Estamos cada dia mais, como dizer, economicos, sovinas, ganguinhas, e isso até com as palavras, com as conversas.
Talvez seja a correria do dia a dia, pois no interior, nos sertões você pergunta para um nativo: “para onde vai essa estrada…”
Ele olha procê, pica o fumo, enrola, acende, da a primeira pitada e diz: ” vai para lugar nenhum não moço, quem vai son nóis…”
Essa calma interiorana, já na cidade tudo é rápido, vejam vocês a palavra VOCÊ, …
no século 14 era VOSSA MERCEDES, foi passando o tempo e ficou…VOSSA MERCÊ….. mais um pouco para frente e foi VOSSEMECÊ que depois virou VOSMECÊ… no século 19 para 20 ficou VOCÊ. Alguns já diminuiram para OCÊ , outros já estão no ..CÊ (cê ta bom)…os mais modernos estão Ê…(Ê ai…)….logo a conversa será apenas um positivo com polegar e um balançar de cabeça
Sem contar na escrita, que nessa maldita internet o você virou VC, que é isso…será que é..VAI C… por acaso…
Comunicação, cada tribo tem seus sinais, seu linguajar, vocabularios riquissimos, tal qual:
PRIMEIRO INTERLOCUTOR
“…e ai tá ligado ai né, ó, o baguio é o seguinte tá ligado se nóis pá cola naquelas parada e ai…tá ligado né e as mina ai ó….tá ligado …?
SEGUNDO INTERLOCUTOR
“…e ai tá ligado ai né, ó, o baguio é o seguinte tá ligado se nóis pá cola naquelas parada e ai…tá ligado né e as mina ai ó….tá ligado …valeu ai mano…
você percebeu não é? o segundo respondeu a pergunta do primeiro com uma afirmativa, ou será que não…(?)
Comunicação, isso entre os politicos é primordial, discursar saber falar em publico com conteudo…
“..excelentíssimos, excelentissimas, cidadãos, cidadonas, hoje perante esse essa bancada, e imbuido do maior isprito público, venho perante os senhores, de pé! sim de pé… me fazer ouvir nessa casa, de alma escancarada, sem medo, para os que me ouvem, entendam, e não só entendam, mas também compreendam, a natureza patriotica da minhas palavras, que sem delongas e indo direto ao assunto como é minha caracterisitica, sem portanto deixar nada de importante sem ser comentado aqui digo..muito obrigado…”
Saudade, ou melhor Sodade, dele, o maior ODORICO PARAGUAÇU
É com a alma lavada e enxaguada que lhe recebo nesta humilde cidade”
“Vamos dar uma salva de palmas a esta figura trepidante e dinamitosa que foi o Seu Nono”
“Esta obra entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país”
“Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta”
“Quem é que pode viver em paz mormentemente sabendo que, depois de morto, defunto, vai ter que defuntar três léguas pra ser enterrado?”
“Vexame para o nosso prefeito, agora em estado de defuntice compulsória, ter que andar três léguas para ser enterrado.”
“Se eleito nas próximas eleições, meu primeiro ato como prefeito será o de cumprir o funéreo dever de mandar fazer o construimento do cemitério municipal.”
“Tomo posse como prefeito desta cidade com as mãos limpas e o coração nu, despido estripitisicamente de qualquer ambição de glória. Nesta hora exorbitante, neste momento extrapolante eu alço os olhos para o meu destino e, vendo no céu a cruz de estrelas que nos protege, peço a Deus que olhe para nossa terra e abençoe a brava gente de Sucupira.”
“Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda… do meio de campo, caindo pra direita!”
“Como diria o rei dos persas, Dario Peito de Aço, pra cada problemática tem uma solucionática. Se não disse, perdeu a oportunidade de ser citado por mim”.
“Meu caro jornalista, isso me deixa bastantemente entristecido, com o coração afogado na daceptude e no desgosto. Numa hora em que eu procuro arrancar o azeite-de-dendê do estágio retaguardista do manufaturamento (…), me vêm com esse acusatório destabocado somentemente porque meia dúzia de baiacus apareceram mortos na praia.”
“Seu Dirceu, não fique aí com essa cara de seu-Malaquias-cadê-minha-farofa! Tome os providenciamentos necessários!”
“O senhor não vai matar, vai suicidar o homem apenasmente…”
“Pare com esse perguntório e essa cara de disenteria. Temos é que tratar dos providenciamentos inauguratícios do cemitério”.
“Vai ter uma confabulância político-sigilista sobre as nossas candidaturas”.
“É uma alegria poder anunciar que prafentemente vocês já poderão morrer descansados, tranqüilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira”
“Vamos botar de lado os entretantos e partir para os finalmente”
Massucatti Neto é profissional de segurança privada, entusiasta de assuntos polemicos e um inestimável amigo a mais de quarenta anos
Clique aqui e veja mais artigos de Massucatti Neto