Àgua no Radiador, Você Verifica?

Gilberto Vieira de Sousa

.

.

As pessoas só lembram do radiador quando o carro “ferve”, muito tarde as vezes para não ter uma grande dor de cabeça. O nível de água ou fluído\aditivo deve ser verificado pelo menos 1 vez por semana , claro que em carros mais novos será difícil um problema em tão pouco espaço de tempo ,mas e se a água vazar?

As vezes, uma pequena ruptura em mangueiras, ou uma braçadeira frouxa podem causar vazamentos e conseqüentemente aumento de temperatura. Se você é um motorista que costuma ficar “ligado” nas informações do painel, não terá grandes problemas, pois tomará uma ação antes do carro “ferver”. Posso afirmar isto porque sou assim e já evitei algumas vezes problemas que são antecipados pelas informações fornecidas no painel, que neste caso, a temperatura da água.

Consulte sempre o manual do veículo que traz informações importantes e procedimentos para estes casos, normalmente os carros novos vêm com fluído\aditivo, mas eficazes do que a água, mas que devemos tomar o mesmo cuidado com o nível do líquido. A troca de fluído\aditivo ou água deve ser feita a cada 6/12 meses ou ainda de acordo com especificações do manual. Também evite utilizar água de torneira por causa di cloro que posteriormente vai criando uma “borra” no sistema.

Nos casos em que opte fazer a troca total do líquido, leve a um mecânico ou faça você mesmo, caso tenha noção do que irá fazer e nunca tente efetuar a troca ou completar o nível com o carro quente, faça isto preferencialmente com o carro frio ou aguarde até a temperatura baixar em caso de emergência.

Com estes cuidados básicos, você dificilmente irá ferver de raiva junto com seu carro.

 

Gilberto Vieira de Sousa

Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e Cotajuridica.com.br

2 resposta para "Àgua no Radiador, Você Verifica?"

  1. marco Antonio
    marco Antonio   30/08/2011 em 16:54

    Taiguara, aueles aditivos que costumamos encontrar em hipermercados e auto peças, eles realmente trazem vantagens ou é apenas mais um daqueles produtos que só servem para nos trazer dor de cabeça?
    Eu já ouvi dizer que o cloro da água da torneira estraga o radiador, isto procede ou é mentira.
    Abr
    Marco Antonio

    Responder
    • Taiguara   31/08/2011 em 09:28

      Olá Marco Antônio!!
      Os aditivos encontrados em hipermecados e auto peças trazem vantagens sim, cada um de acordo com sua especificação, mas como citado na matéria, o importante é seguir as recomendações do manual do seu carro, desta forma, você com certeza não terá dores de cabeça. Quanto a água da torneira, na verdade ela não estraga o radiador, mas cria uma borra que pode danificar todo o sistema por entupimento, digo isto não só por termos técnicos lidos mas por experiência própria que tive até recentemente onde uma mangueira ficou entupida e o sistema entrou em colapso elevando a temperatura do carro e consequentemente quase fervendo.
      Espero ter sanado tuas dúvidas.
      Obrigado
      Taiguara

      Responder

Deixe um comentário