O Vilão da Inadimplência 1

José Antonio Karacek

A inadimplência no Brasil, como seguidamente é noticiada, vem aumentando ano por ano. Isso acontece devido a facilidade em conseguir financiamento e o incentivo do governo ao consumo, como a redução de IPI. As lojas, por sua vez, parcelam seus produtos a perder de vista, cobrando altos juros, mas como a parcela é baixa, os consumidores sem planejamento de futuro, não pensam duas vezes e vão as compras.

Dias atrás um estudo realizado pela Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), apontou que a maioria das pessoas apontou como vilão pela inadimplência do povo o cartão.

Uma balela. O principal culpado pela inadimplência da população é a própria população. É a maior ignorância dizer que a pessoa só está devendo por culpa do cartão. A culpa é de quem usou o cartão para uma compra sem planejar os gastos do mês, portanto culpa do dono do cartão.

Se fosse assim, poderíamos culpar o revólver como o vilão pelos suicídios e homicídios. Ou o automóvel pelos acidentes. Quando na verdade a culpa é da irresponsabilidade e da ignorância de quem pratica tais atos, sejam eles, de puxar o gatilho, dirigir um carro ou usar um cartão.

.

.

.

José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira

.

Clique aqui e leia mais artigos de José Antonio Karacek

.

.

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

.

.

2 thoughts on “O Vilão da Inadimplência

  1. José says:

    Olá,
    Sim, o governo arma a ‘arapuca’, mas temos que começar a ser mais espertos que o governo. O que acontece quando se é armada arapuca para pegar pombos? No começo alguns caem na armadilha, porém logo após os mesmos migram para outros pontos, longe desta arapuca. É mais ou menos isto que acontece com a população, só que mesmo sabendo que cairemos em uma armadilha, teimamos, não ‘corremos’ para outros ‘pontos’ e acabamos ‘capturados’ na inadimplência.
    Beijo Maria, Obrigado por comentar..

  2. Maria Marçal says:

    Por esta ótica vê-se como realista tua posição.
    Mas não há de se deixar de fora a ‘arapuca’ que o governo prega para te fazer consumir.

    Maria Marçal – Porto Alegre – RS
    Blog Maturidade

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.