Sobre o Texto "Cesare Batistti e os Companheiros do Brasil. 3
Opinião do leitor sobre o Caso Battisti.

Lino Tavares, tomo a liberdade para tecer alguns comentários sobre o texto de sua autoria: “Cesare Battisti e os companheiros do Brasil”, veiculado na Gazeta do Povo, de Curitiba. 

Realmente foi um disparate as condutas temerárias de Tarso Genro e Lula da Silva, no que diz respeito a não extradição do criminoso italiano, Cesare Batistti, para a Itália, na forma solicitada, em face de os dois políticos, com aquele comportamento expúrio, haverem rasgado o Tratado Internacional de Extradição, existente entre os dois Países, usando mais o coração do que a razão, ou seja a amizade pessoal, em vez de aplicarem o direito internacional no caso concreto.

Com essa conduta ilegal, ambos criaram um desnecessário conflito internacional entre Brasil x Itália, que poderá gerar problemas diplomáticos de difícil solução.

Foi uma demonstração de que o presidente e o ministro da justiça de então não estavam maduros o suficiente para serem investidos nos cargos de tamanha envergadura e responsabilidade, que ocupavam na ocasião.

Por outro lado, o STF tem uma grande parcela de culpa, pois, na ocasião da análise do conflito, abriu mãos de suas prerrogativas, com o fito de não desautorizar as pessoas de Tarso Genro e do ex-presidente Lula, sem levar em conta os erros que ambos cometeram, uma vez que, naquela ocasião, poderia ter resolvido a questão, se porventura tivesse extraditado Cesare Battisti.

Não o fez porque é um Tribunal político, com membros nomeados pelo presidente da república, que comem pelas mãos do chefe da nação.

É uma vergonha, como diz Boris Casoy.

Isso é o nosso Brasil!


Att.
Delmar Antonio Marques de Souza.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.