Para curtir o verão e tudo de bom que essa estação maravilhosa lhe oferece é preciso ter uma alimentação leve, saudável, se hidratar e ficar atento com os perigos de contaminação.

Frutas, verduras, legumes, peixe e frango não podem faltar, pois favorecem a digestão. Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas (grãos) também devem ser consumidas devido aos seus nutrientes e fibras presentes. Prefira os queijos magros e leite desnatado. Opte por alimentos naturais, frescos. Evite os industrializados, alimentos gordurosos, frituras, pois eles tornam o processo de digestão mais lento, dando aquela sensação de empanturramento.

Além de todas as funções, os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxiinfecções, freqüentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos
e diarréia derrubam qualquer um e podem causar desidratação.

Nesta estação, devido ao calor e umidade, a proliferação bacteriana é maior, o que deve aumentar também os cuidados com os alimentos. Veja a seguir algumas dicas:

  • Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira.
  • Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são freqüentemente expostos em ambiente que não o refrigerado.
  • Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.
  • Quanto aos líquidos, água! Com o calor você transpira mais e precisa repor constantemente essa perda, para que não cause a desidratação. Para evitar que isso ocorra abuse dos líquidos: água de coco, sucos de frutas, chás e principalmente da água.

    Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos

    Deixe um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.