Lino Tavares
Como acontece anualmente, desde 2011, antigos integrantes do do 3º Grupo de Canhões 75 Auto-Rebocado e 10º Batalhão Logístico, com sede na Guarnição Militar de Alegrete, na Fronteira-Oeste gaúcha, reuniram-se, dia 10/11/2013, no tradicional almoço festivo da Estância do Minuano, no município de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul.
Presenças
Participaram do 3º Encontro de Belogueanos – denominação dada ao evento – os seguintes militares da Ativa, Inativos e Reservistas: Cel Diógenes, Cap Adão, Ten José Carlos, Ten Francisco, Ten Vessozzi, ST Édson, ST Pereira, ST Odemar, Sgt Knob, ST Siqueira, Sgt Cruz, Sgt Medeiros, Sgt Afranio, Sgt Risso e Sgt Gonçalves e, como convidado especial, o Sgt Peres, ex-integrante do 6º RCB, bem como os reservistas de primeira categoria Duarte, Fagundes, Melo, Costenaro, Batista, Paloro, Dionei Mariño, e Joaquim. Fizeram-se presentes ao almoço de confraternização 42 convidados, embora a previsão fosse de 61 pessoas, algo que não aconteceu devido às chuvas prolongadas, nessa época do ano, que prejudicaram o deslocamento até o local do Encontro.
Atividades
No decorrer do evento foi cumprido o seguinte roteiro de atividades:
Pela manhã: – a partir das 09h00min – recepção – com conversas descontraídas relembrando os bons tempos da caserna, regadas a uma animada roda de chimarrão Às 11h 45min – registro fotográfico dos participantes do evento. Ao meio-dia, procedeu-se o início do Cerimonial, constando de Introdução pelo Ten José Carlos, apresentando as boas vindos aos participantes e ressaltando o mérito da participação do Sgt Afrânio em todos os encontros, em razão de demandar uma viagem longa, já que mora em Itapema-SC.
Na sequência, fez uso da palavra o Sgt Risso, ex-integranrte do 3º Gan 75 AR e 10º Blog, nos seguintes termos:
Bom dia à todos:
Ilustríssimos Oficiais, Subtenentes e Sargentos, reservistas e respectivas famílias.
É com grande satisfação que reporto-me aos senhores neste momento de nostalgia, que nos remete a um tempo tão importante e marcante da vida de todos nós. Sem dúvida alguma, fazer parte da História do antigo 3º GAC Art 75 AR e do 10º Batalhão Logístico é motivo de muito orgulho e satisfação. Assim sendo, temos a nobre responsabilidade de manter viva esta chama, a qual simboliza e sintetiza a tradição e a relevância da Arma de Mallet, e também vivenciamos os Serviços de Intendência, Saúde e Material, Bélico,espelhados nos Patronos, Bitencourt, Severiano e Napion. Sinto-me ainda mais orgulhoso por ter sido, juntamente com o Ex Cabo Batista, um dos principais vetores propagadores da idéia de realizarmos a primeira destas confraternizações, cujo objetivo precípuo transcende a simples nostalgia e nos possibilita saciar um sentimento nobre e muito particular, pois para a palavra – “SAUDADE” – não existe tradução da língua portuguesa para nenhum outro idioma, e que, portanto, nós mais do que ninguém, sabemos a sua sublime importância. Neste momento, paralelamente à saudade, vários outros sentimentos nos vêm à tona, como alegria, emoção, satisfação, e principalmente, o sentimento do dever cumprido, pois temos a absoluta certeza de que a semente plantada no passado foi regada ao longo do tempo com muita camaradagem, cumplicidade e companheirismo, e hoje, estamos colhendo mais um de seus saborosos frutos, que é este encontro. Neste sentido, resta-me apenas agradecer sinceramente a presença e a atenção de todos, e rogar a Deus para que nos dê saúde, paz e tranquilidade, permitindo assim, que possamos dar continuidade à colheita de novos frutos nos anos vindouros. Muito obrigado !
Registro Fotográfico
O Encontro teve prosseguimento com discurso do Cap Adão, no decorrer do qual cumprimentou o Sgt Risso e o Cb Reservista Batista, pela brilhante ideia ao idealizar o evento, aos quais pediu uma salva de palmas. Durante o almoço, realizado às 12h 30min, houve exibição de fotografias relativas à caserna e ao 1º Encontro de Belogueanos. Às 15h 30min, foi procedido o registro fotográfico das mulheres presentes ao evento, bem como dos casais participantes.
Encerramento
No encerramento da
confraternização, ocorrido às 16h, ficou agendada a data de 16 de novembro de 2014 para o próximo Encontro, no mesmo local, que passa a ser exclusivamente dos militares que serviram no 10º Batalhão Logístico, correspondendo assim ao nome convencionado que é “Encontro de Belogueanos”. Ficou definido, na mesma ocasião, que a 5ª edção do evento, prevista para 2015, será realizada em Alegrete.
A Unidade Militar
O 10º Batalhão Logístico, implantado no aquartelamento do antigo 3º G Can 75 AR, no início da década de 1970, presta apoio de manutenção de Armamento, Viaturas e Equipamentos, bem como suprimento nas áreas de Intendência e Saúde, às unidade militares das Guarnições de Alegrete, Uruguaiana e Quaraí, subordinadas ao Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Sua Canção oficial, como se vê a seguir, descreve na letra os fins específicos da Organização Militar, , fazendo alusão aos patronos do Quadro de Material Bélico,, Serviços de Saúde e Intendência, que constituem a sua estrutura logística.
Canção do 10º Batalhão Logístico
Autor: Lino Tavares
Arranjo: Rafael Corbani e Banda Militar da 3ª DE
Bem servir é tua grande meta
Ó leal Décimo Batalhão
Em apoio à Segunda Brigada
És fiel e eterno guardião
EstribilhoIntegrados teu Quadro e Serviços
Sintetizam fiéis este elo
Tremulando teu Símbolo Altivo
Cinza-aço, vermelho e amarelo
Sempre pronto a servir com denodo
Trazes vivos em tua consciência
Os misteres de Manutenção
As missões de Saúde e Intendência
Bittencourt, Severiano e Napion
São Patronos que reverencias
Espelhados no exemplo maior
Do Patrono sem par, que é Caxias
És escola perene da Pátria
Onde o profissional é formado
Para ser um bom especialista
Sem jamais esquecer que é Soldado
Table of Contents