Artistas utilizam a cidade como cenário para falar sobre a importância de tratar corretamente a doença e esclarecer estigmas relacionados ao tema

.

No próximo dia 17 de outubro, a partir das 18h30, a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, e a dupla VJ Suave levarão arte para a Avenida Paulista com intuito de chamar atenção para a realidade e as necessidades dos pacientes convivendo com a esquizofrenia. A ação terá início na Praça Oswaldo Cruz e percorrerá alguns quarteirões até chegar ao prédio da Gazeta.Por meio de seus personagens animados e “Suaveciclos” — triciclos que projetam grafite digital nas paredes –, a dupla formada pelos irmãos Ceci Soloaga e Ygor Marotta busca criar, por meio de narrativas curtas, um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. As animações projetadas em movimento, desde 2009, fazem a narrativa ganhar vida e são desenvolvidas a partir de desenhos feitos a mão e projetados de acordo com a arquitetura do espaço, iluminando paredes, árvores, prédios e diferentes superfícies da cidade.

“Doenças mentais ainda são um tabu para a sociedade e queremos, por meio de nossa arte, interagir com o público e mostrar que precisamos falar sobre isso, sem medo”, explica a dupla Ceci e Ygor.

Idealizada pela Janssen, a iniciativa faz parte da Campanha “Ouçam Nossas Vozes”, que visa conscientizar, de maneira lúdica, sobre a esquizofrenia, levando informação de qualidade para a população de modo a reduzir os estigmas relacionados às doenças mentais.

.

Idealizada pela Janssen, a iniciativa faz parte da Campanha "Ouçam Nossas Vozes", que visa conscientizar, de maneira lúdica, sobre a esquizofrenia, levando ...

.

“Com essa ação, queremos mostrar que a esquizofrenia deve ser vista como uma doença crônica, como diabetes ou hipertensão, e que precisa ser corretamente diagnosticada e controlada para que o paciente possa levar uma vida socialmente ativa, trabalhar e estudar”, explica Graziela Lanzara, Líder da área médica para neurociências, virologia e doenças raras na Janssen.

A esquizofrenia é uma doença crônica ainda muito estigmatizada que afeta cerca de 1% da população mundial. No Brasil, a enfermidade atinge cerca de 1,6 milhões de pessoas[i]. Consiste em um transtorno mental complexo caracterizado por distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem, comportamento e consciência do “eu”. Os sintomas podem incluir alucinações (ouvir, ver ou sentir coisas que não existem) e delírios (falsas crenças mantidas mesmo quando há provas que mostram o contrário)[ii].

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a enfermidade é considerada a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida entre a população de 15 a 45 anos de idade[iii]. A patologia geralmente tem início entre o fim da adolescência e o começo da vida adulta. Estima-se que entre 40 a 71%[iv],[v],[vi] dos pacientes não seguem corretamente o tratamento[vii].

“A falta de adesão ao tratamento é o maior desafio para a recuperação de pacientes com esquizofrenia, pois quando não tratam corretamente a doença, ocorrem recaídas que agravam o quadro”, explica o Dr. Cristiano Noto, médico psiquiatra da Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

.

Idealizada pela Janssen, a iniciativa faz parte da Campanha "Ouçam Nossas Vozes", que visa conscientizar, de maneira lúdica, sobre a esquizofrenia, levando ...

.

Detalhes

.
Performance para conscientização sobre Esquizofrenia
Data: 17 de outubro de 2019
Horário: 18h30 às 20h30
Local: A ação terá início na Praça Oswaldo Cruz/Japan House (Próximo ao shopping Pátio Paulista) e terminará próximo ao prédio da Gazeta (av. Paulista, 900)
Endereço: Av. Paulista, 52 – Bela Vista

Compromisso Janssen com a Neurociência

A Neurociência está diretamente ligada à história da Janssen. Nos anos 50, o fundador da companhia, Paul Janssen, foi quem criou o primeiro antipsicótico que permitia o tratamento de pacientes em casa. Antes dessa descoberta, os tratamentos contra a psicose existentes eram associados a significativos efeitos colaterais.

.

Sobre a Janssen

.

Na Janssen, estamos criando um futuro no qual as doenças são parte do passado. Somos a empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, trabalhando incansavelmente para fazer com que esse futuro seja uma realidade para pacientes de todos os lugares. Combatendo as doenças com ciência, melhorando o acesso com engenhosidade e curando a falta de esperança com paixão. Focamos nas áreas da medicina em que podemos fazer a maior diferença: Oncologia e Hematologia; Imunologia; Neurociência; Doenças Infecciosas e Vacinas; Hipertensão Pulmonar; e Cardiovascular e Metabolismo. Para saber mais, acesse www.janssen.com/brasil. Siga a Janssen Brasil no Facebook e no LinkedIn, e também a página de Carreiras J&J Brasil no Instagram, Facebook e LinkedIn.Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. é uma das Empresas Farmacêuticas da Johnson & Johnson.

..

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

.
Priscilla Oliveira – priscilla.oliveira@littlegeorge.com.br / (11) 5090-8978
Daniela Resende — daniela.resende@littlegeorge.com.br / (11) 5090-8955
Renata Paixão — renata.paixao@littlegeorge.com.br / (11) 5090-8976
.

Referências:

.
[vii] Barkhof E, Meijer CJ, de Sonneville LMH, et al. Intervenciones para mejorar la adherencia a la medicación antipsicótica en pacientes con esquizofrenia: una revisión de la última década. Eur Psychiatry 2012; 27: 9-18.[vi] Desai R, Nayak R. Effects of Medication Nonadherence and Comorbidity on Health Resource Utilization in Schizophrenia. J Manag Care Spec Pharm. 2019

[v] Valenstein M, Ganoczy D, McCarthy JF, Myra Kim H, Lee TA, Blow FC. Antipsychotic adherence over time among patients receiving treatment for schizophrenia: a retrospective review. J Clin Psychiatry. 2006;67:1542–1550.

[iv] Lacro JP, Dunn LB, Dolder CR, Leckband SG, Jeste DV. Prevalence of and risk factors for medication nonadherence in patients with schizophrenia: a comprehensive review of recent literature. J Clin Psychiatry. 2002;63:892–909. [PubMed] [iii] WHO. Burden of Mental and Behavioural Disorders. Acessado em 06/08/2019. Disponível em: http://www.who.int/whr/2001/chapter2/en/index4.html

[ii] Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). Transtornos Mentais. Acessado em 23/08/2019. Disponível em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5652:folha-informativa-transtornos-mentais&Itemid=839

[i] Revista Brasileira de Psiquiatria. Schizophrenia, the forgotten disorder: the scenario in Brazil. Acessado em 20/08/2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462015000400001#B08

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.