A Roubalheira Tomou Conta 1
A roubalheira tomou conta do Brasil

José Antonio Karacek

 

Onde o Brasil vai parar com tanta roubalheira? De que adiante sermos a 6ª maior economia do mundo se somos roubados todos os dias, de todas as formas sem pudor nem piedade? E o pior sem punição para os assaltantes de nossos bolsos? Somos líderes em quesitos que nos envergonham, como por exemplo, somos campeões em impunidade e corrupção. (E não me venham com lição de moral dizendo que a corrupção está em todos os países, ou que estão acabando com a corrupção).

Tenho a sensação de que a safadeza tomou conta. No Brasil reina a cultura de aceitar a cumplicidade com as sacanagens, com ganhos ilegais. Todos os dias acompanhamos denúncias de fraudes, onde os interessados levam vantagem. A situação está tão crítica que não tem nem como apontar culpados. Somos todos, de alguma forma! Seja na feira de frutas, onde o feirante frauda a balança para ganhar uns centavos a mais no peso das frutas; seja o mecânico que troca peças que não são necessárias; o taxista que vai pelo caminho mais longo. E tantas outras. É devido a isso, que predomina, por exemplo, a cambada de políticos que roubam bilhões anuais dos cofres públicos. Somos todos culpados!

A última pilantragem, que há poucos dias tomamos conhecimentos, vem dos postos de combustíveis, onde os donos usam um sofisticado equipamento nas bombas para roubarem os consumidores. Não bastassem todos os impostos que incidem desde a compra do automóvel nas fábricas e concessionárias, passando pelo IPVA, que só serve pra políticos dividirem depois, até o preço assustador do combustível, ainda acham maneiras de roubar até na hora do abastecimento deste automóvel, chegando a lesar o cidadão em até 12%, além do que está sendo comprado.

Isso sem contar o roubo no percentual de mistura de álcool na gasolina, pela lei a quantidade de álcool é 21%, mas em alguns postos a quantia pode chegar a 70%, e apenas 30% de gasolina. Somando isso com a fraude acima, a cada R$ 100 abastecidos, cerca de R$ 31 nos são roubados. E o pior é que não tem a quem reclamar, pois as instâncias de fiscalização não funcionam.

Mas a dúvida que persiste é: por que o Brasil se tornou campeão em safadezas? A resposta é curta e simples: por que nós, uns mais outros menos, somos sacanas. Assim como somos os responsáveis por elevar o país à 6ª economia mundial, também somos os reais culpados por tornar o Brasil o império da roubalheira.

Pra finalizar, deixo aqui um questionamento para debate: e agora, o que devemos fazer?

.

.

.

José Antonio Karacek é catarinense, Deficiente Físico, Colunista, Idealizador e administrador do Blog Cotidiano Em Foco, além de ser mais um cidadão indignado com a atual política brasileira

Clique aqui e leia mais artigos de José Antonio Karacek


Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

.

.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.