Edgar Allan Poe

Débora Gimenes

Edgar Allan Poe, nasceu no dia 19 de janeiro de 1809 na cidade de Boston (EUA). Filho de David e Elizabeth Poe (ambos atores) tinha dois irmãos Willian e Rosalie. Seu pai abandonou a família antes do nascimento da menina e um ano depois, Elizabeth acometida de uma grave doença e vivendo na miséria veio a falecer.

Edgar, então com dois anos começou a ser criado por um casal, o comerciante escocês chamado John Allan e sua esposa Frances, ele viveu em um ambiente agradável e feliz até que completasse 15 anos. Por volta de 1824 John encontrava-se em uma situação financeira delicada e sua esposa estava com a saúde fraca, o que foi o estopim para os conflitos com Edgar. Sempre dizia que o jovem estava naquela casa por caridade e que nunca fora oficialmente adotado.

Matriculou-se na Universidade de Virginia com 17 anos e ficou conhecido pelo seu intelecto e suas habilidades esportivas, nessa mesma época conheceu os jogos de azar e a bebida o que lhe rendeu uma má reputação e algumas dívidas. A relação com o tutor piorou por conta disso e ele largou os estudos e começou a se ausentar cada vez mais de casa. Sua vida se tornara instável e em 1829 com a morte de Frances desestabilizou ainda mais.

Sua paixão pela escrita era imensa e mesmo passando por tudo isso, com 20 anos já havia publicado seu segundo livro de poemas e aos 23 anos ganhou um concurso de contos promovido pelo The Saturday Visitor, um jornal de Baltimore. Seu primeiro êxito no mundo da literatura foi o Manuscrito Dentro de Uma Garrafa: o prêmio? Um cheque de cinqüenta dólares e um emprego no Southerm Literary Messenger.

Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Aos 26 anos de idade casou-se com Virginia Clemm de 13 anos. A menina era sua companheira pelas andanças do escritor que sempre buscava melhores oportunidades, mas ela começou a ficar fraca e os primeiros sinais de tuberculose apareceram. A saúde da garota e a situação financeira do casal pioravam na mesma proporção. Em 1847 ela veio a falecer deixando o marido inconsolável.

Será que tudo isso influenciou nas escrita de Edgar?

De qualquer forma acontecimentos de sua vida, bem como seu misterioso fim parece ter influência com o mundo criado em seus textos. Solitários, sensíveis, tristes e alguns beirando a loucura, assim eram suas personagens que estavam sempre em cemitérios subterrâneos, navios fantasmas, torres inacessíveis, o cenário era sempre sombrio.

Aos trinta anos já tinha publicado três livros de poemas, uma coletânea de contos com vinte e cinco textos que iam do suspense ao terror e a aventura (algumas obras primas como A queda da Casa Ushers e Ligéia foram publicadas nesse livro) e um romance de aventuras. Foi nesse período que ele publicou Assassinatos na Rua Morgue e outras narrativas policiais dando origem à novela de detetive. Sim Edgar Allan Poe é o pai da literatura policial tendo publicado três contos nesse gênero, além de Assassinatos na Rua Morgue escreveu O Mistério de Marie Roget e a Carta Roubada todos protagonizados pela personagem o francês Auguste Dupin.

Apesar de ter sido reconhecido por autoridades literárias a vida de Poe nunca fora fácil e mesmo recebendo prêmios, os direitos autorais de suas obras eram baixíssimos, o que fazia com que o escritor vivesse sempre na miséria. A morte de Virginia só piorou ainda mais a instabilidade emocional do homem. Ele começou a ingerir álcool novamente, fazia uso continuo de ópio e após ter publicado seu romance Eureka tentou suicídio ingerindo uma grande quantidade de láudano. O envenenamento não o matou, mas casou-lhe uma paralisia facial.

Após uma fase complicada de fracassos amorosos e profissionais, Poe voltou para Richmond e reatou com uma antiga paixão, Sarah Shelton. Infelizmente acontecimentos nebulosos vieram desviá-lo do caminho e em 07 de outubro de 1849 na cidade de Baltimore misteriosamente Edgar Allan Poe veio a falecer com apenas quarenta anos.

Lista de Obras de Edgar Allan Poe

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_obras_de_Edgar_Allan_Poe

Texto sobre a vida do escritor baseado em informações tiradas do:

 Curso de Literatura Policial e Detetivesca ministrado pelo jornalista Sérgio Pereira Couto;

Site Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Allan_Poe;

Texto introdutório de Eliane Robert Moraes no livro O Escaravelho de Ouro e outras Histórias;

Débora Gimenes/Debby Lenon estudou Letras e é escritora, é idealizadora e administradora dos blogs O Lado Oculto da Mente e do jornal eletrônico O Lado Oculto da Mente

Deixe um comentário