José Antonio Karacek
Quem dera que a corrupção fosse só em Brasília, ou que envolvesse apenas políticos mal intencionados. Mas ela está em todo lugar!
E essa roubalheira vem desde o descobrimento do Brasil. Pedro Álvares Cabral foi corrupto ao comprar e enganar os índios, por exemplo. Foi dada aí o primeiro beneficio, fruto de um ato corrupto, seguindo assim, em diante, até chegarmos nos dias de hoje, onde ela tomou proporções gigantescas, impossível de ser controlada.
O que chama a atenção é que a corrupção é tratada como um crime onde se é desviado recursos dos cofres públicos.
Na verdade a corrupção está associada a erros cometidos em prol do benefício próprio, sendo político ou cidadão comum. Qual a diferença entre assaltar os cofres públicos ou ‘molhar a mão’ do guarda para não pagar a multa? Pagando propina ao guarda, você está assaltando os cofres públicos, já que o dinheiro que se paga das multas, é público.
Não existe pequeno ou grande erro, tudo é fraude! O cidadão que fica quieto ao receber a mais no troco, hoje, é o mesmo que amanhã, superfatura uma obra.
Todo mundo quer mudar o país, e pensa que apontando o dedo para os corruptos, irá resolver o problema. Não, isso não basta. Cada um tem que se olhar no espelho e começar mudando a si mesmo, só assim veremos a diferença!
Pingback: A Corrupção está em Todo Lugar – Gibanet.com | Info Brasil