O Ciclo da Comunicação 3José Antonio Karacek

 

Estamos, a cada dia que passa, passando por transformações em nossa vida, das quais muitas vezes nos estranhamos com nós mesmos, pois são mudanças muito bruscas de um dia para outro: hoje somos um, amanhã já somos outro. Estamos a todo o momento mudando de opinião, de expressão, usando novas gírias, contracenando de maneira diferente.

O que faz isso acontecer é a grande quantidade de comunicações e informações que temos e recebemos em tão pouco tempo, tornando-nos incapazes de captar tudo e selecionarmos o que é importante para a nossa vivência do dia-a-dia, o que iremos utilizar algum dia e o que não nos interessa. Mas para podermos selecionar é preciso que saibamos o que realmente as mesmas estão querendo nos transmitir, pois, muitas vezes, por conseqüência da linguagem e a maneira em que são repassadas a nós, torna-nos confuso diante dessas.

No início dos tempos quando a informação não “corria” tanto, quase não havia comunicação verbal entre pessoas, povos…, pois é através das informações recebidas que pessoas conversam, trocam idéias com outras, fazendo com que haja comunicação, e a partir daí novas idéias são lançadas para ser novamente discutidas. Este é o ciclo da comunicação.

Precisamos deixar claro que a comunicação deve haver quando é para discutir ou transmitir uma idéia e não para discutir quem é melhor ou maior, ou até mesmo falar algo sem que saibamos o que estamos falando, para que, talvez, aquilo que falemos não nos prejudique em nada, pois a palavra é a arma mais perigosa que temos e com ela podemos ferir qualquer pessoa!

Por isso pensemos antes de falar para não nos arrependermos depois!!!

José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.