Inveja: Puts, Acho Que é Muito Verdade... 3Rosângela Barreto (Rose)

“Algumas verdades sobre o comportamento humano, vale a pena ficar atenta.
Quando o invejoso ouve um fato que não pode conseguir melhor (uma conquista, uma coisa que lhe deixou feliz), abaixa a cabeça e não demonstra importância.

– Quando ouve um fato que pode falar que fez ou faz melhor, tem um olhar em pé mas pro lado, nunca para sua cara com entusiasmo.

– Precisa sempre falar dos seus atos e conquistas como se fossem as maiores coisas do mundo. Busca sempre ser a mais legal e a mais simpática na roda…

– Diminui as dos outros: por exemplo: carro bonito que vc comprou, mas a cor… / essa roupa ficou bonita, mas tá meio gordinha pra usar isso…

– Costuma investigar e estudar a vida de quem vai se relacionar (facebook, orkut…) para ter acesso mais intimo com a pessoa e fingir ser totalmente de confiança…

– Quer ser o centro das atenções, pois quando alguém fala alguma coisa legal, tem sempre que falar algo pra demonstrar que tbm tem coisa legal e melhor pra falar.

– Utiliza diversos meios para ter acesso a informações intimas da pessoa para usar a seu favor ganhando a amizade de outras pessoas (usando como fofoca para mostrar que é amiga fiel e que só está lhe contando o segredo da outra porque quer ser a melhor amiga).

– Patológico: A inveja é motivada por raiva e frustração: médicos explicam que para algumas pessoas a inveja libera a bili do fígado, o que deixa a pessoa com a pele meio amarela esverdeada…

– Frases clássicas: se ela pode porque eu não posso? /  O que ela tem que eu não tenho? / Vou conseguir só pra mostrar pra ela…

-Costuma fala pra amiga que está vivendo bem no relacionamento que homem é tudo igual e que um dia ela vai cair do cavalo, ou que ele vai pisar na bola sim, que é questão de tempo… Querendo dizer que não precisa ter medo de fazer loucuras e o que tem vontade ou que vale a pena ter experiências diferentes pois senão vai ficar frustrada e ainda por cima vai tomar o “golpe” do parceiro. E certamente ela vai conseguir te abalar emocionalmente, pois como é sua confidente, saberá de seus desejos e pontos fracos.

– O invejoso não tem vida sexual verdadeira: é frustrado na cama porque não consegue transar com quem de verdade quer e canaliza suas energias na busca de descobrir se a pessoa a quem ela inveja tbm é infeliz no relacionamento sexual. Como não existe a perfeição no casal (isso é normal!), se a invejada contar qualquer coisinha que não que ainda não realizou ou que o parceiro não está atendendo, já vai ser uma grande arma pra ela mostrar que vc tbm é frustrada e tentará (direta ou indiretamente) destruir seu relacionamento, seja por palavras, ações ou manipulação de pessoas do circulo de amizades.

– O invejoso demonstra ser muito presente em sua vida e marca território para fingir ser sua melhor amiga e espera sempre que vc conte alguma coisa que possa lhe servir de arma para suas tramas. Quer mostrar sempre que é a pessoa mais confiável para vc desabafar, sendo simpática quando quer ou provocando empatia por situações forçadas, com o único intuito de obter informações que lhe favoreçam de alguma forma.

– 99,9% dos casos de inveja partem de mulher pra mulher, nunca de homem pra mulher ou de mulher pra homem, pois a inveja está ligada a disputa de querer ser melhor ou da vontade de estar no lugar da pessoa.

Se vc conhece alguma pessoa com esses sintomas e comportamentos, o conselho que os especialistas dão é de evitar o relacionamento com ela, mas se não puder evitar, que pelo menos haja com prudência e cautela para não ver a vida exposta e prejudicada ou sendo arrastada para a infelicidade, pois muitos invejados que acabam sendo conduzidos à este caminho, e muitas vezes culpam todos e tudo sem fazer idéia de que talvez aquele “melhor amigo” é o provocador real de todas as situações de derrotas e frustrações em sua vida, provocando assim a diminuição automática da sua estima, do seu verdadeiro ser.

E isso vale para pessoas que conhecemos há muito tempo ou para os que acabamos de conhecer… “

 

Rosângela Barreto é formada em Comunicação e Letras, exerce a função de Executiva de Contas em Recuros Humanos há 24 anos, nas horas vagas adora cozinhar e inventar pratos diferentes

Clique aqui e leia mais artigos, receitas e dicas de Rosangela Barreto (Rose)

2 thoughts on “Inveja: Puts, Acho Que é Muito Verdade…

  1. Maria Marçal says:

    Que sentimento mesquinho, não é verdade?
    Creio que nunca deixaremos de deparar com almas perdidas como essas.
    Faz parte do crescimento saber ouvi-las, declinar e seguir…

    Maria Marçal – Porto Alegre – RS

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.