José Antonio Karacek
É mania no Brasil, políticos colocarem no papel, intenções e consideram isso como resolvido o problema. Colocam alguns milhões no programa de prevenção e preparação de desastres e pronto, acham que o problema está solucionado. Este dinheiro, na maioria das vezes, desaparece ou é desviado para outros fins, deixando a população despreparadas e desprevenidas dos próximos desastres.
Alias, outra mania no Brasil é não aprender com os desastres. As chuvas acontecem todo ano, na mesma época, são imprevisíveis. É todos os anos é a mesma coisa: enchentes, deslizamentos, desabrigados, mortes. Essas tragédias são anunciadas, mas a surdez do poder público nada faz.
Ninguém planeja e fiscaliza para uma possível prevenção das mortes, pelo menos. Planejar, fiscalizar e prevenir são tarefas básicas e fundamentas que todo governo deveria cobrar das autoridades responsáveis.
As autoridades precisam, com urgência, adotar uma postura mais séria, fiscalizando e proibindo edificações em áreas de risco, deixando de lado o populismo que impede a retirada das construções de encostas e lugares que todos os anos alagam. Mas não. Preferem fazer política com o sofrimento dos outros, falando em investimentos milionários diante de câmeras de televisão, mas quando as chuvas param, tudo fica como está. O dinheiro que foi liberado para ajudar os atingidos, não aparece (ou some), os governos continuam no conforto de seus gabinetes e a população se vira como pode aguardando o próximo ano, a próxima tragédia.
Dinheiro, também, não reconstrói vidas que se foram com águas e lamas, mas pelo menos minimizaria o sofrimento de quem perdeu tudo do pouco que tinha.
José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira
Clique aqui e leia mais artigos de José Antonio Karacek
Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:
1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.
2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.
3. Complete o cadastro.
Pingback: Replay
totalmente pertinente este texto, basta lembrar do caso de Petrópolis, a poucos meses vi uma reportagem onde quase nada foi feito até agora, as famílias não puderam voltar para suas casas e correm o risco de acontecer tudo este ano novamente, uma vergonha para variar, mas vergonha que nós brasileiros comuns sentimos, pois os governantes, acredito eu não saibam o que isto significa.