Há uma frase deixada como legado pelo jornalista e ex-deputado constituinte Jorge Alberto Mendes Ribeiro, meu velho mestre e amigo, que diz “A saudade é tudo o que fica daquilo que não ficou”. Inspirados nela, militares inativos, reservistas e do serviço ativo com passagem pelo aquartelamento do 3º Grupo de  Canhões 75 Auto-Rebocado, atual 10º Batalhão Logístico, com sede na Guarnição Militar de Alegrete, na Fronteira-Oeste gaúcha, passaram a se reunir, a partir do ano passado, em um Encontro de confraternização anual, representado por um almoço festivo, tendo por local a Estância do Minuano, no município de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul.
 2° Encontro de Militares do 10º B Log/3º G Can 75 AR 1
O  2º Encontro de Beloguianos, atual denominação do evento, realizou-se dia 17 de novembro último, no local acima mencionado, em ambiente festivo que reuniu militares de diversos postos e graduaçãos – de Soldado a General – muitos deles acompanhados de familiares, num total de 77 pessoas. Entre os  presentes,  encontravam-se os seguintes militares:  General Jorge Alberto Duardes Boabaid;  Coronéis Valter Floriano da Silveira Cardoso e Diógenes Alberto D. Rodrigues; Capitães Ari Carlos Bins, Adão Dorneles Machado e Mário Antônio dos Santos; Tenentes Joel Santos Ferreiras, Querino Dalla Costa, João Veçossozzi Porto e José Carlos Almeida; Subtenentes Jorge Gomes de Azevedo, Edson Lopes Cardoso,  José Cláudio Siqueira da Silva, Luiz Francisco Oliveira da Silva e Carlos Pereira Soares; Sargentos Enildo Garcia Gomes, Moacir Doroté Knobs, Itacir Scarpini, Gilberto Jurandir Cruz, Erci Rodrigues Moreira, Luiz Gustavo Mendes, Afrânio Soares de Soaers, Martins Rodrigues Garcedz, Dênio Cleito Nunes da Silva,  Wilson Alcides Moy, Ismar Dorneles de Florindo, Vitor Risso Flores, Antônio Carlos Gonçalves,  Luiz Carlos Stanque Machado e Mário Alves, todos da Reserva Remunerada, além dos Militares da Ativa,  Subtenentes Romaris P. Camargo, Francisco Carlos Ribeiro Moral, Rogério Denardi Machado, Vilso Roberto Domingues Viçosa, bem como os  Reservistas de 1ª categoria Cabos Clair Melo da Silva, João Batista Martins Junior, Reni Bissaco Pereira, Alceu João Palaoro e Aimoré Jardim; Soldado Augusto Falares de Campos e o Funcionário Civil do Exército e Historiador José Éber Betin da Silva.
2° Encontro de Militares do 10º B Log/3º G Can 75 AR 2
A Organização Militar foi criada na década de 1970, por transformação do antigo Grupo de Artilharia,  em cujo aquartelmento foi instalada, durante o processo de modernização da Força Terrestre, que passou a contar com Unidades concentradas de apoio logístico, reunindo os misteres de Intendência, Saúde e Manutenção de armamento, viaturas, equipamentos óticos, de precisão e de comunicações em campanha, como consta na “Canção do Batalhão, a seguir¨:
2° Encontro de Militares do 10º B Log/3º G Can 75 AR 3
Canção do 10º Batalhão Logístico</b>
Composição: Lino Tavares.   Arranjo:</b> Rafael Corbani.
Bem servir é tua grande meta
Ó leal Décimo Batalhão
Em apoio à Segunda Brigada
És fiel e eterno guardião
Integrados teu Quadro e Serviços
Sintetizam fiéis este elo
Tremulando teu Símbolo Altivo
Cinza-aço, vermelho e amarelo (e s t r i b i l h o_
Sempre pronto a servir com denodo
Trazes vivos em tua consciência
Os misteres de Manutenção
As missões de Saúde e Intendência
Bitrencourt, Severiano e Napion
São Patronos que reverencias
Espelhados no exemplo maior
Do Patrono sem par, que é Caxias
És escola perene da Pátria
Onde o profissional é formado
Para ser um bom especialista
Sem jamais esquecer que é Soldado
Lino Tavares

6 thoughts on “2° Encontro de Militares do 10º B Log/3º G Can 75 AR

  1. LUIZ CARLOS BLASCZAK says:

    Prezados,
    Sou natural de Getúlio Vargas e servi no 3º G Can 75 AR no longínquo ano de 1966. Guardo muito boas lembranças daquela época. Achei sensacional a idéia dos encontros que tem sido feitos, mesmo que agora tenham havido mudanças na denominação e na atuação daquela unidade.
    Em nossa cidade temos feito encontros da turma de 1966, que agora, infelizmente, acha-se bastante reduzida.
    Mas me trouxe muita alegria em saber que o espírito de união persiste entre os reservistas e seus comandados.
    Gostaria muito de saber notícias de meus colegas de 1966 e também dos nossos superiores daquele ano.

  2. Lino Tavares - jornalista says:

    Caro leitor. Como diz na matéria, esses encontros vinham acontecendo na Estância do Minuano, próximo à cidade de Santa Maria. Realizaram-se lá os três primeiros encontros da série. Neste ano de 2014, o evento acontecerá no próprio quartel do 10º Batalhão Logístico (antigo 3º G Can 75 AR, onde você serviu), a pedido do novo Comandante, que assumiu em janeiro e serviu como aspirante a oficial, no início da carreira. O mês em que será realizado, como vinha acontecendo antes, será o de novembro, mas a data ainda não foi definida. Para se informar sobre a mesma e se inscrever a fim de participar, você deve entrar em contato, na ocasião oportuna, com o sargento Vitor Risso, cujo e-mail é: Obrigado pela sua leitura e pelo seu interesse em participar desse nobre encontro de antigos militares.

  3. Agenor Domingos Favretto says:

    Sr. Lino.

    Fiquei sabendo hoje (27/08/14) que está acontecendo encontros dos militares do 10º B Log e do 3º G Can 75 AR. Eu, como reservista do 3º G Can, gostaria imensamente de saber quando isso acontece e aonde, pois participarei com certeza, juntamente com muitos outros de Erechim e região.

    Obrigado, abraços.

  4. NELSO LARA VIEIRA says:

    BOM DIA AMIGO LINO TAVARES,EU SERVI NO B LOG NO ANO DE 1984 A NOVEMBRO DE 1985 E ESTOU A PROCURA DO SGT PEDRO PAULO SANTOS CHAGAS PERDI O O CONTATO A 28 ANOS E NÃO TIVE MAIS NOTICIAS A ULTIMA NOTICIA QUE EU FIQUEI SABENDO QUE ELE FOI PARA A RESERVA E SE MUDOU PARA SANTA MARIA RS,NOTICIA REPASSADA ATRAVÉS DO SGT DENIO CLEITO NUNES DA SILVA. EU TRABALHO NA SECRETARIA DE SAÚDE DE PALMEIRA DAS MISSÕES RS.DESDE JÁ FICO GRATO DE PODER ME AJUDAR ABRAÇO!

  5. Lino Tavares says:

    Caro Homero. Realmente eu não pude comparecer, devido a um compromisso, na mesma data, em Chapecó. De qualquer forma, minha ausência não tirou o brilho do encontro já que tinha representações de todos os postos e graduações, de soldado a general. Eu estava representado pelo Sargento Vitor Risso, meu antigo auxiliar no Estado Maior do 10º B Log, que me forneceu o material informativo para essa matéria. Um abraço guadério.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.