Lino Tavares
Matheus Dellagnelo vence o Brasileiro de Laser Radial por antecipação
A carioca Fernanda Decnop lidera na categoria feminina que é classe olímpica. A competição encerra hoje com as duas regatas finais a partir das 13 horas
No penúltimo dia do Campeonato Brasileiro da classe Laser Radial, o catarinense Mateus Dellagnelo garantiu o título masculino por antecipação faltando ainda duas regatas para serem realizadas nesta terça-feira no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Matheus abriu uma diferença de 15 pontos sobre o segundo colocado, Henrique Back, que também é de Santa Catarina. Em terceiro lugar está o carioca Pedro Castro.
Matheus liderou o campeonato desde o seu início na sexta-feira e manteve uma boa média de resultados. Das oito regatas disputadas até agora venceu quatro e sua pior classificação foi uma quinta colocação, que acabou sendo descartada conforme a regra. Nas regatas de hoje ele ficou em segundo lugar e depois em terceiro, mesmo assim foi o suficiente para chegar ao tricampeonato de Laser Radial (2009, 2011 e 2013). Matheus, 24 anos, disputou o Brasileiro de Laser Standard, realizado antes do Radial, também no Veleiros do Sul, que teve como campeão Robert Scheidt. O velejador catarinense ficou em terceiro lugar.
“Meu objetivo é seguir minha campanha olímpica no Laser Standard para os Jogos do Rio, em 2016. O barco exige muito trabalho de corpo e já iniciei um programa de preparação física que visa chegar ao estágio ideal em 2014”, diz. No Brasileiro de Laser Radial ele considerou que o nível técnico estava elevado e durante os dois campeonatos cometeu alguns erros que foram corrigidos. “Consegui velejar com velocidade e acertei melhor as largadas, ponto crucial para vencer uma regata.” Mesmo com o título já conquistado, Matheus garante que amanhã estará na raia. “Servirá para um bom treino.”
Em 2011 Matheus foi campeão mundial da classe Sunfish e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do México. Depois de uma ausência de dois anos na classe Laser voltou no ano passado.
Na categoria feminina Fernanda Decnop continua na frente e está em 12º na classificação geral. Ela também abriu uma diferença que lhe dá uma boa vantagem sobre a segunda colocada, a paulista Adriana Kostiw. “Hoje acertei as largadas e tudo deu certo na raia, o vento foi forte com algumas rondadas, mas andei bem”, disse Decnop.
No rio Guaíba foi mais um dia de vento forte, com rajadas de até a 38 km/h de intensidade e de direção sul. O Brasileiro encerrará nesta terça-feira com a nona e décima regata a partir das 13 horas. Participam 68 velejadores de nove estados do Brasil e da Argentina.