O arquiteto Oscar Niemeyer comemorou no dia 15 de novembro, 104 anos em seu escritório na avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele lançou o número 11 da revista Nosso Caminho, dedicada à arquitetura, literatura e arte. A revista mostra a foto da Mesquita de Argel, em construção, e um texto de Niemeyer em homenagem ao amigo e poeta Vinicius de Moraes.
Veja abaixo um pouco da história do arquiteto que fez história no Brasil.
104 anos de história de Oscar Niemeyer e do Brasil
1907. Nasce Oscar Niemeyer, no bairro carioca de Laranjeiras.
1911. Lambert Riedlinger traz para o Brasil a técnica de construção do cimento armado.
1922. Acontece a semana de Arte Moderna em São Paulo, difundindo novos parâmetros culturais que procuram romper com os ideais do passado. Rio de Janeiro e São Paulo começam a receber “arranha céus” como os edifícios A Noite (RJ) e o Martinelli (SP), construídos com a técnica do concreto armado.
1928. Aos 21 anos, Niemeyer casar-se com Annita Baldo.
1929. Resolve entrar para a Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, já pensando na arquitetura.
1934. Conclui o curso.Mesmo com dificuldades, opta por estágio não remunerado, a um bom emprego, no escritório de Lucio Costa.
1935. Gustavo Capanema, ministro do governo Getúlio Vargas, planeja construir o Ministério da Educação e Saúde, sob os preceitos do modernismo arquitetônico vigente na Europa. Convida o arquiteto franco suíço Le Corbusier, sua maior autoridade, para atuar em conjunto com o arquiteto brasileiro Lúcio Costa.
1940. Capanema apresenta Niemeyer a Juscelino Kubitschek de Oliveira
(JK), prefeito de Belo Horizonte, jovem político em ascensão. JK convida Oscar Niemeyer para construir o conjunto da Pampulha – uma igreja, um hotel e cassino, e um salão de baile. Niemeyer idealiza a Igreja de São Franscisco de Assis, na Pampulha numa só estrutura de concreto, em meio circulo, inclusive a abóboda parabólica, que se assemelha aos galpões aeroviários. Contando com o cálculo de Joaquim Cardoso, que se tornaria seu parceiro até falecer, na década de 1960.
1943. A igreja de São Francisco é concluída. No painel de Portinari, ao invés de um lobo, um cachorro junto à imagem do santo. Escândalo. Aos olhos do arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral, a igrejinha não passa de um galpão. E fica impedida a sua consagração, por 14 anos. Belo Horizonte entra para o mapa do Modernismo, mundial, e Nimeyer ganha projeção mundial.
1945. Fim da 2ª Guerra Mundial e do governo Getúlio Vargas, há 15 anos no poder concluindo um processo de industrialização e integração nacional.
1946. É convidado a fazer o projeto da sede do Banco Boa Vista no Rio de Janeiro, com tijolos de vidro e painel de Portinari. Destaca-se o vão livre para a passagens de pedestres. Concluído, vira marco arquitetônico carioca.
1947. É convidado a integrar equipe de Corbusier para o concurso do projeto da sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. O seu projeto, modificado pela sugestão de Corbusier de separar os dois edifícios, é o vencedor.
1951. É convidado a desenhar os edifícios do futuro Parque do Ibirapuera, principal marco de comemoração do IV Centenário da cidade, em 1954, e o Copan.
1954. Suicídio de Getúlio Vargas.
1955/56. Juscelino assume o poder no ano seguinte com a promessa de desenvolver o país. Sua bandeira principal é a construção de uma nova capital na região central. Ele convida Niemeyer para chefiar o departamento de Arquitetura e Urbanismo, e coordenar a construção da nova capital. Lúcio Costa vence o concurso para a escolha do plano diretor.
1957/1960. Oscar faz os projetos dos edifícios públicos que dariam forma à nova capital brasileira, com cálculo de Joaquim Cardoso. Dentre seus colaboradores, um recém formado, João Filgueira Lima (o Lelé). Estimulado pela necessidade de racionalização em Brasília, ele se tornaria um dos estudiosos e precursores da argamassa armada e dos pré-fabricados.
1958. O Brasil conquista a primeira Copa do Mundo, na Suécia, com um time formado por Pelé, Vavá, Zito, Mazzola, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo. Gilberto grava a música Chega de Saudade, lançando a Bossa Nova, música de tom otimista e leve, que seria será associada aos Anos JK.
1960. Concluída Brasília espantando o mundo com sua magnitude e genialidade.
1960/64. Apesar do entusiasmo, país inicia processo de alta da inflação creditada aos empréstimos para financiar as obras. Janio Quadros é eleito presidente da República, governando apenas oito meses, até renunciar. Inicia-se uma fase de conturbação política que culmina no regime militar, em 1964.
1964/67. Nessa época o arquiteto passa uma temporada no exterior, mas acompanha os acontecimentos pelo rádio. A sede da revista Módulo, dirigida por ele, é invadida e posteriormente proibida de circular. Ao voltar ao país, ele é interrogado pelo Dops. Não chega a ser preso, mas não tem mais condições de trabalhar pois seus projetos são rejeitados. Demite-se do cargo de professor da Universidade Federal de Brasília, em protesto. Resolve mudar-se para o exterior, que lhe valeria uma carreira de sucesso internacional.
1970. Abre um escritório nos Champs-Elysées. Desenha a Universidade de Constantine e a mesquita de Argel. Na França, projeta a sede do Partido Comunista Francês, Bolsa de Trabalho de Bobigny, o Centro Cultural Le Havre e na Itália a Editora Mondadori.
1980. Com a anistia política, retorna ao Brasil. Desenvolve os projetos dos Centros de Educação Integrada, Cieps, e do Sambódromo, no Rio de Janeiro; e do Memorial da América Latina, em São Paulo, os quais marcam a volta das eleições diretas para governador. É dessa época ainda os projetos do Memorial JK e do Panteão da Pátria, em Brasília.
1996. Aos 89 anos, com o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), volta a surpreender o mundo pela arquitetura inusitada e coloca Niterói no mapa turística mundial.
2006. Viúvo, casa-se pela segunda vez com a secretária Vera.
2009/2010. Com a conclusão da Cidade Administrativa de Belo Horizonte, em MG, com maior vão livre já executado, volta à cidade que o projetou para a arquitetura mundial. Ícone mundial, seus projetos são vistos como tesouros arquitetônicos da atualidade.
2011. Oscar Niemeyer completa 104 anos.
Giba é técnico em sistemas de TV digital, radioamador, idealizador e administrador dos blogs CozinhaMasculina.com.br e GibaNet.com
Clique aqui e leia mais artigos do Giba
Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:
1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.
3. Complete o cadastro.