No mês de outubro são anunciados os vencedores dos prêmios Nobeis de diversos comitês e instituições. O prêmio Nobel é um reconhecimento às pessoas ou entidades que realizaram importantes pesquisas ou contribuíram para o bem da sociedade.
Para nós brasileiros é uma vergonha não termos nenhum Nobel. Perdemos para países bem menos desenvolvidos que o nosso, pois muitos deles já têm – nem que seja um pelo menos – esta premiação.
O Brasil precisa investir mais em educação, a única forma de se conseguir algo é garantindo uma educação de qualidade. Tenho certeza que todos os vencedores de Nobel até hoje, quando crianças, foram incentivados ao estudo, com professores bem motivados e escolas com qualidade.
O povo brasileiro é ao contrário, aqui o governo obriga os pais a enviarem seus filhos à escola, mas não para aprenderem, mas sim para continuarem a receber o bolsa família. Isso não é incentivo a educação. É uma forma de diminuir a evasão escolar, mas não garante que o aluno vá a escola pra querer aprender e se interessar a uma possível conquista no futuro.
O investimento na educação está muito longe de apenas colocar o aluno num banco escolar. É preciso pagar bem os professores, para que os mesmos entrem na sala de aula motivados a querer ensinar os alunos, bem como também, o investimento na parte física das escolas, para que os estudantes se sintam bem naquele ambiente, pois se a escola estiver caindo aos pedaços, podem ter certeza que as crianças não terão interesse nenhum de frequentá-la, pois para elas nada interessam serem apenas números das estatísticas para os governantes se gabarem em campanhas eleitorais.
Quem sabe, um dia, teremos um Nobel da Paz pra quem revolucionar a educação? É isso que todos os brasileiros esperam há muito tempo…
José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira.
Tem razão Gilberto o Brasil tem muito o que melhorar na área da educação. E esse é um processo um pouco longo. Passa pela valorização do professores, investimento no espaço físico das escolas, estrutura, etc… Mas é um processo totalmente possível. Se o Brasil consegue fazer estádios de um dia para o outro, consegue também, gastando muito menos, melhorar a educação das nossas crianças!
Com certeza, amigo Nestor. Além de possível é fácil melhorar a educação.
O problema é que investindo e tendo uma educação de qualidade, despertará a inteligencia das crianças, que são o futuro do Brasil, o que é um grande problema para os corruptos, pois com cidadãos inteligentes fica difícil manipulá-los e acabaria de vez com a corja que gosta de se beneficiar com o dinheiro público. Por isso preferem investir em estádios ou outras áreas menos importantes do que em educação.
Abraço