Experimentar um ambiente decorado, já pronto traz segurança ao cliente; visitantes se identificam com mistura de materiais, cores e texturas presentes nos projetos, gerando conexão e sensação de aconchego
.
Os decorados dos lançamentos imobiliários são sempre perfeitos e verdadeiros objetos de desejo. Ideias inovadoras, contemporaneidade, otimização de espaços e a aplicação de materiais de última geração são algumas das características que enchem os olhos de quem está buscando um imóvel para morar ou investir.
.
.
A Incorporadora e Construtora Plaenge leva essa apresentação muito a sério e profissionalizou essa decoração desde o seu início, sendo operada nas últimas três décadas pelo mesmo escritório de arquitetura.
A iniciativa garante, além do bom gosto líquido e certo, o padrão Plaenge que a construtora sempre prima por aperfeiçoar.
.
.
São centenas de projetos arquitetônicos e também de interiores feitos nestes período pela Luísa Bohrer, arquiteta responsável pelo escritório Bohrer Arquitetos e pelas centrais de decorado da Plaenge de todo o País e do Chile. “Já foram milhares de metros quadrados projetados para a construtora, uma parceria sólida e que nos deixa imensamente felizes”, orgulha-se Luísa.
A arquiteta explica que, para criar propostas para empreendimentos nas diferentes partes do Brasil e do Chile em que a construtora está situada, ela leva em conta, além das questões físicas locais – como temperatura média, insolação e ventilação – também o perfil do público-alvo para aquele empreendimento. “Costumes e tipos de consumo, entre outras peculiaridades, são tão importantes nas nossas pesquisas quanto a concepção dos projetos”, observa.
.
.
Mas, segundo ela, há elementos que são obrigatórios em todas as centrais de decorado da construtora e todos passam pela sofisticação. Para as áreas comuns, por exemplo, onde ficam as maquetes e os visitantes são recepcionados, ela cita a marcação do acesso, circulação confortável, hierarquia dos espaços e uma linguagem adotada condizente com o posicionamento da marca Plaenge.
Antes mesmo da pandemia, as centrais da Plaenge já apresentavam espaços amplos e arejados para oferecer uma experiência de comodidade ao cliente.
A central de decorados no Cambuí, em Campinas, onde estão exibidos os decorados dos empreendimentos TREND Home & Design e Signature Cambuí, é bastante convidativa. “No hall, a paleta segue a linguagem que o nosso escritorio adota para os empreendimentos da marca: materiais com texturas nobres, detalhes em dourado fosco de maneira sutil – sempre elegante – e uma iluminação aconchegante para que o cliente se sinta à vontade e acolhido”, destaca Luísa.
.
.
Sustentabilidade
A também arquiteta Thaísa Bohrer diz que a vida útil de um decorado é de dois anos, em média, contados a partir do lançamento do empreendimento até o término de comercialização das unidades definido pela construtora. Pelo encantamento que oferece aos potenciais compradores, o investimento é justificado, pois muitos visitantes só conseguem ter ideia do resultado quando entram num espaço com as proporções previstas na planta. “O modelo do apartamento decorado é uma reprodução fiel do projeto executado na torre. A única diferença é que a construtora torna ou não funcionais os pontos para fornecimento de água, gás e etc”, compara.
A boa notícia é que vários materiais usados na elaboração do decorado são reutilizados. Thaísa conta que itens de decoração mais atemporais, eletrodomésticos, serralherias e móveis soltos são aproveitados. “Com cuidado na montagem/desmontagem esses exemplares costumam durar e, caso necessário, podem haver reformas e repinturas nas peças exibidas”, elucida.
.
.
Feito para inspirar
Thaísa afirma que é bastante comum clientes quererem repetir em seus apartamentos exatamente a composição do decorado. “Experimentar um ambiente já pronto gera segurança no cliente. Embora nosso escritorio seja apenas voltado para o segmento da incorporação, ficamos lisonjeados quando isso acontece”, diz.
Tanto no decorado do TREND Home & Design, quanto no modelo do Signature Cambuí, Thaísa aplicou bastante concreto. Ela explica que a textura dele confere um aspecto atemporal e universal por ser, na sua essência, neutro e acinzentado. “Funciona muito bem enquanto base para as demais composições de materiais, texturas e cores. Por exemplo, uma sala com concreto e laca rosa ou um ambiente com concreto + marmorizado”.
.
.
Thaísa salienta ainda que o concreto aceita combinações inusitadas e acabamento primoroso. E somado a uma boa iluminação, o “todo” fica harmônico e sofisticado. “Gostamos de fazer essa mistura para agradar um número maior de pessoas que visitam os apartamentos. Dessa forma, grande parte se identifica com elementos presentes no projeto e a conexão do cliente com a marca/imovel passa a fazer sentido”, revela.
.
.
O living aberto com a mescla de várias utilizações no mesmo ambiente é recurso usado nos dois decorados da Plaenge em Campinas. Para Thaísa, é um conceito que se adequa muito bem ao estilo de vida contemporâneo. “Isso vale tanto para apartamentos compactos, quanto para os maiores. O formato traz flexibilidade, versatilidade, menos obras de reformas e adaptação e menor gasto.
.
.
A arquiteta lembra que há alguns cuidados na decoração de um living multiuso. Segundo ela, independente da dimensão do ambiente, ele deve ser harmônico. “Os elementos devem ‘conversar’ entre si. Quanto maior o espaço, mais atentos devemos estar à essas ligações”, confere.
Ainda em relação ao living, Thaísa ressalta que o modelo multiuso vem sendo adaptado e configurado ao longo de anos e provavelmente durará vários outros, uma vez que as configurações de casa, lazer, trabalho e família estão em constante mudança. “É um reflexo de nosso tempo”, contemporiza.
.
.
Sobre a Plaenge
Fundada há 51 anos, a Plaenge atua em oito cidades, localizadas em seis estados brasileiros. Também opera no Chile há 11 anos. A empresa já entregou 400 torres onde moram mais de 94 mil pessoas e tem 2 mil colaboradores diretos.
A Plaenge é a primeira construtora do Brasil a utilizar a metodologia Porsche Consulting. Todos os procedimentos são guiados pelas premissas de excelência e precisão que tornaram a marca alemã um ícone internacional no mercado de luxo.
Com a parceria, firmada em 2016, os processos da Plaenge foram enriquecidos. A construtora se identifica com os valores da Porsche Consulting, referência em primor e desempenho. O resultado de desenvolvimento constante de produtos modernos e de altíssimo padrão são conquistados pelo envolvimento de equipes multidisciplinares que vão além da engenharia, gerando valor para o cliente e posicionamento da Plaenge no mercado.
Informações: https://www.plaenge.com.br/
.
.
Informações à imprensa
Jornalistas Kátia Nunes e Bianca Massafera
(19) 99751-0555
comunicacao@
Table of Contents