Arena do Grêmio é Exemplo de Segurança no Trabalho

(Fotos: crédito Edu Andrade)
(Fotos: crédito Edu Andrade)

Encaminhada por Lino Tavares

Aproximadamente 3 mil operários participaram do evento

Arena do Grêmio foi palco na manhã desta segunda-feira ( 24/09) de Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil promovido pelo Conselho  Superior de Justiça do Trabalho (CSJT), pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) dentro do projeto “Trabalho Seguro”, um Programa Nacional de prevenção de Acidentes de Trabalho lançado em 2011. A Arena gremista, a única  entre os estádios sede de treinos para a Copa 2014   e que em Porto Alegre foi escolhida para receber  o Ato devido ao grande número de funcionários da construção civil trabalhando no empreendimento, cerca de três mil trabalhadores.

 O evento já foi realizado em nove estádios que estão sendo erguidos para Copa do Mundo de 2014, nas cidades de Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife. O Ato contou com a presença do presidente do TST e CSJT, João Oreste Dalazen. Eles escutaram atentamente as explanações sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança: “Nosso objetivo é dar uma contribuição mínima no intuito de alertar para a valorização da vida e da saúde de cada trabalhador. Mostrar que a prevenção é a melhor forma de reduzir os índices dos acidentes de trabalho no Brasil”, explicou Dalazen, que elogiou a segurança da Arena do Tricolor, tendo a obra como referência nesse contexto.

Representando o Grêmio, o presidente da Grêmio Empreendimentos e membro do conselho de administração, Eduardo Antonini, fez questão de agradecer a presença das autoridades: ”A escolha da Arena para ser o palco deste Ato é o reconhecimento e a valorização da obra segura que está levantando a futura casa gremista”, ressaltou enaltecendo o trabalho e a consciência de cada um dos funcionários presentes na solenidade. Antonini fez questão de nominar e agradecer ao Deputado Federal e ídolo da torcida tricolor, Danrlei, por ser em Brasília um representante dos interesses do Clube em busca das melhorias para o entorno da Arena.

Também presentes, os atletas da Sogipa, medalhistas nos jogos olímpicos de Londres, Mayra Aguiar e Felipe Kitadai, compararam as atividades da construção civil com a carreira de atleta: “Se formos relacionar o nosso ofício, é bem parecido, pois temos como principal  instrumento de trabalho  o próprio corpo. Por isso, precisamos nos cuidar e estar sempre atentos a ele”, falou a judoca Mayra. Já Kitadai destacou a necessidade de se trabalhar em equipe: “É importante cuidar também da segurança do colega que está ao nosso lado”, resumiu.

O ex-atleta, Paulão, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei em 1992, também participou do evento.

Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil reuniu ainda diversas autoridades como a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Maria Helena Mallmann; o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Hugo Scheuermann; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, André Luiz Vilarinho, representando o Presidente; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Ivan Sérgio Camargo dos Santos; o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, representando o Governador; o presidente do SICEPOT/RS, Nelson Sperb; e do SITICEPOT, Isabelino dos Santos; além do presidente da Arena Porto-Alegrense, Eduardo Pinto, e representantes da OAS.

Ao final, os operários que participaram da solenidade foram presenteados com bicicletas, camisas do Grêmio, da seleção Brasileira, bolas e diversos brindes que foram sorteados.

.

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

.

Clique aqui e leia mais artigos de Lino Tavares

 

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

Lino Tavares

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.