15 anos, ser censurado , mas a censura do Jabá atual é tão nociva . Só que mais hipócrita.
.
Dos vários sucessos da dupla Leno e Lillian, qual o que mais marcou em sua carreira?
R: Pobre menina, Devolva-me , Dias iguais, Eu não sabia que vc existia, Coisinha estúpida….e tem outras favoritas e menos conhecidas.
.
Falava-se no tempo da Jovem Guarda que vários cantores da época eram apaixonados pela Wanderléa. Você se inclui entre os que sentiram algum tipo de atração pela “Ternurinha”?
R: rs rs
.
Comparando com os movimentos musicais das décadas de 1960 e 1970, você diria que a música caiu de padrão de lá para cá?
R: E muito! A criatividade espontânea foi deturpada pelo mau gosto e pela tecnologia artificial. Um fenômeno mundial que se destaca no Brasil do petismo cultural
.
Que avaliação você faz da música gospel. Manifestação de fé ou meio de ganhar dinheiro?
R: Principalmente de ganhar dinheiro . E de fé de mais ou fé de menos …!
.
Você já foi calouro em algum programa conhecido de rádio ou televisão?
R: Não
.
Define-se como cantor e compositor ou considera-se apenas cantor?
R: Ambos, claro. E músico.
.
Existe alguma música de sua autoria que considera a mais importante da carreira?
R: A mais nova é sempre a favorita… no caso é Poeira interestelar que acabo de gravar com a Lilian.
.
Segundo publicação nas redes sociais, você voltará a cantar em dupla com a Lillian, em função das comemorações dos 50 anos da Jovem Guarda. Essa parceria é só nesse período ou pode se tornar permanente?
R: Como diz uma musica que o Raul Seixas fez pra nós em 1972: Deus é quem sabe!
.
Acredita que é possível vencer hoje na carreira artística apenas com o talento que possui, sem ter dinheiro para pagar jabá?
R: Meio difícil…
.
No tocante ao apoio governamental, você acha que o Ministério da Cultura cumpre seu papel fielmente em relação aos meios musicais?
R: Absolutamente não , a não ser que seja bajulador do lulo-petismo como tantos idiotas por aí que me dão vergonha de serem “colegas”
.
A Globo elegeu “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, como a música do século 20. Você concorda com isso, ou indicaria outra música para receber esse título?
R: Merece mas tem outra também.
.
Você acha que a realização da Copa no Brasil trouxe algum benefício para o país ou não passou de uma gastança inútil?
R: Como era de se esperar, mais um estelionato em cima dos brasileiros que se orgulham de serem “malandros” e vão pagar essa conta dos elefantes brancos.
.
Que nota você daria, como cidadão, para a “dupla” Lula e Dilma, nesses 12 anos do governo do PT?
R: Essa é fácil : ZERO e ainda ficam devendo.
.
.
Contato com Leno Azevedo
.
Facebook de Leno Azevedo (clique aqui)
Vídeos com interpretações de Leno (solo e na Dupla Leno e Lilian) (Clique nos títulos)
A Pobreza
.
Leno – Eu não sabia que você existia & Coração de papel
.
Leno – Pobre Menina (Ao vivo – DVD “O Mundo Dá Muitas Voltas”)
.
A Festa Dos Seus 15 Anos” (Leno)
.
Ritmo da Chuva” (Leno)
.
Leno Sentado no Arco Íris, de Leno e Raulzito (1970)
.
Lixo Eletrônico (Leno Azevedo)
.
Leno Azevedo – Virada Cultural 2009
.
Pobre Menina, A Pobreza, Coisa Estúpida (Leno – Boteco do Ratinho (2014)
.
Pout-Pourri Leno e Lilian (Programa Milk Shake)
.
Leno & Lilian – Jovens tardes (participação de Vanessa Camargo)
.
Veja Também, clicando aqui: Leno | Vida e Obra de Johnny McCartney
Table of Contents
Pingback: 50 Anos de Jovem Guarda com Direito à Volta de Leno e Lillian - Gibanet.com