A Equipe Infantil do Santos, atual campeão do Encontro de Futebol Infantil Panamericnao – EFIPAN, faz o jogo de abertura da 33ª Edição do Torneio, neste sábado, no estádio Farroupilha, em Alegrete-RS, enfrentando o Defensor, do Uruguai.
O evento esportivo realiza-se de 12 a 28 de janeiro, reunindo nessa edição equipes representativas do Flamengo de Alegrete (promotor do evento), Santos, Grêmio, Internacional, Corínthians, São José (Porto Alegre), Portuguesa, Figueirense, Coritiba, Caracas (Venezuela), Defensor e Peñarol (Montevidéu) .
O EFIPAN é o único do gênero na América Latina, sendo realizado desde sua primeira edição, em 1980, no Estádio Municipal Farroupilha. Em 2013, será disputado, com os 12 clubes citados, pela categoria 1999. O objetivo do Torneio é incentivar a salutar prática
do futebol, dando ênfase à integração entre os diferentes povos e à noção de respeito à diversidade através da convivência no decorrer da competição. Por sua vital importância para o esporte e em função da história construída ao longo de três décadas, o torneio foi incluído, neste ano de 2012. no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei n° 13.987, sancionada em 03 de maio último.
A competição é considerada de grande importância para o desenvolvimento social, cultural e esportivo de sua cidade-sede, contando com a participação de torcedores locais e visitantes dos diversos estados da federação e de países vizinhos, representados por desportistas e clubes, em cujas hostes despontaram atletas que se projetariam no cenário futebolístico do Brasil e do mundo, tendo o Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano como seu primeiro palco.
Nessa extensa lista de astros da bola figuram nomes como Ronaldinho Gaúcho (Grêmio – 1994), Alexandre Pato (Internacional – 2003), Román Riquelme (Argentinos Jrs – 1992), Cambiasso (Argentinos Jrs – 1994), Neymar (Santos – 2005), Carlos Tevez (Boca Jrs – 1998), Martín Cáceres (Defensor – 2001), Jefferson (Cruzeiro – 1997) Emerson (Vasco – 1989), Maxi Pereira (Defensor – 1998), Rodrigo Braña (Independiente – 1994), Gabriel Milito (Independiente – 1994), Muriel (Internacional – 2001) Marcelo Grohe (Grêmio – 2001), Federico Insúa (Argentinos Jrs – 1994), Álvaro Gonzalez (Defensor – 1998), Diego (Santos – 1999), Renan (Internacional – 1999), Lucas Viatri (Boca Juniors – 2001) e muitos outros.
O Santos conquistou esse título no ano passado, com vários destaques. Lino Tavares, colunista do Portal Terceiro Tempo, é um dos pioneiros da competição, atuando na Comissão de Divulgação.
O EFIPAN é promovido, anualmente, pelo Clube Escolinha de Futebol Flamengo, de Alegrete, presidido pelo despostista Antônio Carlos Fagundes (Toninho Fagundes)
A fórmula do torneio, definida em Congresso Técnico na Federação Gaúcha de Futebol, em Porto Alegre, divide os 12 clubes participantes em dois grupos (A e B) – como se vê a seguir -, que irão se confrontar, de forma cruzada em sua primeira fase, de onde sairão os integrantes das etapas subsequentes.