Jose Antonio Karacek
..
Um fato que ocorreu no município de Juazeiro do Norte, no Ceará, demonstra a importância que o poder público dá a educação.
Com a intenção de cortar gastos, a câmara de vereadores aprovou uma medida para reduzir os salários dos quase dois mil professores do município. Fosse mínima a redução, todos compreenderiam, mas em alguns casos, esta redução chega a 40% do salário.
Estranho porque o município queria cortar gastos, e agora um professor com graduação que cumpre 20 horas semanais irá receber R$ 887,34, já esses mesmos vereadores que aprovaram a medida de redução salarial, nenhuma mudança sofreram em seus salários de pouco mais de R$ 10 mil reais.
Vamos ser realistas. Comparemos: o que vale mais, um professor que se prepara para formar o cidadão ou um político? É mais importante quem faz a lei ou quem faz o futuro?
Todos sabemos que o conhecimento transforma e liberta o cidadão. O bom professor ensina a raciocinar.
Raciocinar… Esta é a palavra que não pode existir no dicionário dos eleitores. Não se pode, em hipótese alguma, raciocinar na hora do voto, na hora de pagar impostos, na hora de fiscalizar os mandatários.
Vai ver lá em Juazeiro do Norte o povo começou a abrir os olhos, o prefeito se vendo ameaçado em perder a ‘tetinha da barrosa’ pois a população estava ficando instruída demais, decidiu cortar drasticamente os salários para que sobre apenas os maus professores…
Isso é uma verdade. O primeiro passo para manter o status quo é garantir que o povo seja incapaz de questionar as autoridades. O segundo é manter um maior número possível de pessoas reféns de benefícios sociais. Esse é o retrato do Brasil de hoje.
O jeito é devolver o Brasil aos índios…