Notícia da Tragédia em Santa Maria-RS - Gibanet.com

 Uma Tragédia no “Coração do Pampa Gaúcho”

Lino Tavares

Morreram 235 pessoas num  incêndio de grandes proporções ocorrido na madrugada de 27 de janeiro de 2013, em  Santa Maria-RS, número esse que pode aumentar, caso venha a ocorrer óbitos entre os sobreviventes que estão hospitalizados.  A tragédia aconteceu na Boate Kiss, zona central da cidade, e teria como causa o disparo, no local, de um sinalizador, feito por um dos integrantes de uma das bandas que tocavam na boate, possivelmente a denominada  “Gurizada Fandangueira”.

Incêndio em Santa Maria

Repercussão

   O sinistro, que choca o país inteiro, está sendo motivo de muita apreensão nas cidades circunvizinhas da fronteira-oeste  e norte do Estado, porque, sendo o principal pólo de atração da região, Santa Maria concentra um expressivo número de pessoas oriundas desses municípios, que lá estudam e frequentam suas casas de espetáculo, como a boate que se tornou palco da tragédia.
    Conhecida  como “Cidade Universitária”, Santa Maria, localizada na região central do Rio Grande do Sul,   foi a primeira comunidade do interior do Brasil a sediar universidade federal – UFSM – sendo hoje o maior centro educacional de nível superior do interior gaúcho e um dos maiores do país. Destaca-se, também, como importante Guarnição Militar das Forças Armadas, sendo sede do Comando da 3ª Divisão de Exército e de uma Base da Força Aérea Brasileira, além de diversos outros quartéis.  Tem cerca de 270 mil habitantes e possui dois clubes profissionais: o Internacional SM e o Rio-Grandense, que irão disputar este ano a Divisão de Acesso ao Campeonato Gaúcho. A tragédia motivou o adiamento da rodada deste domingo do “Gauchão”, porque, segundo o vice-presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman,  não haveria clima para a realização dos jogos, cuja principal atração seria a estreia do técnico Dunga, no comando do Internacional, diante da equipe da SER Caxias.
Incêndio em Santa Maria -  Fachada da boate antes e depois
Incêndio em Santa Maria – Fachada da boate antes e depois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.