Encontro de paraquedistas de AlegreteReportagem: Lino Tavares
Realizou-se,  dia 22/10/2011, em Alegrete,  Oeste do RS, o 2º Encontro de Paraquedistas do Exército, na Sede Hípica do 6º RCB – Regimento “José de Abreu”, tendo como organizador o Subtenente Petrônio, do 10º Batalhão Logístico.
Participaram do evento oficiais e praças da ativa, além de reservistas possuidores do Curso de Paraquedista Militar da Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada ao lado do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Entre eles, o Grupo Grafonsos, com sede em Porto Alegre, que congrega paraquedistas  de todo o Brasil, representado no evento pelos paraquedistas Scepaniuk, Romeu, Adão, Nadir, Ludwig, Baques, Cleomar,  Freire, Sidnei e Roque. Esse contingente costuma confraternizar  com pqdts militares da Ativa, sempre ostentando com orgulho seus uniformes, símbolos e distintivos  Pqdt, como a Boina Grená, de uso exclusivo das tropas aeroterrestres em diversos países..
No decorrer do Encontro,  os paraquedistas presentes entoaram canções próprias do Paraquedista Militar, como “Eterno Herói”, “Irmãos Condor” e “Dragões do Ar”, esta última acompanhada do tradicional “Badernaço”, que consiste em dar duas batidas com pequenos sarrafos, no ritmo e no compasso da melodia, durante a execução do canto. Também foram feitas, na ocasião,  demonstrações de exercícios físicos militares, que são executados no decorrer dos cursos de formação de paraquedistas da Força Terrestre.
Um dos integrantes do Grupo Grafonsos, o Pqdt nº 44,  Casemiro SCEPANIUK, de 89 anos (4º de pé, na foto, da esquerda para a direita),o mais antigo paraquedista vivo do Exército Brasileiro, em terras gaúchas, é um dos pioneiros do Paraquedismo militar brasileiro, possuindo  estágios dessa área em Fort Benning, Estados Unidos, sendo um dos principais instrutores da   Brigada Paraquedista no inicio de suas atividade, em 1945. Reside em Porto Alegre, onde desfilou a pé na Parada de 7 de setembro deste ano, com outros companheiros paraquedistas.
No Encontro de Alegrete, concedeu a honra de condecorar o Comandante do 12º B E Cmb  Bld. Cel.ÁTILA, e o Major ALESSANDRO, do 6º RCB, ambos Pqdts, com brevês de paraquedista do Exército Americano.
.

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

8 thoughts on “Segundo Encontro de Paraquedistas de Alegrete

  1. rogerio camargo vianna says:

    eu servi no 6 rcb em 96 e gostaria que organizasse um encontro de ex soldados daquele ano

  2. Eduardo Ramicelli says:

    A respeito dessas pessoas, lembrei do meu pai que nasceu em 1923 e me passou tantas palavras boas que deve ser por isso que sou assim.
    Meu pai hoje fica na lembrança e no coração faleceu em 1991 mas desde a sua morte percebi que sou mais seguro de si e tenho certeza que ele está sempre comigo.
    Muito obrigado por essas pessoas existirem meu DEUS.

  3. Gilberto says:

    Eu particularmente sou simpatizante dos grupos militares, por sua postura responsável.
    Quando vejos estes encontros de confraternização, observo que, mesmo em eventos de descontração, não há falta de respeito, nem excessos.
    Os paraquedistas são um grupo de elite, onde de forma visivel, se destaca entre os outros grupos militares.
    Espero ter notícias de muitos outros encontros como este, incluindo neles a participação do Pqdt nº 44, Casemiro Scepaniuk.
    Um grande abraço
    Giba

  4. De Césaro says:

    Como paraquedista 44.309, tive a honra de conhecer neste encontro o paraquedista 44, aos 90 anos de idade, o qual me deu uma aula de história.

  5. Rose says:

    Testemunhas Vivas das glórias do passado.
    Que representação mais significativas que tiveram em nosso quadro nacional, pena que não lembrados.
    Parabéns e obrigada por compartilhar.
    Rose*

  6. Maria Marçal says:

    Emocionante.
    Sou fã desses encontros que trazem, com certeza, lembranças magníficas.

    Maria Marçal – Porto Alegre – RS

  7. Eduardo Ramicelli says:

    Parabéns , o importante não é a condecoração e sim o reconhecimento que devemos verdadeiramente anunciar para todos aqueles que tem orgulho pela sua vocação, isso é demais.
    Sou orgulhoso por essas pessoas.

    Abs.

  8. Lino Tavares says:

    Eduardo e Maria Marçal. Grato pela sensibilidade revelada em relação a essa matéria, que ressalta o verdadeiro sentimento pátrio, hoje tão esquecido pela maioria dos que, tendo alçado ao poder, fazem de seus cargos mero trampolim para alcançarem objetivos inconfessáveis. Esses veteranos paraquedistas representam, na essência, uma das reservas morais de nosso glorioso Exército Brasileiro, fiel guardião da democracia, sempre pronto a repelir de forma resoluta quaisquer tentativas atentatórias à liberdade de nosso povo e à soberania de nossa Pátria.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.