Como já comentei em outros artigos, eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas

O que falar sobre as Testemunhas de Jeová? Em minhas pesquisas sobre história, procuro também conhecer a história das religiões e saber quais suas influencias na sociedade, quais são suas atitudes e quais foram os caminhos trilhados da fundação até os dias de hoje.

Conforme já relatei sobre a Igreja Católica, outras doutrinas também trilharam ou trilham caminhos que nem sempre tem como base o ensinamento do messias que seguem, já que eles, Jesus Cristo, Buda (Sidarta), Confucio e tantos outros.

Pregam que a mentira não deve ser usada, que a ganancia é degenerativa, que a vaidade desvirtua os princípios da alma, que o bom convívio com seus semelhantes é importante para todos, entre tantos outros que deveriam ser, além de ensinados, levados a servirem de exemplo.

Sendo os líderes religiosos os primeiros a seguirem, como faz o Dalai Lama, pois se procurarmos nas diversas escrituras sagradas da maioria das doutrinas encontraremos os alertas para não escandalizar, manter a ética, os bons costumes e a política da boa vizinhança.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
A Revista Sentinela é um dos periódicos das Testemunhas de Jeová

.
Minha intenção ao publicar estes textos é levar a você leitor, informações que lhe façam entender os mecanismos das doutrinas religiosas e em alguns casos, entender algumas armadilhas.

Pode ser que sirva de base para que, quem procura uma doutrina realmente séria, saiba distinguir aquelas que tem o que procura, e para o leitor que se enquadra como líder religioso, use as informações aqui contidas para não cometer os mesmos erros que outros já cometeram.

Na matéria de hoje será mostrada a história da “Sociedade Torre de Vigia”, mais conhecida como “Testemunhas de Jeová”.
.

Segunda vinda de Jesus Cristo

Tudo começou no movimento adventista do século 19 na América do norte, onde o Sr William Miller foi o mentor desta doutrina em 1816.

William Miller, um pregador batista leigo que, no ano 1816, começou a proclamar que Cristo regressaria em 1843.

A pregação de William Miller sobre a segunda vinda de Jesus Cristo chamou muito a atenção dos fieis da Igreja Batista e cerca de 50 mil foram convencidos a segui-lo.

Estes fieis acreditaram nas previsões de William Miller e prepararam-se para dar as boas-vindas ao Messias, Jesus Cristo, enquanto que, à medida que o tempo designado se aproximava, outros fieis e principalmente outros pregadores observavam nervosamente à distância.

Novos cálculos mudaram o prometido segundo advento da vinda de Jesus Cristo de Março de 1843 para Março de 1844, e depois para Outubro desse ano.

Mas eis que também essa data passou sem que a vinda do Messias Jesus Cristo se tornasse realidade.

Depois do “Desapontamento de 1844” os seguidores de Miller resolveram retornar às suas respectivas igrejas de origem.

William Miller morreu logo em seguida, em 1849

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
William Miller foi o mentor da doutrina das Testemunhas de Jeová

.

Adventistas Davidianos do Sétimo Dia

.

Após sua morte alguns destes seguidores resolveram manter a doutrina de William Miller viva, porém de forma fragmentada.

Com o passar dos anos a doutrina fragmentada deu origem a várias seitas camufladas como adventistas, incluindo nesta a Igreja Cristã do Advento, a União da Vida e do Advento, os Adventistas do Sétimo Dia e vários grupos do Segundo Advento.

Segundo David A. Reed, os Branch Davidians, que morreram em Waco, Texas, sob a liderança de David Koresh, também têm origens que remontam à mesma fonte Millerita através de uma linha de descendência diferente.

Em 1935 a Igreja Adventista do Sétimo Dia expulsou um imigrante búlgaro chamado Victor Houteff, que tinha começado a ensinar as suas próprias opiniões sobre certas passagens de Revelação ou Apocalipse, o último livro da Bíblia. Houteff estabeleceu o movimento na propriedade de Waco.

Depois de se referir à sua minúscula nova seita como A Vara do Pastor, Houteff e os seus seguidores em 1942 incorporaram o movimento e mudaram o seu nome para Adventistas Davidianos do Sétimo Dia.

Houteff morreu em 1955 e em 1961 a sua esposa Florence desmantelou oficialmente a seita, mas alguns seguidores sob a liderança de um homem de negócios do Texas chamado Benjamin Roden assumiram o controle da propriedade.

Roden morreu em 1978, deixando a sua esposa Lois e o seu filho George na liderança do grupo.

Então, em 1987, David Koresh assumiu a posição de líder e a tragédia que se seguiu é do conhecimento público.

.

As Raízes

.

As Testemunhas de Jeová, tal como os seguidores de David Koresh, têm raízes que remontam aos adventistas.

Mas elas não costumam admitir isto às pessoas de fora; e muitas Testemunhas de Jeová não conhecem os detalhes.

As Testemunhas de Jeová estão habituadas a defenderem-se contra a acusação de que são uma nova seita religiosa.

Não é raro respondem que o seu grupo religioso é o mais antigo de todos, mais antigo que as igrejas católica e protestantes.

Esta afirmação não é por acaso, já que em seu livro “As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino” afirma que “as Testemunhas de Jeová têm uma história com quase 6.000 anos de duração, que começa quando o primeiro homem, Adão, ainda estava vivo”;

Que Abel, filho de Adão, foi “a primeira de uma linha ininterrupta de Testemunhas”, e que “os discípulos de Jesus Cristo também eram todos testemunhas de Jeová”. (pp. 8-9)

Os mais atentos, logo percebem que a seita Testemunhas de Jeová apropriou-se simplesmente de todas as personagens citadas na Bíblia como testemunhas fiéis de Deus e integrantes de sua doutrina.

Através dessa extrapolação a denominação consegue esticar a sua história até aos começos da família humana, iniciando sua saga a partir da primeira família humana.

É muito comum que os mais atentos observadores de fora rejeitam este tipo de retórica e em vez disso reconhecem que as Testemunhas de Jeová só remontam a Charles Taze Russell, que nasceu em 16 de Fevereiro de 1852 em Pittsburgh, Pennsylvania.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Charles Taze Russell, um dos grandes precursores das Testemunhas de Jeová, durante sua vida viajou mais de 1.500.000 Km pregou mais de 30.000 sermões. Escreveu obras que totalizaram cerca de 50.000 páginas impressas, e cerca de 20.000.000 de cópias dos seus livros e folhetos foram vendidas.

.

Criado originalmente como presbiteriano, Russell tinha 16 anos e era membro da Igreja Congregacional no ano 1868, quando começou a perder a fé.

Ele tinha começado a duvidar não só dos credos e doutrinas da igreja, mas também a duvidar de Deus e da própria Bíblia.

Neste momento crítico um encontro acidental restaurou a sua fé e colocou-o sob a influência do pregador da Segunda vinda de Jesus Cristo, Jonas Wendell.

Durante alguns anos depois disso Russell continuou a estudar as Escrituras com e sob a influência de vários leigos e clérigos adventistas, especialmente o ministro da Igreja Cristã do Advento George Stetson e o editor do Bible Examiner, George Storrs.

Ele reuniu-se localmente numa base regular com um pequeno círculo de amigos para discutir a Bíblia, e este grupo de estudo informal passou a encará-lo como o seu líder ou pastor.

Em Janeiro de 1876, quando tinha 23 anos, Russell recebeu uma cópia de The Herald of the Morning (O Arauto da Manhã), uma revista adventista publicada por Nelson H. Barbour, de Rochester, Nova Iorque.

Uma das características distintivas do grupo de Barbour naquele tempo era a crença de que Jesus Cristo tinha voltado invisivelmente em 1874, e este conceito que era apresentado no The Herald prendeu a atenção de Russell.

Significava que este grupo dissidente não tinha ficado derrotado, ao contrário de outros, quando Jesus Cristo não apareceu em 1874 como os líderes adventistas tinham predito; de algum modo este pequeno grupo tinha conseguido agarrar-se àquela data afirmando que Jesus Cristo tinha de fato voltado no tempo designado, mas de forma invisível.

Era este pensamento apenas um reflexo dos seus desejos, ligado à sua recusa obstinada em admitir o erro de cálculo cronológico falho sobre o retorno de Jesus Cristo?

Talvez, mas Barbour tinha alguns argumentos a oferecer em apoio das suas afirmações.

Em particular, ele arranjou uma base para reinterpretar a Segunda Vinda de Jesus Cristo como um evento invisível.

Na Emphatic Diaglott, tradução do Novo Testamento de Benjamin Wilson, a palavra traduzida “vinda” na King James Version em Mateus 24:27, 37, 39 é em vez disso traduzida como “presença”.

Isto serviu de base para o grupo de Barbour advogar, além dos seus cálculos envolvendo datas, uma presença invisível de Jesus Cristo.

Embora a ideia agradasse ao jovem Charles Taze Russell, o público leitor aparentemente recusou-se a acreditar na história de uma Segunda Vinda invisível de Jesus Cristo, como resultado a publicação de N. H. Barbour “The Herald of the Morning” faliu, pois com o afastamento dos leitores, acabou o dinheiro necessário para a manutenção da revista..

No verão de 1876 o endinheirado Russell pagou a viagem de Barbour a Filadélfia e encontrou-se com ele para discutir tanto crenças como finanças.

O resultado foi que Russell tornou-se o apoiador financeiro da revista e o seu nome foi acrescentado ao cabeçalho como Editor Assistente.

Ele contribuiu com artigos para publicação bem como dádivas em dinheiro, e o pequeno grupo de estudo de Russell também passou a estar afiliado com o grupo de Barbour.

Russell e Barbour acreditavam e ensinavam que a volta invisível de Jesus Cristo em 1874 seria seguida pouco tempo depois, mais especificamente na primavera de 1878, pelo Arrebatamento, a transferência corporal dos crentes para o céu.

Quando este aguardado arrebatamento não ocorreu no tempo previsto em 1878, o Sr. Barbour, editor do The Herald, apareceu com “nova luz” sobre esta e outras doutrinas.

Russell, porém, rejeitou algumas das idéias novas e persuadiu outros membros a oporem-se a elas.

.

Torre de Vigia

.

Por fim, Russell desistiu de pertencer à equipe da revista adventista e começou a sua própria revista. Chamou-lhe Zion’s Watch Tower and Herald of Christ’s Presence (Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Jesus Cristo) e publicou o primeiro número com a data de Julho de 1879.

No princípio tinha a mesma lista de subscritores que o The Herald of the Morning e foi devotado espaço considerável a refutar esta publicação nos pontos em que havia desacordo, tendo Russell levado consigo uma cópia da lista dos assinantes quando renunciou ao cargo de editor assistente.

Nesta altura Charles Russell já não se queria considerar a si mesmo um adventista, nem um Millerita. Mas continuava a encarar Miller e Barbour como instrumentos escolhidos por Deus para conduzir o Seu povo no passado.

A formação de uma denominação distinta à volta de Russell foi um desenvolvimento gradual. A sua ruptura imediata era, não com o adventismo, mas antes com a pessoa e as políticas de N. H. Barbour.

Também não foram erigidas imediatamente barreiras em relação ao protestantismo em geral.

Os novos leitores que obtinham assinaturas da Zion’s Watch Tower eram frequentemente membros das igrejas que viam a revista como um ministério para-igreja, não como uma alternativa anti-igreja.

Russell viajava por várias regiões, falando nos púlpitos de igrejas protestantes bem como para grupos dos seus próprios seguidores.

Em 1879, ano do seu casamento com Maria Frances Ackley e também ano em que começou a publicar a Zion’s Watch Tower, Russell organizou cerca de trinta grupos de estudo ou congregações espalhados desde Ohio até à costa da Nova Inglaterra.

Cada “classe” ou eclésia local passou a reconhecê-lo como “Pastor”, embora a geografia e as atividades de escrita e editoriais de Russell impedissem mais que uma visita pastoral ocasional em pessoa.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Joseph Franklin Rutherford, assumiu a presidência das Testemunhas de Jeová após a morte de Charles Russell

.

Inevitavelmente, os ensinos cada vez mais divergentes de Russell obrigaram os seus seguidores a separarem-se de outros grupos das igrejas e a criar uma denominação própria.

Tendo começado, como começou, num pequeno ramo do adventismo que foi ao extremo de estabelecer datas específicas para a segunda volta de Jesus Cristo e o Arrebatamento, Russell foi ainda mais longe em 1882 ao rejeitar abertamente a doutrina da Trindade.

O seu anterior mentor Nelson H. Barbour era um trinitarista, tal como também o outro editor assistente da The Herald of the Morning, John H. Paton, que se juntou a Russell quando este se afastou de Barbour para começar a Zion’s Watch Tower.

Os escritos de Barbour e Paton que Russell tinha ajudado a publicar ou a distribuir eram trinitaristas na sua teologia. E a própria Zion’s Watch Tower a princípio era vaga e não se comprometia no assunto.

Só foi depois de Paton cortar relações com ele em 1882, e deixar de ser mencionado no cabeçalho, que Russell começou a escrever contra a doutrina da Trindade.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Pedra tumular sobre a sepultura do ex presidente das Testemunhas de Jeová Charles Russell

.

O Mensageiro Laodicense

.

Quando morreu, Charles Taze Russell tinha viajado mais de 1.500.000 Km e tinha pregado mais de 30.000 sermões. Tinha escrito obras totalizando cerca de 50.000 páginas impressas, e cerca de 20.000.000 de cópias dos seus livros e folhetos tinham sido vendidas.

Tinha sido ensinado aos seguidores que o próprio Russell era o “servo fiel e sábio” de Mateus 24:45 e “o Mensageiro Laodicense”, o sétimo e último porta-voz de Deus para a igreja cristã.

Mas ele viveu o suficiente para ver falhando várias datas que tinha predito para o Arrebatamento, e morreu finalmente em 31 de Outubro de 1916, mais de dois anos depois da data prevista para o fim do mundo, de acordo com os seus cálculos, no início de Outubro de 1914.

Os seus discípulos, no entanto, viram a Guerra Mundial que então decorria como uma razão para crer que “o fim” ainda era iminente.

Enterraram Russell por baixo de uma pedra tumular que o identificava como “o Mensageiro Laodicense”, e erigiram perto da sua campa uma pirâmide de pedra de várias toneladas brasonada com o símbolo da cruz e coroa de que ele tanto gostava, e o nome “Watch Tower Bible and Tract Society” (Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados).

A pirâmide ainda existe no Cemitério Lane, em Ross, um subúrbio a norte de Pittsburgh, onde, segundo relatos, serve como o ponto focal de um espetáculo bizarro anualmente no Halloween [dia das bruxas, 31 de Outubro], quando os russellitas atuais fazem um círculo à volta da pirâmide, de mãos dadas, numa vigília comemorativa do dia da morte de Russell.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Piramide instalada próximo a sepultura do ex presidente das Testemunhas de Jeová Charles Russell

.

Sociedade Torre de Vigia

.

Segundo instruções que Russell deixou, o seu sucessor na presidência partilharia o poder com uma comissão editorial e com a diretoria da empresa Torre de Vigia, que Russell tinha nomeado “vitaliciamente”.

Mas o vice-presidente Joseph Franklin (“Juiz”) Rutherford depressa começou a concentrar toda a autoridade organizacional nas suas próprias mãos.

Sendo um advogado habilidoso que tinha servido como principal conselheiro legal de Russell, ele combinava a capacidade legal com o que os oponentes indubitavelmente viam como uma abordagem maquiavélica à política interna da empresa.

Assim, ele usou uma brecha na nomeação deles para desligar a maioria dos diretores da Torre de Vigia sem convocar uma votação dos membros.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
A Diretoria das Testemunhas de Jeová depois da morte de Russell. Em cima: J. A. Bohnet, R. J. Martin, Giovanni DeCecca, F. H. Robinson, C. J. Woodworth. Em baixo: A. H. MacMillan, J. F. Rutherford, W. E. Van Amburg

.

E até usou um subordinado para chamar a polícia aos escritórios da sede da Sociedade Torre de Vigia em Brooklyn para interromper a reunião da diretoria e expulsá-los do local. (Faith on the March [A Fé em Marcha, 1957] de A. H. Macmillan, pp. 78-80).

Depois de se apoderar do complexo da sede e das entidades empresariais da seita, Rutherford voltou a sua atenção para o resto da organização.

Substituindo gradualmente os anciãos eleitos localmente por homens nomeados por ele próprio, conseguiu transformar um grupo disperso de congregações semi-autônomas governadas democraticamente numa máquina organizacional coesa controlada a partir do seu escritório.

.

De Estudantes da Bíblia à Testemunhas de Jeová

.

Algumas congregações locais separaram-se, formando grupos russellitas dissidentes como os Chicago Bible Students (Estudantes da Bíblia de Chicago), os Dawn Bible Students (Estudantes da Bíblia da Aurora), e o Laymen’s Home Missionary Movement (Movimento Missionário Lar do Leigo), todos eles continuam a existir ainda hoje. Mas a maioria dos Estudantes da Bíblia continuaram sob o controle de Rutherford, e ele mudou-lhes o nome para “Testemunhas de Jeová” em 1931, para os distinguir de todos os outros grupos de Estudantes da Bíblia.

Entretanto, ele mudou a ênfase da seita do “desenvolvimento do caráter” individual para um vigoroso trabalho de testemunho público, distribuindo a literatura da Sociedade de casa em casa.

Em 1927 esta distribuição de porta a porta tinha-se tornado uma atividade essencial requerida de todos os membros.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
“Distribuidores teocráticos de revistas das Testemunhas de Jeová, Enfield, Londres, Abril de 1940”

.

A literatura consistia primariamente das séries de ataques incessantes de Rutherford contra o governo, contra a proibição [de bebidas alcoólicas], contra o “alto comércio” e contra a Igreja Católica Romana.

Ele também forjou uma enorme rede radiofônica e lançou-se nas ondas de rádio, explorando os sentimentos populistas e anti-católicos para atrair milhares de convertidos adicionais.

Os seus ataques vitriólicos, que saíam de forma estridente de fonógrafos portáteis levados até às portas das pessoas e de alto-falantes montados em carros de som estacionados em frente das igrejas, também trouxeram sobre as Testemunhas violência de multidões e perseguição dos governos em muitas partes do mundo.

Tal como Russell, Rutherford experimentou fazer profecias e predisse que os patriarcas bíblicos Abraão, Isaque e Jacó seriam ressuscitados em 1925 para governar como príncipes sobre a terra. (Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, 1920, pp. 110-112)

Eles não apareceram, claro, e Rutherford desistiu de predizer datas.

De fato, referindo-se a esse engodo profético ele mais tarde admitiu: “Eu me fiz de tolo”. (Despertai!, 22 de Setembro de 1987, p. 19)

.

Nathan Homer Knorr

.

O Vice-Presidente Nathan Homer Knorr herdou a presidência quando Rutherford morreu em 1942, mas deixou os assuntos doutrinários, principalmente nas mãos de Frederick W. Franz, que se juntara à seita nos tempos de Russell e tinha trabalhado na sede de Brooklyn desde 1920.

Não tendo o magnetismo pessoal e o carisma de Russell e de Rutherford, Knorr focou a devoção dos seguidores na organização “Mãe” em vez de nele próprio.

Depois de décadas publicando livros e folhetos assinados pelos seus presidentes Russell e Rutherford, a Sociedade Torre de Vigia começou a produzir literatura que era escrita sob anonimato.

Mas não era impessoal, visto que a própria organização era praticamente personificada, e os leitores eram orientados a “mostrar o nosso respeito pela organização de Jeová, pois ela é a nossa mãe e a amada esposa do nosso Pai celestial, Jeová Deus”. (The Watchtower [A Sentinela], 1 de Maio de 1957, p. 285 [em inglês])

Administrador soberbo, Knorr mudou o foco da seita de liderança dinâmica para participação dinâmica dos membros.

Ele iniciou programas de treinamento para transformar membros em recrutadores eficazes.

Em vez de carregar um fonógrafo portátil de casa em casa, tocando discos dos discursos do “Juiz” Rutherford nos degraus das casas das pessoas, a Testemunha de Jeová típica começou a receber instrução sobre como falar de forma persuasiva. Homens, mulheres e crianças aprenderam a fazer sermões às portas sobre uma variedade de assuntos.

Entretanto Fred Franz trabalhava nos bastidores para restaurar a fé nos cálculos cronológicos da seita, um assunto largamente ignorado depois da falha profética de Rutherford em 1925.

A cronologia da revista estabelecia a volta invisível de Jesus Cristo como tendo ocorrido em 1914 em vez de 1874 e, durante a década de 1960, as publicações da Sociedade começaram a apontar para o ano 1975 como o tempo provável do Armagedom e do fim do mundo.

A crença prevalecente entre as Testemunhas de Jeová hoje é que a Sociedade nunca predisse “o fim” para 1975, mas que alguns membros com excesso de zelo leram equivocadamente isso na mensagem.

No entanto, a predição oficial está bem documentada. Veja por exemplo, o artigo intitulado “Por Que Está Aguardando 1975?” na Sentinela de 15 de Fevereiro de 1969, páginas 110-117.

Admitindo uma pequena margem de erro, conclui uma longa discussão com este pensamento:

“Devemos presumir, à base deste estudo, que a batalha do Armagedom já terá acabado até o outono de 1975 e que o reinado milenar de Jesus Cristo, há muito aguardado, começará então? Possivelmente, mas, nós esperamos para ver quão de perto o sétimo período de mil anos da existência do homem coincide com o reinado milenar de Jesus Cristo […] A diferença talvez envolva apenas semanas, ou meses, não anos.” (p. 115, § 30)

Os programas de Knorr para o proselitismo e as projeções apocalípticas de Franz para 1975 combinaram-se para produzir um crescimento rápido no número de membros, tendo a taxa de aumento anual alcançado um máximo de 13,5% em 1974.

Tudo isto elevou a assistência às reuniões nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová de cerca de 100.000 pessoas em 1941 para cerca de 5 milhões em 1975.

O crescimento desde então tem sido mais lento, mas razoavelmente constante na maioria dos anos, com o resultado de cerca de 11,5 milhões se terem reunido nos Salões do Reino dos EUA na primavera de 1992 para a comunhão anual das Testemunhas ou serviço de Memorial comemorando a morte de Jesus Cristo com pão não fermentado e vinho tinto.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Governante das Testemunhas de Jeová em 1975

.

Durante a década de 1970 ocorreram mudanças na sede da Torre de Vigia no que diz respeito ao poder presidencial.

Primeiro, aceitou-se em teoria que a Igreja Cristã não devia estar sob o controle de apenas um homem, devia em vez disso ser governada por um conselho similar aos doze apóstolos.

A diretoria de 7 membros da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pennsylvania tinha sido retratada anteriormente como cumprindo esse papel, mas em 1971 foi criado um Corpo Governante alargado com um total de 11 membros, incluindo os sete Diretores.

O objetivo era demonstrar que a liderança derivava a sua autoridade de uma fonte apostólica, e não da lei que regulava as empresas da Pennsylvania.

Este novo Corpo Governante foi exibido como mais uma evidência de que a seita era a verdadeira igreja, mas na realidade Nathan Knorr continuou a governar as Testemunhas de Jeová tanto como Russell e Rutherford tinham feito antes dele. Isto é, até 1975, quando membros do Corpo Governante começaram a insistir em exercer os poderes que lhes eram conferidos em teoria mas que na prática nunca lhes tinham sido dados.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Frederick William Franz

.

Frederick William Franz

.

Passando por cima das objeções de Fred Franz, o Corpo que ele tinha criado começou de fato a governar, de modo que quando Nathan Knorr morreu em 1977, Franz herdou uma presidência esvaziada de poderes.

Franz também herdou uma organização com problemas de descontentamento por causa do óbvio fracasso das suas profecias sobre o fim do mundo no outono de 1975.

Mesmo na sede de Brooklyn pequenos grupos que se encontravam em privado para o estudo da Bíblia começaram a questionar não só a cronologia baseada em 1914 que tinha produzido a data limite de 1975, mas também o ensino relacionado de que a “chamada celestial” de crentes terminou em 1935, sendo os novos convertidos depois dessa data consignados a um paraíso terrestre como sua recompensa eterna.

A seita que até esta altura tinha crescido rapidamente começou a perder membros pela primeira vez em décadas, à media que as pessoas que tinham esperado o Armagedom em 1975 foram se desiludindo.

Quando as perdas de membros ascenderam a centenas de milhares, um fato ocultado pelas novas conversões nos números publicados pela Sociedade, mas relatado num artigo de investigação do Los Angeles Times de 30 de Janeiro de 1982 (pp. 4-5), o presidente Franz e a maioria conservadora do Corpo Governante tomaram ação.

Na primavera de 1980 iniciaram ações disciplinares contra os dissidentes, desmantelando os grupos independentes de estudo da Bíblia na sede, e formando “comissões judicativas” para pôr aqueles que eram vistos como cabeças em julgamento sob acusações de “deslealdade” e “apostasia”.

Quando as ações desta comissão culminou na renúncia forçada e subseqüente desassociação de Raymond V. Franz, sobrinho do presidente e, tal como ele, membro do Corpo Governante (um acontecimento que a revista Time achou merecer um artigo de página inteira na edição de 22 de Fevereiro de 1982, p. 66), uma mentalidade de estado de sítio apoderou-se da organização em todo o mundo.

Mesmo Testemunhas que saíram discreta e voluntariamente por razões pessoais foram denunciadas como desleais e ordenou-se que fossem evitadas, sendo os seus anteriores amigos proibidos de lhes dizer nem que fosse “um simples olá”.

Assim, embora Frederick William Franz tenha servido como o principal teólogo da seita durante cerca de cinqüenta anos, desde o princípio da presidência de Knorr em 1942 até à sua própria morte em 22 de Dezembro de 1992, o fato de ele ter sobrevivido às suas falsas profecias durante mais de quinze anos exigiu que impusesse uma mini-inquisição sobre os membros para poder manter em vigor o seu quadro doutrinal e cronológico durante o resto da sua vida.

.

Milton George Henschel

.

A seleção de Milton George Henschel como quinto presidente da Torre de Vigia em 30 de Dezembro de 1992 é verdadeiramente significativa para os 13 milhões que agora frequentam os Salões do Reino.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas. Jesus Cristo
Milton George Henschel

.

À primeira vista, a escolha de um conservador firme para o lugar pode parecer garantir uma continuação do status quo, com poucas mudanças no futuro próximo para as Testemunhas de Jeová.

Mas um olhar mais detido revela que esta nomeação é a última posição da velha guarda conservadora, uma indicação de que seriam iminentes as mudanças radicais na liderança e nas doutrinas da seita.

Aos 72 anos Henschel tornou-se o segundo membro mais novo do Corpo Governante, e foi selecionado para liderar homens vários anos mais velhos que ele. (A média das idades na altura da nomeação de Henschel era cerca de 82 anos.)

Com membros nos seus oitenta e tal anos a dormirem durante as reuniões e a votarem nas matérias depois de serem acordados (veja o relato de Raymond Franz no seu livro Crise de Consciência, p. 40), o Corpo está a perder a sua capacidade de providenciar uma liderança com objetivos e decisão.

Henschel foi sem dúvida escolhido em parte devido a ter vitalidade que falta a outros.

Obviamente, estes líderes envelhecidos não poderiam manter as rédeas do poder durante muito mais tempo.

Nas décadas que se seguiram à morte do fundador Charles Taze Russell, o seu sucessor J. F. Rutherford viu-se obrigado a reescrever muitas das doutrinas principais da seita.

Henschel continuou como membro do Corpo Governante até à sua morte, em 22 de Março de 2003, aos 82 anos.

Em 7 de Outubro de 2000, na reunião anual da Assembleia-geral da Sociedade Torre de Vigia é escolhido como Presidente da Sociedade Torre de Vigia de Biblias e Tratados de Pensilvânia Don Alden Adams, ficando até 2014.

Robert Ciranko é o presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de 2014 à 2019.

Em 2019 assumiu a presidência da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados Harold L. Corkern

Pode-se esperar o mesmo quando as Testemunhas de Jeová de uma nova geração herdarem as posições atualmente ocupadas por Milton Henschel e pelos outros membros idosos do Corpo Governante.

Quando os novos líderes assumirem o controle, abandonarão a proibição de transfusões de sangue?

Só o tempo o dirá.

Mas, mesmo que o façam, isso não fará diferença para aqueles que já morreram, nem para aquelas Testemunhas que continuam a morrer enquanto o ensino continua em vigor.

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas.
A Revista Despertai é um dos periódicos das Testemunhas de Jeová

.

Publicações das Testemunhas de Jeová

.

Abaixo as publicações da Sociedade Torre de Vigia, apenas em formato de livro e só desde 1904 em diante (datas de edição na língua inglesa):

  •  Estudos das Escrituras (1904, também emitidas como Aurora do Milênio ; revistos 1909, 1915; 1917 adição de O mistério acabamento , revista 1923), 6 volumes por Charles Taze Russell :
    • O Plano Divino das Idades (1886 como o Plano das Idades , revisto 1887, 1903, 1907, 1908, 1911, 1913)O tempo está à mão (1888, revista em 1889)Thy Kingdom Come (1891)A batalha do Armagedom (1897, como o dia da vingança , revisto 1912)O At-one-ment entre Deus eo Homem (1899, revisado 1915)The New Creation (1904)
  • Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão! (1920)
  • A Harpa de Deus (1921)
  • “A verdade vos Livre” (1943)
  • “Seja Deus Verdadeiro” (1946, revisado 1952)
  • Você pode sobreviver Armageddon no novo mundo de Deus (1955)
  • “As coisas nas quais é impossível que Deus minta” (1965)
  • A Verdade Que Conduz à Vida Eterna (1968, revista, 1981)
  • 1971, Ajuda ao Entendimento da Bíblia (quatro volumes)
  • 1971, “As Nações Terão de Saber que Eu Sou Jeová” — Como?
  • 1971, Escute o Grande Instrutor
  • 1971, Manual da Escola do Ministério Teocrático
  • 1972, Curso da Escola do Ministério do Reino
  • 1972, O Paraíso Restabelecido Para a Humanidade — Pela Teocracia!
  • 1972, Organização Para Pregar e Fazer Discípulos
  • 1973, Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos
  • 1973, Comprehensive Concordance of the New World Translation of the Holy Scriptures
  • 1973, Verdadeira Paz e Segurança — De Que Fonte?
  • 1974, É Esta Vida Tudo o Que Há?i
  • 1974, O “Propósito Eterno” de Deus Triunfa Agora Para o Bem do Homem
  • 1974, O Paraíso Restabelecido para a Humanidade – Pela Teocracia!ii
  • 1975, Está Próxima a Salvação do Homem da Aflição Mundial!
  • 1976, Boas Novas — Para Torná-lo Feliz
  • 1976, Espírito Santo — A Força por Detrás da Vindoura Nova Ordem!
  • 1976, Sua Juventude — O Melhor Modo de Usufruí-la
  • 1977, A Vida Tem Objetivo
  • 1977, Brilhando Como Iluminadores no Mundo
  • 1977, O Reino de Deus — Nosso Iminente Governo Mundial
  • 1978, Meu Livro de Histórias Bíblicas
  • 1978, Torne Feliz Sua Vida Familiar
  • 1979, A Escolha do Melhor Modo de Vida
  • 1979, Comentário à Carta de Tiago
  • 1980, Felicidade — Como Encontrá-la
  • 1980, “Venha o Teu Reino”
  • 1982, Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra
  • 1983, Unidos na Adoração do Único Deus Verdadeiro
  • 1984, Sobrevivência Para Uma Nova Terra
  • 1985, A Vida — Qual a Sua Origem? A Evolução ou a Criação?
  • 1985, Raciocínios à Base das Escrituras
  • 1985, Segurança Mundial sob o “Príncipe da Paz”
  • 1985, Verdadeira Paz e Segurança — Como Poderá Encontrá-la?
  • 1988, Estudo Perspicaz das Escrituras (3 volumes em português)
  • 1988, Revelação — Seu Grandioso Clímax Está Próximo
  • 1989, A Bíblia — Palavra de Deus ou de Homem?
  • 1989, Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas
  • 1990, O Homem em Busca de Deus
  • 1991, O Maior Homem Que Já Viveu
  • 1992, Linguagem de Sinais (Libras – Brasil)
  • 1993, Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus
  • 1995, Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna
  • 1996, O Segredo de uma Família Feliz
  • 1998, Existe um Criador Que se Importa com Você?
  • 1999, Preste Atenção à Profecia de Daniel!
  • 2000, Profecia de Isaías — Uma Luz para Toda a Humanidade I
  • 2001, Profecia de Isaías — Uma Luz para Toda a Humanidade II
  • 2002, Achegue-se a Jeová
  • 2002, Adore o Único Deus Verdadeiro
  • 2002, Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático
  • 2003, Aprenda do Grande Instrutor
  • 2005, Organizados para fazer a vontade de Jeová
  • 2005, O Que a Bíblia Realmente Ensina? (revisto em 2014)
  • 2006, Viva Tendo em Mente o Dia de Jeová
  • 2007, ‘Venha Ser Meu Seguidor’
  • 2008, Os Jovens Perguntam – Respostas Práticas II
  • 2008, Mantenha-se no Amor de Deus
  • 2009, Cantemos a Jeová
  • 2009, ‘Dê Testemunho Cabal’ Sobre o Reino de Deus
  • 2010, Jeremias e a Mensagem de Deus para nós
  • 2011, Os Jovens Perguntam – Respostas Práticas I
  • O que pode a Bíblia nos ensina? (2015) (edição simplificada O Que a Bíblia Realmente Ensina? )

.

Eu frequentei várias doutrinas religiosas, com o propósito de conhece-las e estuda-las, a doutrina dos Testemunhas de Jeová foi uma destas.
Alguns livros das Testemunhas de Jeová

.

Obras de referência

  • Guia de Pesquisa para as Testemunhas de Jeová (anualmente desde 2012), um índice simplificado referência a publicações, principalmente a partir de 2000
  • Assistir Índice Torre Publicações (anualmente desde 1961, combinado periodicamente em vários volumes), índice de assuntos para publicações Watch Tower Society desde 1930
  • Índice de Torre de Vigia reimpressões 1879-1919 (1922)
  • Índice de Torre de Vigia 1895-1899 (1900)
  • Uma visão sobre o escrituras , 2 volumes (1988, revista 2015)
  • Ajuda ao Entendimento da Bíblia (1971)
  • Ajuda ao Entendimento da Bíblia (A-Êxodo) (1969)
  • Raciocínio das escrituras (1985, revista 1989)
  • “Certifique-se de todas as coisas, retende o que é Fine” (1965)
  • “Certifique-se de todas as coisas” (1953, revisado 1957)
  • Concordância abrangente da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (1973)
  • “Toda Escritura é inspirada por Deus e Proveitosa” (1963, revisto 1983, 1990)
  • “Perfeitamente habilitado para toda boa obra” (1946)

Traduções da Bíblia

  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas-Study Edição ( Evangelho de Mateus – Atos dos Apóstolos ) (2015, revisado 2018)
  • Tradução do Novo Mundo da Santa Edição Escrituras-Referência (1984)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas-Student Edition (1963)
  • Tradução Interlinear do Reino das Escrituras Gregas (1969, revista, 1985)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (1961, revista em 1970, 1971, 1981, 1984, 2013)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, Volume I (1953)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, Volume II (1955)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, Volume III (1957)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, Volume IV (1958)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Hebraicas, Volume V (1960)
  • Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs (1950, revisado 1951)

Para o uso diário

  • Examine as Escrituras Diariamente , anualmente desde 1986
  • Diário Heavenly Manna para a família da fé (1905, revisto 1907 como Diário Heavenly Manna e Record aniversário )
  • Calendário das Testemunhas de Jeová , anualmente 1983-2016

A Sociedade Torre de Vigia também adquiriu os direitos de publicação para as seguintes traduções da Bíblia:

  • A Bíblia em Viver Inglês (1972, revisado 1989) -pela Steven T. Byington
    American Standard Version (1944)
  • King James Version (1907 com Sociedade Torre de Vigia apêndices intitulado Berean Bible Professores manual , revisto 1908; 1942)
  • O Emphatic Diaglott (1902, 1926)
  • Holman Linear Edição Paralelo (1902, paralelamente King James Version e Versão Revisada , com apêndices Sociedade Torre de Vigia)
  • Joseph B. Rotherham Novo Testamento Criticamente enfatizado , segunda edição (1890)

 

Auxiliares de estudo secundário

ajudas secundárias são considerados pouco antes ou logo após o batismo.

  • Como a permanecer no amor de Deus (2018, edição simplificada “Mantenha-se no Amor de Deus” )
  • “Mantenha-se no Amor de Deus” (2008, revisto de 2014)
  • Adorar o único Deus verdadeiro (2002)
  • Unidos na adoração do único Deus verdadeiro (1983)
  • “Venha o teu reino” (1981)
  • A vida eterna-in liberdade dos filhos de Deus (1966)
  • “Isto significa que a Vida Eterna” (1950)

auxiliares de estudo suplementar

  • Palavra da Bíblia por Deus ou de Homem? (1989), destinado a convencer que a Bíblia é fiável
  • É a Bíblia Realmente a Palavra de Deus? (1969)
  • Verdadeira Paz e Segurança-Como você pode encontrá-lo? (1986)
  • Verdadeira Paz e Segurança de que fonte? (1973)

Para uso na pregação

  • “Venha, seja minha Follower” (2007)
  • Achegue-se a Jeová (2002, revisto de 2014), um auxiliar de estudo da Bíblia
  • Pesquisa da humanidade por Deus (1990), uma revisão das principais religiões
  • O que a religião fez pela humanidade? (1951)

Comentários bíblicos

  • Imitar sua Fé (2013), comentários sobre vários personagens bíblicos

Antigo Testamento

  • A Palavra de Deus por nós através de Jeremias (2010), comentário sobre Jeremiah
  • Viva com o Dia de Jeová in Mind (2006), comentário sobre os doze profetas menores ( Oséias através Malaquias )
  • Paraíso restaurado para a humanidade-By Teocracia! (1972), comentário sobre Ageu e Zc
  • Religião (1940), comentário sobre Joel
  • Preparação (1933), comentário sobre Zacarias
  • Profecia-Light de Isaías for All Mankind , 2 volumes (. Vol. 1: 2000; vol 2: 2001), versículo por versículo comentário sobre Isaías
  • Segurança Worldwide Sob o “Príncipe da Paz” (1986)
  • Do homem a salvação da angústia mundo à mão! (1975)
  • “Novos céus e uma nova terra” (1953)
  • Preste Atenção à Profecia de Daniel! (1999, revisado 2006), versículo por versículo comentário sobre Daniel
  • Unido a nossa entrada Mundial do governo por Deus (1977)
  • “Sua vontade seja feita na Terra” (1958)
  • A adoração pura de Jeová-Restaurado At Last! (2018), comentário sobre Ezequiel
  • “O nações saberão que eu sou o Senhor” -Como? (1971)
  • Vindicação , 3 volumes (1931-1933)
  • O Novo Mundo (1942), comentário sobre Job
  • Vida (1929), comentário sobre Job
  • Preservation (1932), comentário sobre Ruth e Esther

Novo Testamento

  • Jesus-Caminho, a Verdade, a Vida (2015), a narrativa dos Evangelhos ( Mateus , Marcos , Lucas , João )
  • “Testemunho Cabal” sobre o Reino de Deus (2009), comentário sobre Atos dos Apóstolos
  • O Maior Homem Que Já Viveu (1991)
  • Revelação-Seu Grandioso Clímax Está Próximo! (1988, revisado 2006), versículo por versículo comentário sobre Apocalipse
  • “Então está terminado o Mistério de Deus” (1969) (Apocalipse capítulos 1-13)
  • “Babilônia, a Grande caiu!” Regras Reino de Deus! (1963) (capítulos 14-22) Revelação
  • Luz (dois volumes) (1930)
  • O mistério acabamento (1917)
  • Escolhendo o melhor modo de vida (1979), comentário sobre Primeiro e Segundo Peter
  • Comentário sobre a Carta de James (1979), versículo por versículo comentário sobre James

História das Testemunhas de Jeová

  • Regras Reino de Deus! (2014)
  • Testemunhas-Proclaimers de Jeová do Reino de Deus (1993)
  • Testemunhas de Jeová no Propósito Divino (1959)

Para o treinamento de evangelismo

  • Beneficiar da Escola do Ministério Teocrático (2002)
  • Teocrático Ministério Escola Guia (1971, revista em 1992)
  • Curso Escola do Ministério do Reino (1960, revista, 1972)
  • Capazes de ser ministros (1955, revisto 1967)
  • Aid teocrático para Unido Publishers (1945)
  • Curso de Ministério Teocrático (1943)

Para as crianças e jovens

  • Os Jovens Perguntam-Respostas Práticas , 2 volumes (vol 1: 1989, revisto de 2011; Vol. 2:. 2008)
  • Sua Juventude-Obtendo o Melhor Out of It (1976)
  • Aprenda do Grande Mestre (2003)
  • Ouvindo o Grande Mestre (1971)
  • Lições que você pode aprender com a Bíblia (2017)
  • Meu Livro de Histórias Bíblicas (1978, revisado em 2004)
  • Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado (1958)
  • Crianças (1941)
  • A Way to Paradise (1924)

Para as famílias

  • O Segredo de Uma Família Feliz (1996)
  • Fazendo sua vida familiar feliz (1978)

Evolução vs criação

  • Existe um Criador Que Se Importa com Você? (1998)
  • Vida-Como a Sua Origem? A Evolução ou a Criação? (1985, revisado 2006)
  • Será que Man chegar aqui de Evolução ou a Criação? (1967)
  • Criação (1927)
  • Cenário do Fotodrama da Criação (1914), que acompanha Fotodrama da Criação
  • Cenário do Fotodrama da Criação (1914), 3 volumes que acompanha o Drama Eureka

Para funções específicas

Os candidatos ao batismo

  • Organizado para fazer a vontade de Jeová (2005, revisto de 2015)
  • Organizado para realizar nossos Ministério (1983, revista, 1989)
  • Organização para a de pregação do Reino e fazer discípulos (1972)
  • “A tua palavra é lâmpada para os meus pés” (1967)

Elders

  • “Pastorear o rebanho de Deus” (2010, revisto de 2012, 2015)
  • “Preste Atenção a Vós Mesmos ea Todo o Rebanho” (1991)
  • Índice de Cartas

Equipe filial

  • Organização ramo (revisado em 2003), para os superintendentes de filial
  • “Moradia juntos em unidade” (1952, revisado 1974 de 1982 de 1989 de 1996, 2004)
  • Manual de Padrões (2005), para revisores
  • Escrevendo para nossas revistas , para escritores

De outros

  • Memorando para Comitês Regionais de Construção , por Comité Regional Edifício membros
  • Trabalhando em conjunto com segurança para a segurança Normas e Padrões para Projetos voluntários , voluntários do Comitê Regional Construção
  • Convenção Distrital de Operações (1997), por membros do Comitê de Convenção
  • “Totalmente Alcançar a sua Ministério” -2 Timóteo 4: 5 , para os participantes da escola serviço pioneiro
  • Brilhando como iluminadores no Mundo (1977, revisto 1989 2004)
  • Booklet missionária Counsel (1985), por missionários

Orientação jurídica para os membros

  • Preparar-se para um caso de custódia da criança que envolvem questões Religiosa (1997)
  • Perguntas diretas e interrogatório em casos de custódia da criança (1987)
  • “Defender e estabelecer legalmente a Boa Nova” (1950)

Para os médicos

  • Family Care e Gestão Médica para as Testemunhas de Jeová (1992, revista, 1995)

Outros livros out-of-print

  • Sobrevivência Em uma Nova Terra (1984)
  • Felicidade-How to Find It (1980)
  • A vida tem um propósito (1977)
  • Good News-To Make You Happy (1976)
  • Espírito Santo, a força por trás da Nova Ordem vindo! (1976)
  • “Propósito eterno” de Deus Agora Triunfar Por do Homem Bom (1974)
  • É esta vida tudo que existe? (1974)
  • Reino de mil anos de Deus tem Abordado (1973)
  • “Let Your Name ser santificados” (1961)
  • “O Reino está próximo” (1944)
  • Salvation (1939)
  • Inimigos (1937)
  • Riches (1936)
  • Jeová (1934)
  • Preparação (1933)
  • Prophecy (1929)
  • Governo (1928)
  • Reconciliação (1928)
  • Deliverance (1926)
  • Comfort para os judeus (1925)
  • The Way to Paradise (1924)
  • A Revelação de Jesus Cristo de acordo com o texto do Sinai (1918)
  • Pastor Russell sermões (1917)
  • Berean Bible Professores manual (1909)

 

Além destes livros, foi editado anualmente um Anuário das Testemunhas de Jeová que relata a atividade das Testemunhas de Jeová a nível mundial, bem como apresenta a história da sua implantação e desenvolvimento em alguns países em cada edição.

18 thoughts on “Testemunhas de Jeová – Parte 01

  1. Wilson says:

    A verdade absoluta é o troféu de quem busca a auto realização de seu próprio interior, e auto realização tem a ver com doação e entrega. Acredito que, assim como somos poeira de estrela e pela nossa ignorância como humanos – pois sabemos tão pouco sobre a verdade – temos conosco a única certeza: nada no universo apareceu por acaso, tudo foi projetado e tem um propósito. Nossa limitada racionalidade ainda não está pronta para entender nem mesmo uma parcela das questões “humanidade e criador”. Fica minha a mensagem: continuem pesquisando sobre estas questões, mas não esqueçam de uma coisa, mantenham-se abertos às alegações que fixam a distribuição do amor, pois quando morrermos, descobriremos tudo sozinhos e não haverá ninguém pera provarmos absolutamente nada. E é isso que somos, solitários no universo. Por conseguinte, de todos os atributos, entre eles a sabedoria e conhecimento racional e antropológico que poderemos adquirir o maior sentimento humano que nos guiará para o clímax da felicidade é o amor fraternal. O porta – vós do criador nos foi apresentado como portador desse sentimento e independentemente do fato de que você, hoje, não acredite que ele realmente pisou na terra e que existe por tempo indefinido, reflita: sabe aquele momento de felicidade que já compartilhou com uma pessoa próxima, sim aquele momento que estava tão feliz que não sabe como explicar, é esse sentimento que o criador quer para você a vida toda. Entenda: nós seres humanos temos o poder da livre escolha, e ela está relacionada com o conhecer, analisar e escolher, mas cuidado, se você se utilizar de critérios egoístas para finalizar o a absorção intelectual desses três verbos, a consequência certamente será desastrosa, pois saiba o amor não é egoísta.

  2. Carlos says:

    Tenha um conduta de moral da biblia se livre de festas pagãs . vai pregar na terra inteira e respeite o nome santo de Deus.
    Seja neutro nos assuntos políticos.
    Não pegue em armas.
    Imite cristo.
    Ai sim vc é um cristao.

  3. Augusto says:

    Complemento.

    A fé separa pessoas, famílias. O amor une os homens de diferentes formações.
    A presunção de alguns homens de se porem num patamar acima de muitos, quando ninguém os chamou é grave. Quando chamam, é pior ainda.

    No mais,

    Um abraço para todos.

  4. Augusto says:

    A matéria excelente. Os religiosos mediante uma exposição dessa, perdem a linha com medo que o povo enxergue que a bíblia é um delírio. Fui TV por 27 anos, e procrastinei ao máximo a minha saída porque ficaria privado de falar com a minha família.
    Quanto aos evangélicos são um dos canceres da humanidade.

  5. Edson de Alvarenga Sodré says:

    Gilberto (Giba).
    Volto a perguntar voçê crer que a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus Jeová?. Sim ou não?.
    A questão Histórica fica para depois ok!
    Abraço Edson.

      • Edson de Alvarenga Sodré says:

        Gilberto (Giba).
        Se você tem dúvidas sobre autenticidade da Bíblia, pelo o Deus Todo Poderoso Senhor Jeová.
        Você não pode comentar em nenhum paralelo,pois a Bíblia não aceita remendo, ela é autêntica, e está a frente do conhecimento secular.
        Exemplo, quem disse para Jó sobre os abismos e montanhas no fundo do mar, se até pouco tempo os portuguêses eram os maiores cartógrafos do mundo afirmavam que o mar era só planicie. Jó falau sobre as ondas artesianas que nos permite a falar ao telefone, ver televisão, etc. Jó também disse do fôgo que revolve o interior da terra, Salomão falou sobre os meridianos da terra, Jesus Cristo falou sobre o fuso horário. Estas são verdades entre outras que estão a frente do conhecimento humano.
        A Bíblia é um livro Divino e por isso sobrenatural, aqual não se contradiz entre seus escritores porque um só é o seu autor, Senhor Deus Jeová.
        Quanto ao concílio de Nicéia foi no ano 325 se não me engano, e o novo livro, era novo só para Constantino pois já havia sido escrito por Moisés e os apostulos a varios séculos.
        Fique na paz abraço,Edson.

  6. Edson de Alvarenga Sodré says:

    Delmar.
    Me desculpe se fui rude em meu comentário, não foi essa a minha intenção.
    Você deixa claro que gosta de se informar,por isso estuda História,religião e a Bíblia.
    E fico feliz com isso, pois estudando a Bíblia, pois por minha fé creio que você possa ter a oportunidade de ver a verdade que eu vejo, e não digo isso por ser religioso, pois não discuto religião, estudo Bíblia pois ela está acima de qualquer religião. Não uso dela para me afirmar ou fazer fortuna, pois não aceito a cobrança do dízimo nas igrejas, pois isso é uma lei em forma de ordenança. E essa lei foi abolida justamente pelo sacrifício de Cristo, Efésios 2:15.
    Mas-lhe peço que fundamente a base que te leva crer em Deus, creio que me dará uma reposta bastante interessante, fico o aguardo, um abraço.
    Pastor Edson.

  7. Delmar Antonio Marques de Souza says:

    Pastor Edson, com todo o respeito que o Senhor me merece, não aceito a sua argumentação de falta de fé e/ou de conhecimento, pois eu os tenho de sobra.

    De outra banda, digo-lhe que a bíblia sagrada é um livro milenar que foi escrito por N pessoas que se dizem profetas e/ou inspirado por Deus o que eu não acredito. A referida escritura já foi alterada e modificada por muitas pessoas, e cada uma conta a sua “verdade” conforme o seu entendimento, adaptando-a ao seu próprio interesse. Na minha visão e/ou entendimento é uma verdadeira Torre de Babel. Ela só serve para confundir a humanidade!

    Quanto a sua falsa argumentação de que eu não acreditaria em Deus, não espelha a realidade fática, pois acredito piamente na sua existência e poder. O que eu não acredito de fasto é nas religiões criadas e administradas por homens de vez que eivadas de inverdades, corrupção e falsidades.

    Esta é a minha opinião, salvo melhor juízo!

  8. Edson de Alvarenga Sodré says:

    Delmar.
    A sua falta de conhecimento te leva a falta de entendimento,e consequentemente a falta de fé.
    A Bíblia comprova verdades, joga por terra teses infundadas. A ciência se aplica em contestar a Bíblia, e até o presente momento não tem conseguido.
    E a sua falta de conhecimento não te autoriza a comentar nestes termos.
    Seja humilde vá estudar a Bíblia,mesmo não crendo pede a Deus entendimento e com certeza,
    tu te surpreenderá. Shalon pr Edson

    • Gilberto says:

      Pastor Edson, eu vou interferir em sua resposta ao Delmar e se ele quiser acrescentar algo, que fique a vontade.
      Quando se fala em fé, tanto para quem acredita na bíblia, quanto para quem não acredita, tanto faz, trata-se apenas da fé.
      O que a bíblia diz e prova, para quem não acredita nela, não tem validade nenhuma, como para quem acredita, nem precisa de provas de que é real.
      A bíblia, em verdade, não joga por terra nenhuma tese, muito pelo contrário, ela se bem estudada, deixa ainda mais dúvidas.
      Eu lhe peço pastor, seja humilde e vá estudar história, e verá que o Delmar não está tão errado assim.
      E para finalizar, o que um partos que acredita na bíblia cristã está fazendo ao utilizar Shalon como saudação, já que esta é uma saudação judaica, sabendo-se que os judeus consideram Jesus apenas mais um entre muitos profetas e muito longe de ser messias.
      Talvez pastor Edson, sobre-lhe religiosidade/fé e falte-lhe conhecimentos históricos sobre aquilo que é objeto de sua fé.
      Se quiser conversar a respeito, estou a sua disposição a qualquer tempo.
      Grande abraço
      Gilberto (Giba)

      • Edson de Alvarenga Sodré says:

        Gilberto (Giba).
        Gostaria de saber se você aceita que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada?
        Pois a minha resposta ao Delmar, foi por ele não aceitar que a Bíblia é a Palavra de Deus.
        Fico no aguardo, Abraço.
        Pastor Edson

        • Gilberto says:

          Olá Edson,
          A bíblia é uma parte dos livros sagrados dos judeus, mais algumas alterações feitas durante o Concílio de Nicéia, promovido pelo imperador romano Constantino, afim de utilizar o novo livro, a bíblia, como fundamento para se fundar a igreja Católica Apostólica Romana.
          Não há como se dizer conhecedor do significado das palavras da bíblia sem conhecer a cultura e crença judaica.
          Os cristãos costumam cometer erros gigantescos de interpretação por conta desta falta de conhecimento.
          Se estudar um pouco a fundo a história, verá que é inocente e muito simplista acreditar que a bíblia foi simplesmente inspirada.
          Se a fé lhe faz bem, ótimo, mas esta mesma fé não é tão benéfica para todos, visto que é relativa e pessoal.
          Quanto a dizer que a bíblia é a palavra de deus, tenho que lhe perguntar qual deus, o judaico, o judaico-cristão o católico ou o da Torre da Vigília?
          Podemos discutir a história bíblica paralelamente com a história real e se quiser, faço alguns paralelos com a doutrina ensinada no Salão do Reino.

  9. Jonathan Almeida says:

    Sou ateu. Gostei muito. Baita clareza das ideias e poder de síntese… Aprendi muito…
    Eu só diria uma coisa que é o que sinto. Parece que há certa confluência entre os pensamentos dos religiosos: medo. Talvez por isso dá medo em alguns…

    abraços

    • Gilberto says:

      Jonathan, a religião é sustentada basicamente em três pilares: O medo, a ignorância e o preconceito.
      São muito poucos os religiosos por tradição, isentos destes três itens.
      Você está correto ao identificar medo, um dos principais ingredientes, comum a grande maioria das doutrinas.

  10. Ronaldo Moraes says:

    Srs,

    Sou envangélico e tenho orgulho disso. Digo, infelizmente, que o evangélho que se conhece hoje em dia são os de TV, ou os Testemunhas de Jeová citados acima que mais ou menos dias aparecem em sua porta, mas garanto a todos que este não é o verdadeiro evangélho. Respeito a opnião anterior, porém é fácil falar, escrever que não acredita na história de Cristo e não “estória” sem o conhecimento de causa, ou seja, sem se abrir para experimentar algo novo e espiritual. Para aqueles que duvidam da existência do Deus cirador do céu e da terra faça um teste, lanço aqui um desafio, o que você tem a perder? Escolha um dia, qualquer um e, antes de dormir ou no inicio do dia, faça isso em pensamento! para depois não dizer que alguém ouviu. Primeiro limpe seus pensamentos e peça uma prova de que Deus existe e te conhece pelo nome. Depois disso efeuado aguarde!!
    Grande abraço!

  11. Delmar Antonio Marques de Souza says:

    Delmar Antonio Marques de Souza*

    TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.

    O que tenho a dizer sobre as religiões: Que são todas boas e nenhuma presta. Foram criadas por pessoas que, na verdade, visavam, em última análise, colherem ao final algum resultado: como fama e fortuna. Haja vista que todas as religiões são tão poderosas economicamente, quanto a maior multinacional do mundo. De onde elas retiram tantos recursos financeiros, senão dos bolsos de seus modestos fiéis?
    A falsa história de que quando se morre vai para o céu, é uma estória da caroxinha. Ela serve para enganar os incautos!
    Digo isso sem querer ofender quem quer que seja e sim não vislumbro nada que seja diferente deste entendimento.
    Não acredito, também, na história de Cristo, que possa vir a ser verdadeira.
    A única hipótese possível nessa história, é a que afirma teria Jesus sido um “extraterrestre. O resto é estória para boi dormir.
    Esta é a minha opinião, salvo melhor juízo!.
    *Delmar Antonio Marques de Souza é advogado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.