Lino Tavares
..
Na série de entrevistas com personalidades que despontam no cenário musical do país, temos como entrevistada nesta edição a talentosa cantora paulista Natasha Nappo, dona de um futuro promissor, conforme tem demonstrado em espetáculos diversos e na televisão, onde se torna alvo de elogios por parte de profissionais renomados da arte musical brasileira.
..
..
Primeiros Passos
..
Natasha Nappo nasceu em 3 de Junho, na cidade de São Paulo, em uma família que sempre revelou apreço a todos os gêneros musicais, principalmente seu pai que, além de apreciador, foi um verdadeiro mestre, ensinando a história de grupos diversos, com seus repertórios, cantores e compositores. Com essa postura, influenciou a filha que, ainda na infância, revelou sua afinidade com a música brasileira e internacional. De posse desses predicados, Natasha fez por merecer, aos 10 anos de idade, o primeiro teclado que lhe foi ofertado, algo que muito contribuiu para revelar, ainda criança, seu talento e sua vocação para a música. Nesse processo de aprendizado, sua mãe teve igualmente uma grande parcela de contribuição, comprando revistas que a filha curiosa bisbilhotava e nas quais muito aprendia, vendo despertar em si a ânsia do saber de forma cada vez mais acentuada.
..
..
A Formação Musical
..
Consciente daquilo que queria, Natasha começou, em 1999, a estudar violão popular com uma professora particular, tornando-se merecedora do primeiro violão que ganhou em 2000. .No ano seguinte, passou a frequentar uma escola de música, começando a estudar canto. Já na adolescência, aos 16 anos, coloca em prática seus conhecimentos musicais, cantando em cerimônias de casamento com um grupo da escola de música. No ano seguinte, com 17 anos, canta em restaurantes na Vila Madalena em São Paulo, no Centro do Taboão da Serra e no Embu das Artes. Aos 18 anos, começa a cantar em bandas de baile, em cerimônias de casamento, festas de 15 anos, atos de colação de grau e bailes de formatura.
..
..
A Primeira Gravação
..
Formada em canto popular em 2010, Natasha Nappo lança seu primeiro cd solo em show realizado no Café Piu Piu. no dia 30 de Junho de 2010. Em junho de 2012, revela sua arte na televisão, cantando no Programa Raul Gil, do SBT. A partir de então, dá novo impulso à sua trajetória de shows, colocando em prática seu repertório de Música Popular Brasileira, continuando, paralelamente, a realizar seu trabalho em bandas de baile, coral para cerimônias, colação de grau e outros eventos.
..
..
Natasha Nappo Responde:
..
Você descobriu cedo que queria ser cantora ?
R: Desde criança eu queria ser artista, nas festas e reuniões familiares eu sempre inventava alguma coisa pra fazer e como prima mais velha convencia os outros primos a fazer apresentações musicais, teatrais entre outras…
..
Além da música, você tinha outra vocação na infância ?
R: Outra paixão além da arte sempre foi os animais e desde criança eu falava que seria veterinária durante o dia e cantora à noite rsrs
..
Que gênero musical você mais apreciava, quando começou a se interessar pela música ?
R: Eu cresci ouvindo muito MPB e musica pop internacional. Meu pai sempre colocava um LP no final de semana e a gente curtia junto arrumando a casa rsrs Ouvíamos muito Elis Regina, Chico Buarque, Bee Gees, Elton John etc.
..
Considera que o incentivo familiar contribuiu para seu ingresso na carreira de cantora ?
R: Com certeza a minha família contribuiu muito na minha carreira de musicista, sempre tive muito apoio de todos. Inclusive me lembro de em 2008 eu ter pensado em cursar administração ao invés de continuar na música e a minha tia ficou muito brava comigo, me deu uma bronca por não continuar estudando musica e até ficou alguns dias sem falar comigo rsrs Graças a Deus eu voltei atrás e continuei na música rs
..
Além de cantar, você toca alguma instrumento musical ?
R: Eu comecei estudando violão em 1999 e em 2001 apenas que comecei q estudar canto popular, apesar de já participar do coral da escola.
..
Dentre as diversas músicas que já cantou, qual delas marcou mais em sua carreira ?
R: Sem dúvida alguma a musica que mais marcou a minha carreira foi Alô Alô Marciano, que cantei na primeira fase do programa Raul Gil. Aonde eu vou todos me pedem pra cantar essa musica rsrs É legal porque mostra o reconhecimento do público e isso sem dúvida é um grande elogio ao meu trabalho, pelo menos eu vejo assim.
..
Você ainda sente algum nervosismo ao pisar no palco ?
R: Muito!!! E isso é muito legal, aquela adrenalina, a preocupação de conseguir atingir todos os corações com a minha música, é muito divertido.
..
Como você classifica o padrão musical brasileiro deste início do século 21 ?
R: A musica se hoje em dia é a música do “povão” é aquela que esta na boca do povo, então nós artistas devemos focar nesse público, entender o que eles querem ouvir e fazê-lo buscar agradar o maior público e principalmente a nós mesmos, pois quando fazemos algo que gostamos e nos identificamos o público responde muito melhor, pois estamos felizes com o que estamos fazendo!
..
Você aprecia música gospel ?
R: Aprecio muito a musica gospel e gosto muito de canta-las também. Quando faço colação de grau sempre canto uma música gospel em homenagem a Deus e sempre me emociono, algumas vezes tenho que me segurar pra não chorar rs
..
Acredita que a música gospel é uma manifestação de fé ou mero interesse comercial ?
R: Hum essa pergunta é um pouco complicada de responder, porque há quem realmente cante pela fé e quem pense somente no comercial, assim como em qualquer outro estilo musical, há aqueles que realmente gostam do estilo que cantam e há outros que o fazem apenas por interesse comercial.
..
Como ex-caloura, você acha que a seleção nos programas de calouros obedece a critérios totalmente justos ?
R: Não sei responder essa pergunta. Na verdade muitos acham que já tem sempre um vencedor, mas não tem como provar isso, então prefiro acreditar que é justo e pronto. As pessoas tem esse hábito de acreditar num vencedor “comprado” porque nem sempre aquele que eles estão torcendo vence, mas os jurados visam o comercial, o que vai vender se aquele artista ganhar, independente dele ser o melhor cantor tecnicamente ou não, e eu não acho errado isso, afinal é o dinheiro deles que esta sendo investido neste artista.
..
Já se sentiu injustiçada, participando de algum programa de calouros ou algo semelhante ?
R: Já, várias vezes, mas aceito a situação. Já participei de concursos de cantores e achei que eu tinha ido bem e tinha ido melhor das que passaram, mas infelizmente não conseguimos agradar todo mundo, às vezes o ponto de vista dos jurados é diferente do meu.
..
Acha possível a um cantor principiante alcançar o sucesso sem pagar jabá nos principais programas de rádio e televisão ?
R: Acho bem difícil! Infelizmente esse meio é assim, você tem que pagar para divulgar seu trabalho, se não paga pra mídia, paga-se pra alguém fazer esse trabalho de divulgação pra você.
..
Considera satisfatório o apoio dispensado pelo Ministério da Cultura à arte musical brasileira ?
R: Sim, considero. Há diversas formas de se conseguir incentivo do Ministério da Cultura, diversas leis como a Lei Rouanet e o ProAC.
..
Você acredita que possa haver mudanças para melhor, em função dos protestos de rua que estão voltando à moda no Brasil ?
R: Espero que sim, pois participo de vários deles rsrs Já vi muitas mudanças através desses protestos, mas devemos focar num objetivo e irmos todos às ruas para lutar por ele e depois focar outro e assim vai, até conseguirmos todas as melhorias que queremos, não adianta ir cada um por um motivo que não resolve nada.
..
..
“Bate Bola” com Natasha Nappo
..
Uma doce recordação?
Eu cantando no “meu primeiro gradiente”.
..
Uma pessoa importante na sua vida ?
Minha mãe
..
Uma viagem inesquecível ?
Santiago do Chile
..
O momento mais importante de sua vida ?
Quando voltei a estudar Medicina Veterinária.
..
Um sonho realizado ?
Meu CD gravado.
..
Uma superstição ?
Colocar o nome de alguém na geladeira para que ela não te faça mal.
..
Cor preferida?
Azul
..
Número de sorte ?
3
..
Prato preferido ?
Macarrão
..
Principal Hobby ?
Passear no parque num dia ensolarado.
..
..
Time do coração ?
Corinthians
..
Cantor ou cantora nacional de todos os tempos ?
Elis Regina
..
Cantor ou cantora internacional de todos os tempos ?
Celine Dion
..
Personalidade nacional de todas as épocas ?
Xuxa
..
Personalidade internacional de todas as épocas ?
Ophra
..
Projetos na carreura ?
Estou gravando atualmente música sertaneja. Já tem vídeo desse trabalho no meu canal do youytube (www.youtube.com/natashanappo
..
Considerações finais
..
Queria agradecer a oportunidade de falar um pouquinho de mim, agradeço a Cinthia que me indicou pra essa entrevista. Agradeço a Deus por todas as oportunidades que tem me dado de mostrar o meu trabalho. Agradeço também a toda a minha família, em especial aos meus pais que além de fãs patrocinaram meus estudos e sempre torceram por mim e faziam de tudo para que eu realizasse todos os meus sonhos. Obrigada a todos que leram esta entrevista
..
A seguir, vídeos da cantora Natasha Nappo
..
Alô alô Marciano
..
..
Laranja
..
..
..
Table of Contents
Parabéns ao jornalista pela excelente entrevista, a moça realmente merece o sucesso almejado,sugiro tentar outros programas mais prestigiados como o THE VOICE BRASIL, as oportunidades são mais valorizadas até porque os calouros são julgados por cantores de renome na MPB, com certeza ela sairá vencedora. Abraços.
Eu concordo com você Tânia, vou passar sua sugestão ao jornalista, mas temos que ver se é possível fazer entrevistas com o pessoal do The Voice Brasil,pois a Rede Globo, muitas vezes pede aos participantes de seus programas, exclusividade, devendo dar seus depoimentos somente aos veículos e profissionais da casa.
Grande abraço