Paola Karime, Inspiração Sertaneja Fluída do Amor ao Próximo

Lino Tavares

.

       Nossa entrevistada da série é a cantora e compositora Paola Karime,  cujo nome de batismo é  Paola Karime Leandro. Ela nasceu em Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, no dia 16 de julho de 1995. Além de cantora e intérprete,  toca violão e Viola Caipira. Suas raízes mineiras a influenciaram a se tornar exímia representante da música sertaneja. 

Paola Karime 7

.

Os Primeiros Passos

.

     Nascida em uma família bem constituída, que aprecia todas as formas de expressão artística, Paola Karime sempre teve na figura dos pais Cristian Reis Leandro e Karen Fernanda T.Leandro seus grandes incentivadores na opção pela música. Respaldada por esse apoio familiar, começou a aprender violão aos 15 anos, tendo como primeiros ensinamentos aulas ministradas por uma amiga da família. Um ano depois, aos 16 anos, revelou seu grande potencial de voz, algo que foi percebido pelos pais, sempre atentos ao seu aprendizado de música.

Paola Karime 9

.

Atividade Artística

.

      Há dois anos, Paola Karina desenvolve sua trajetória artística, realizando shows, contando sempre com o apoio dos familiares e o incentivo dos conterrâneos carmelitanos , que reconhecem seu talento e aplaudem sua arte musical.  A cada apresentação que faz, a cantora consolida sua vocação para a música sertaneja, que tem sido alvo de elogios tanto no que diz respeito à sua exuberante postura de palco quanto ao excelente nível vocal e rítmico na sua forma peculiar de cantar e interpretar. Com esse perfil qualificado, sob todos os aspectos, Paola tem marcado presença de forma destacada em  bares, casas noturnas, pousadas, difundindo sua arte em emissoras de rádio e televisão e animando eventos de gêneros diversos. Na versatilidade de sua arte, ela cativa púbicos de todas as faixas etárias, sendo vivamente aplaudida onde quer que se apresente, conquistando assim uma forma de incentivo difícil de alcançar nos dias atuais em que existem muitos cantores do gênero disputando espaço nos meios musicais do país. 

Paola Karime 10

.

A Primeira Gravação

.

     Seu ingresso no mercado fonográfico ocorreu aos 18 anos, quando gravou de forma independente o CD intitulado “Estações”, que representa sua primeira gravação da carreira, na qual figuram composições como  ANJOS DA MADRUGADA, música em homenagem ao seu avô, Chiquinho da Ambulância, que se tornou o Hino dos 750 mil Motoristas (Condutores) de Ambulância do Brasil, sendo levada ao Poder Legislativo, onde foi oficializada como tema de uma campanha em prol desses profissionais da saúde pública, como se vê nessa gravação a seguir.

.

.

Foi destaque também em Portugal e Espanha:  AQUI SOZINHO (música que lembra as raízes sertanejas, música apaixonada) e MINHA CONFISSÃO (uma canção de reflexão a Deus). As músicas são de autoria de Paola Karime em parceria com  seu pai, Cristian R. Leandro. Contando com uma equipe de trabalho de elevado nível, Paola Karime realizando atualmente muitos shows, percorrendo as vária regiões de Minas e de outras partes do Brasil. Consciente de seu papel social na arte de cantar e fazer pessoas felizes, a jovem cantora diz textualmente:   “O meu maior intuito é tocar e encher de amor o coração das pessoas com o Dom que Deus me deu – que é a música,  e  com  Deus na frente Sempre !

Paola Karime 8

.

Paola Karime Responde:

.

Além de cantora, você se sente vocacionada para outra atividade profissional ?
R: A musica é minha prioridade , portanto é o meu foco . Ainda não achei outra profissão que me satisfizesse quanto a musica me satisfaz . Fazer o que gostamos é um presente de Deus. 

Acredita que sem o incentivo da família teria chegado onde chegou ? 
R: Minha família é o meu porto seguro, me apoiam em tudo. Não são como todos dizem que pai e mãe é suspeito, para eles tudo esta bom . MAS……. Os meus não são assim , dão bronca quando tem que dar, dão elogios quando tem que dar . São meus termômetros, sem eles , nada seria igual . 

Alguém mais de sua filha é ou foi músico ? 
R: Alguns primos . 

Existe algum outro gênero musical que lhe agrade cantar, além do sertanejo ? 
R: Sim.Sou eclética ,gosto de tudo um pouco . O Romantismo em qualquer gênero musical, me agrada muito . 

Sua forma de cantar se inspira em alguma cantora famosa ? 
R: Acredito que não na forma de cantar.Pois, cada um tem suas próprias características que faz a diferença e a razão por ser um sucesso ; Mas, a emoção do cantor (a) , a presença. Enfim, temos que nos espelhar nos “grandes ” , nas raízes concretas da musica . Aprendo muito com isso ! 

Além de violão e viola caipira, você sente atração por algum outro instrumento ? 
R: Sim. Até brinco (rs rs) , quando chego na loja de instrumentos, pareço criança no parque de diversões. Gosto de tudo que se refere ou exala musica … Mas, gosto muito de um Acordeon . 

Em quais idiomas você sabe cantar, além do Português ? 
R: Estou nos aprimoramentos do inglês e do espanhol ,ainda chego lá. 

Qual de suas composições considera como a mais importante ? 
R: Anjos da Madrugada ! Pois, tem uma historia verdadeira em que eu presenciei .Pelo fato de meu avô e meu pai terem trabalhado socorrendo,transportando vidas e dando tudo de sí para com o próximo . A verdadeira Historia do Condutor da Ambulância e que por minha surpresa se tornou o Hino dos Condutores de Ambulância do Brasil ,principalmente pelos condutores do nosso Brasil e nosso amigo Dep.Onofre Santo Agostini (Pai dos Condutores do Brasil ) e Alex Douglas (Presid, da ABRAMCA ). 

Que música você classifica como a melhor de seu repertório ? 
R: Vou dizer que é Aquela que todos interagem e cantam junto comigo são os Pagodes de viola , que relembram suas raízes e aquele tempo de criança . 

Quando entra no palco para cantar, você sente algum nervosismo ? 
R: Sinto , acredito que todos os cantores ainda sintam,mesmo os consagrados . É uma responsabilidade muito grande estar em um palco e trazer emoção e alegria ao publico presente ! E também quando eu não sentir não terá mais graça  (rs rs)

Comparando a musica atual com as mais antigas que você conhece, acha que o padrão musical do Brasil melhorou ou piorou ? 
R: “Piorou” é uma palavra muito forte . Sempre existiu e existirá o bom e o ruim , e a criatividade esta aumentando cada vez mais na musica , agora o publico é termômetro cabe a ele decidir, existe gosto para tudo !Sou muito eclética também , desde que a musica e a letra tenham paixão , estará dentro do meu gosto musical . 

Você define a música Gospel como manifestação religiosa ou artística ? 
R: Pela nova lei , se introduz no artigo na Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) que a musica gospel é Uma manifestação Cultural . Na minha opinião -O importante é tocar o coração das pessoas ,sem rótulos . 

Acha que a opção pela música Gospel é fruto da fé ou do interesse em vencer como artista ? 
R: Mesmo não sendo do meio gospel , tenho a minha opinião de que o artista gospel ele vem para louvar a Deus e mostrar a sua fé , levando paz nos corações . E , seja de qualquer gênero musical – o importante é trazer paz e muito amor E tocar sempre o coração das pessoas . 

Já participou de algum programa de calouro ou festival de música ? 
R: Ainda não tive a oportunidade. 

Acredita que os critérios de julgamento dos programas de calouros são justos ? 
R: É bem lógico isso tudo. Merece vencer quem se dedicou mais ! 

Na sua opinião, o que ajuda mais um cantor jovem a vencer, o talento ou o dinheiro para bancar os custos de produção ? 
R: Isso tudo é muito relativo, uma coisa leva a outra ,necessitando se das duas coisas juntas. É um conjunto de variadas coisas também .Mas, o principal de tudo é ter talento e mesmo assim pode não ser o suficiente . Coloco sempre Deus na frente .É como as palavras do Walt Disney – Gosto do impossível , pois lá tem menos concorrência ! 

Considera que o incentivo oferecido pelo Governo à arte musical é suficiente ou deixa a desejar ? 
R: Pra começar é o suficiente ! O que falta é as pessoas saberem e divulgarem mais esse assunto e é muita burocracia . 

Acha que o Brasil fez bem em realizar a Copa do Mundo aqui ou isso só nos causou prejuízo ?
R: Se não existissem os problemas, não aprenderíamos com eles . 

O que você mais cobraria do governo se participasse de uma passeata de protesto ? 
R: Para que as leis realmente funcionassem e mudassem os códigos que estão muito antigos e ultrapassados .

Paola Karime 12

.

Bate Bola com Paola Karime

.

Uma saudade ?  Meu avô . 

Uma pessoa especial ? Na minha vida é Impossível ter uma só pessoa, a minha Família é muito especial pra mim . 

Viagem dos sonhos ?
 França 

Acontecimento inesquecível ? Primeira musica sendo reconhecida e o pessoal pedindo nas rádios . 

Não gosta de lembrar ?
 Uma vez , uma pessoa me disse que sonhos não podem se tornar realidade. É um pouco longa essa historia rsrsrs. 

Algo decepcionante ? Valores sendo quebrados .Como já dizia a música dos Saudosos Tião Carreiro e Pardinho – A Vaca já foi pro Brejo ? 

Uma boa surpresa ? musica nova vindo por aiii …… rsrs 

Uma superstição ? O que muitos hoje chamam de superstição , eu chamo de fé . Carrego sempre anel da Nossa Senhora Aparecida no dedo e faço uma oração antes do show com minha equipe , para nos proteger sempre ! E sempre deu muito certo . (Rs…)

Cor preferida ? Vermelho .

Número de sorte ? 9

Prato preferido ? Lasanha e Pão de Queijo …. unnnnn …… bem Mineiro . 

Principal Hobby ? Meu trabalho – Como se diz : Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida.” 

Time do coração ? kkkkkkkkk …. nem vou comentar sobre isso. (Rs…) 

Quem é Deus ? Não tem como falar de Deus e não lembrar da palavra TUDO !!!! 

Melhor cantor brasileiro ? Jorge (da dupla Jorge e Mateus) – ele cantou de MPB ao sertanejo , tem muita musicalidade. 

Melhor cantora brasileira ? Difícil escolher uma ,indecisa .(rsrs ) Ivete Sangalo ,Elis Regina, Paula Fernandes . 

Melhor cantor ou cantora do mundo ?  Hoje pra mim internacional é Adele . 

Personalidade brasileira que admira ? Silvio Santos . História de um Vencedor . 

Personalidade internacional de todas as épocas ?  Quem não conhece Michael Jackson ?!!

Projetos na carreira ? Estamos em estúdio definindo musica nova de trabalho , em breve divulgação nas rádios de todo o Brasil, clipe e muitas surpresas que vêm por ai , com muita dedicação e Deus na frente Sempre ! 

Paola Karime 11

.

Considerações finais:

.

      Agradeço a você meu amigo Lino , pelo carinho sempre pelo meu trabalho . Um abraço a Todo o pessoal que sempre me acompanha ,que são de variadas idades . Me mandam mensagens carinhosas , sempre pedindo minhas músicas, ouvindo …. sempre interagindo comigo nos shows, redes sociais e tudo mais. Isso me da a certeza de que estou cada dia mais no caminho certo . Deixo meus agradecimentos a todos e também à minha equipe maravilhosa;  graças a Deus tenho uma equipe muito responsável . Deus na frente Sempre . Bjinhoos (Paola karime).

Paola Karime 1

.

Vídeos com interpretações de Paola Karime

.

Anjos da madrugada

.

.

Duas Metades

.

.

Programa Valdemar Lima Show

.

.

A Majestade o sabiá e Riozinho amigo

.

.

Solos de Viola (Menino da Porteira e outros)

.

.
 

Clique aqui para acessar o Site (Página Oficial) de Paola Karime – vagalume

.

Clique aqui para acessar o Facebook de Paola Karime

Lino Tavares

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

Uma resposta para "Paola Karime, Inspiração Sertaneja Fluída do Amor ao Próximo"

  1. enrique   27/08/2014 em 12:10

    lindo demais essa entrevista. Paola karime sou seu fã n 1

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.