(*) Por: Glauber Delgado
Coração
Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor).
Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse. Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc).
Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.
Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.
Cérebro
Proporciona sensação de bem estar. Melhora a auto-estima. Reduz sintomas depressivos ansiosos. Melhora o controle do apetite.
A atividade física estimula a liberação de substâncias que “melhoram” o funcionamento do sistema nervoso central.
Vasos Sangüíneos
Reduzem obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), “derrames cerebrais” e infartos.
Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol “bom”), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias.
Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.
Pulmões
Melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.
A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão.
Desse modo, a respiração fica mais eficiente.
Nariz e Garganta
Reduz as ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.
A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.
Barriga
Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado. Combate a obesidade.
Reduz a gordura e aumenta a massa muscular.
O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.
Pâncreas
Facilita o controle do diabetes.
Diminui a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.
Músculos
Fortalece a massa muscular. Aumenta a flexibilidade.
A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.
Pernas
Diminui edemas, varizes e o risco de trombose.
Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.
Ossos
Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.
Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).
“ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA”
O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.
Esclarecemos que a saúde não é definida como a ausência de doenças e sim um completo bem estar entre o corpo e a mente; e a atividade física serve como um instrumento na prevenção e promoção da saúde, além de meio para restituição e melhoria da saúde e vitalidade do homem.
A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde devem ser ressaltados para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
O que é Atividade Física?
“A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” (CASPERSEN et alii,1985).
Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.
Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento.
Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana. Principais benefícios da atividade no corpo:
VANTAGENS FISIOLÓGICAS DA ATIVIDADE FÍSICA
• Aumenta:
Circulação colateral. Tamanho dos vasos (luz). Eficiência cardíaca.
Retorno venoso. Conteúdo de oxigênio no sangue. Massa de eritrócitos e volume sangüíneo. Capacidade fibrinolítica.
Melhora a função tireoídeana. Produção de GH (hormônio do crescimento). Tolerância ao estresse.
• Diminui:
Níveis de lipídios. Intolerância à glicose. Obesidade. Pressão arterial sistêmica. Freqüência cardíaca. Arritmia. Ação neuro-hormonal exagerada. Estresse psíquico. Depressão isquêmica.
Produção crônica de catecolaminas. Manifestação clínica para o mesmo esforço.
Você deve estar agora se perguntando: Quais as atividades que devo realizar para promover a minha saúde então?
Para esclarecer sua(s) duvida(s), nós, da academia João Caitano, resumimos os principais objetivos das atividades físicas ministradas na nossa academia.
1. Para melhorar o seu sistema cardiorespiratório você deve praticar atividades aeróbicas, tais como: Bike, Step, Axé, Jump, Body Combat, Remo, Caminhada, Trote, Corrida, Bicicleta, Transport, Boxe, Shindokai e Jiu-Jitsu.
2. Para tonificar a sua musculatura e aumentar a sua força de resistência você deve praticar exercícios de resistência muscular, tais como: GAP, Abdômen, Local, Body Pump, Circuito, Musculação (manutenção ou ganho de massa muscular), Bike, Step, Jump, Remo, Pilates, Yoga, Boxe, Shindokai e Jiu-Jitsu.
3. Para melhorar a sua consciência corporal, flexibilidade, força, equilíbrio, respiração e postura, você deve praticar: Yoga, Pilates, Alongamento e Dança de Salão.
Com essas dicas, asseguramos a você, que ao praticar um sub-ítem de cada ítem à cima, você estará cuidando por completo da sua saúde e todos os benefícios citados à cima poderão ser alcançados.
(*) Glauber Delgado é professor de Educação Física, pós graduado em Condicionamento Físico e Musculação, pós graduado em Nutrição Desportiva e Qualidade de Vida e pós graduado em Treinamento Personalizado: Aspectos Fisiológicos e Alto Rendimento.