Lino Tavares
O veleiro Madrugada, do comandante Niels Rump, foi o vencedor da Regata Porto Alegre – Pelotas que largou na última sexta-feira à noite em frente ao clube Veleiros do Sul.
O Madrugada cruzou na manhã de domingo a linha montada na entrada do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos. O segundo barco a chegar foi o Maná, de Márcio Lima, e o terceiro, o Shogun, de Marcelo Caminha. Dos 20 barcos participantes apenas estes três cumpriram a regata de 120 milhas de distância, os demais completaram o percurso a motor e ficaram de fora da competição.
A regata foi demorada devido ao vento fraco que predominou nas direções sudoeste, sul e sudeste. No entanto, para o comandante Niels Rump, do veleiro Madrugada, de 40 pés, que correu nas classes RGS e Velejaço, a prova não foi desgastante apesar das mais de 36 horas de duração da competição. “A tripulação enfrentou com bom humor as dificuldades de velejar com vento fraco. A regata largou na sexta-feira às 20 horas e só saímos do Guaíba e entramos na Lagoa dos Patos às 3 horas da madrugada de sábado. Na noite seguinte pegamos outra calmaria, das 3 às 6 horas da manhã de domingo, quando ficamos parados na Lagoa. Mas foi bacana e muito prazeroso de velejar com uma tripulação divertida”, contou o comandante Niels, do Veleiros do Sul.
A entrega de prêmios e festa de encerramento ocorreu na sede do Veleiros Saldanha da Gama, em Pelotas, na tarde de domingo. As tripulações retornaram via rodoviária para Porto Alegre. A Regata foi uma realização do Veleiros do Sul e Veleiros Saldanha da Gama. Apoio da Marinha do Brasil, Rio Grande Yacht Club, Clube dos Jangadeiros e Iate Clube Guaíba e das empresas Vipal – 40anos, Equinautic/ Nautos.