A primeira Universidade Municipal, foi instalada na Escola Municipal Prof. Derville Allegretti, por Jânio da Silva Quadros.
1) Os candidatos a vereador em São Paulo e, também os candidatos a prefeito dizem que vão acabar com a Progressão Continuada. É promessa de campanha?
Resposta:-“ É promessa de campanha! Porque se trata de uma Lei federal. “O artigo 32, parágrafos 1º e 2º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9394/96 , deverão ser corrigidos por uma Portaria Ministerial, embora seja um remendo lamentável. Como pode uma lei do Congresso ser corrigida por instrumento de menor hierarquia?”
.
2) Se eleito, na Câmara Municipal, levar adiante o Projeto de Superdotados?
Reposta:-“Estamos diante da irreversibilidade da lei da educação brasileira. Não custa, pois, acentuar alguns aspectos que poderiam ter merecido melhores definições, como é o caso da educação especial, tratada de modo superficial. É muito grande, no Brasil, o número de deficientes visuais, auditivos, motores e psicológicos, todos merecendo na escola os cuidados que são dispensados, com tanto carinho, nas nações mais desenvolvidas. Quando na LDBEN/9394/96 – se fala em superdotados há apenas uma referência no artigo 58. O meu projeto para a cidade de São Paulo, será a criação do Instituto de Superdotados.
.
3) È sua a proposta na criação da Universidade Municipal?
Resposta: Sim. (Conforme fax simile reproduzido acima).
A proposta da Instalação da Universidade Municipal (UMUSP) se deu no governo Jânio Quadros e colocada em pratica imediatamente. Ver no link acima, que sou o autor do Projeto.
.
4) Falta marketing na educação brasileira?
Resposta: O povo brasileiro considera a educação como principal fator de mudança na sociedade. Por falta de marketing e a existência de circunstâncias sobre as quais não se tem domínio, como é o caso da segurança e da saúde, a educação passou a uma posição secundária, o que dificulta considerá-la prioridade. Para o leigo, ela deixou de ter a mesma importância de dez ou 15 anos atrás. Entre as reformas preconizadas para a educação brasileira, seria originalíssimo pensar numa estratégia de marketing que valorizasse a vontade política do país, no sentido de dar à educação a precedência que lhe é devida.
.
.
Usar o espaço do Giba.net para esclarecer dúvidas ou informações desencontradas é algo que todo blog também deveria fazer. Inclusive o meu. Pois é um serviço prestado aos leitores e a comunidade. Muito bom o formato de perguntas e respostas.