José Antonio Karacek
O grande número de abstenções (mais de 19%) no segundo turno das eleições municipais preocupa o TSE. Dos 31,7 milhões que deveriam voltar as urnas no último domingo, 6 milhões não compareceram.
Esse grande número de ‘faltas’ é um alerta vermelho com relação a credibilidade da nossa política. Muitos não perdem seu tempo para irem votar, pois sabem que qualquer um dos ‘novos’ candidatos que entrarem pouco ou nada fará, pois o cenário atual anda muito manchado devido a grande onda de corrupção que atinge diariamente, os municípios, estados e principalmente a capital Federal.
Acredito, que após o julgamento do processo do Mensalão, se tudo não for um mero e bem encenado teatro, a realidade será diferente. Se punições aos políticos forem dadas exemplarmente, veremos mudanças, visto que políticos que sonham com o poder para benefício próprio, verão que a corrupção não compensa.
Mas claro ainda falta muito, tanto pra acabar com a corrupção, quanto para diminuir as abstenções nas eleições. Mas creio que após o fim do julgamento deste processo, contribuirá para voltar ao eleitor cidadão a honra de votar e ser representado como manda a lei, não como agora, onde o eleitor é visto pela maioria dos políticos como um simples objeto de negócio, que vale alguma coisa a cada quatro anos…
Olá Jose, gostei de teu artigo. Realmente é de causar preocupação estes números. Aqui em Manaus, a totalidade abstenções se computadas à segunda colocada, poderia ter até provocado um empate nas eleições municipais. Tomara indique que as coisas vão mudar, para a melhor.
Deixei um selinho para você no meu blog. É verde, mas é de coração.
http://buymazonbloger.blogspot.com.br/2012/11/selinho-que-ganhei-valeu-juh.html#more