Política (parte 1) - Associação de amigos do bairro - Gibanet.com

O Brasil está enfiado em um mar de corrupção e descaso, onde quem sofre com isso é a população, porém a grande culpa desta situação é da própria população, desinformada e desinteressada, que só se importa com jogos de futebol e novelas, isto quando não se tornam telespectadores fieis de programas inúteis como “Balanço geral”, “Brasil Urgente”, “tv fama”, entre outros que nada tem a acrescentar de aproveitável.
Da maneira como o governo gosta, as pessoas não se informam sobre o que fazem nossos governantes, como funciona nossa política e como são usados os recursos dos impostos e as ferramentas públicas.
Vou publicar como funciona e para que serve cada uma das etapas politicas que movem nossas vidas. Lembrando que nenhuma delas deixa de ter influencia direta ou indireta em nosso dia a dia.
A base esta nas entidades amigos de bairro. Elas são formadas por voluntários, seguem um estatuto registrado e geralmente tem uma eleição a cada dois anos para manter ou renovar sua diretoria.
A diretoria é composta de: presidente, vice-presidente, tesoureiro, segundo tesoureiro, secretário, segundo secretário e diretores.
Dentre suas áreas de atuação estão limpeza, saneamento, saúde, segurança, iluminação publica, meio ambiente, educação e eventos sociais como festas regionais, ruas de lazer e festividades religiosas oficiais.
A sociedade amigos do bairro reúne seus diretores para debaterem sobre as carências da região e elaboram as ferramentas para levar estas solicitações aos responsáveis, que podem ser, vereadores, prefeito, secretários municipais, deputados e/ou autoridade policial local.
Após encaminhadas a entidade faz o monitoramento da execução das suas solicitações e em cima dos resultados influencia parte dos moradores durante as campanhas eleitorais.
Muitas destas entidades mantem em suas sedes cursos profissionalizantes, educação de adultos, eventos para a terceira idade, bibliotecas e médicos comunitários.
Qualquer morador do bairro, maior de 18 anos pode ser integrante da diretoria de associação de bairro desde que aceito por votação direta de seus associados ou diretores.
A manutenção é custeada por doações de empresários da região e pelo pagamento de mensalidade ou anuidade de seus associados. Também é comum estas entidades promoverem festas com o intuito de levantar fundos.
Não é raro diretores de associações amigos de bairro usarem seus cargos como trampolim para campanhas a vereador.
Se você tem problemas em seu bairro e não sabe a quem recorrer, pode procurar a associação amigos de bairro e pedir para que intercedam junto as autoridades responsáveis, nem sempre funciona, mas é melhor de que reclamar sem fazer nada.

4 thoughts on “Política (parte 1) – Associação de amigos do bairro

  1. Avatar
    claudia Aguiar says:

    quais as funçoes do presidente e vice?Gostaria de saber pois estao me convidando p fazer parte da chapa de nossa comunidade rural…Cláudia.

    • Gilberto
      Gilberto says:

      Olá Claudia,
      A função do presidente é administrar todo o trabalho do grupo de diretores e demais membros, também é sua função ser o representante oficial da organização, sendo responsável tanto pela imagem da instituição quanto por todas as ações de seus membros perante a associação.
      O papel do vice é dividir o trabalho da presidência e assumi-lo na ausência do presidente.
      Em geral, todos os comentários e depoimentos oficiais dos diretores, também são de responsabilidade do presidente e do vice, como também a prestação de contas financeiras, que são apresentadas pelos tesoureiros e aprovada pela presidência.
      Em resumo é isto, se sobrar mais alguma dúvida é só perguntar.
      Um grande abraço
      Giba

  2. Gilberto
    Gilberto says:

    Olá Marineide,
    Para se montar uma chapa concorrente não precisa da aprovação da diretoria atual.
    Monta-se o grupo e depois comunica aos diretores atuais que se pretende concorrer nas próximas eleições.
    Porém todos os membros da chapa tem que ser associados, pois segundo os estatutos, apenas os associados podem concorrer.
    Todos os municípios tem uma instituição central das associações de bairro, onde se pode tirar suas dúvidas antes de se dirigir à associação de seu bairro.
    No bairro onde moro a diretoria é a mesma a muitos anos, mas é porque não tem nenhuma chapa concorrente, ou seja, eles são sempre chapa única.
    O membro da diretoria tem que ser morador ou manter um comercio no bairro.
    Espero ter ajudado.
    Qualquer nova dúvida estou a disposição, basta perguntar.
    Um grande abraço
    Giba

  3. Avatar
    Marineide says:

    Olá…
    Li e gostei da ajuda… Mas ainda estou em dúvidas com alguns iténs..
    Os diretores de amigos de bairro onde morro… não são confiáveis…
    Sempre são os mesmo que ficam.
    Os moradores nunca ficam sabendo das eleições..
    Para montar uma chapa nova tem que ter autorização dos atuais diretores??
    Como eu faço??
    Obrigada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.