Lino Tavares
Clube gaúcho poderá captar patrocínio de empresas com o investimento de 0,5% do ICMS a pagar
Nesta quarta-feira (26), o Veleiros do Sul recebeu da Secretaria do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul a habilitação para a captação de verba para dois projetos pelo Programa de Incentivo ao Esporte: Pró-Esporte/RS. O Clube é um dos primeiros do Estado a aprovar projetos pela nova lei de incentivo ao esporte.
O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, e a presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS – Fundergs, Renita Dametto, receberam o vice-comodoro do VDS, Eduardo Ribas, para formalizar a entrega do documento que autoriza os projetos Campeonato Sul Americano de Optimist eTreinamento Olímpico da Classe 470 a receberem doações de empresas interessadas em apoiar o esporte da vela com aplicação 0,5% do ICMS a pagar.
Participaram também da cerimônia os velejadores em campanha olímpica Geison Mendes e Gustavo Thiesen, que serão beneficiados pelo projeto Treinamento Olímpico da Classe 470 e o gerente esportivo do Clube, Odécio Adam. De acordo com o secretário, a aprovação das cartas para o Veleiros foi unânime e a publicação no Diário Oficial, homologou as ações. O projeto Campeonato Sul Americano de Optimistcontará com três meses para a captação de R$ 371,5 mil e o projeto Treinamento Olímpico da Classe 470 terá prazo de seis meses para captar R$ 287,7 mil.
Kalil Sehbe antecipou Pró-Esporte em 2011 no VDS
O secretário Kalil Sehbe relembrou que em fevereiro de 2011, quando esteve no Veleiros do Sul participando da solenidade de batismo dos barcos Elliott 6M um pouco antes de assumir a pasta em que hoje é titular. Na ocasião, anunciou a criação de uma lei estadual para incentivo ao esporte, nos moldes da Lei do Incentivo à Cultura (LIC): “Além de termos uma política estadual, voltada ao esporte, também vamos ter uma lei de incentivo através do ICMS a pagar, compromisso a ser honrado já no primeiro ano de governo. Será um marco inicial para grandes conquistas”.
Na época, havia apenas um esboço do Pró-Esporte/RS e curiosamente o Veleiros do Sul foi uma das primeiras entidades a serem beneficiadas com o projeto: “Estamos vivendo uma nova realidade no Estado com a viabilização do Pró-Esporte/RS, só temos que agradecer o empenho do governo Estadual que conseguiu implementá-lo em tão pouco tempo”, orgulha-se o secretário. A presidente da Fundergs Renita Dametto enfatizou a importância do Pró-Esporte para as associações a para os atletas do Estado. “É um incremento grande de receita, um recurso necessário para podermos desenvolver todas as modalidades, assim como a vela que hoje recebe esse benefício pelo Veleiros do Sul. Campeonatos como o Sul-Americano de Optimist são importantíssimos e podem inclusive trazer novos atletas para o esporte”, pontuou.