CBF Acata Proposta do Grêmio que Beneficia Todos os Clubes do Brasil
Aumenta para cinco o número de estrangeiros nos time brasileiros
Lino Tavares
Encarando o presente com seriedade e determinação, preservando o passado glorioso e projetando um futuro de grandes conquistas, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um colecionador de pioneirismos e exclusividades, tanto no aspecto patrimonial quanto no futebolístico. São exemplos disso a construção do Olímpico, inaugurado em 19 de setembro de 1954, considerado na época como o maior estádio particular do mundo, bem como a construção de sua Arena, inaugurada no dia 8 de dezembro de 2012, classificada como o maior Complexo Multiuso da América Latina.
No terreno do futebol, o mosqueteiro do Pampa orgulha-se de ser o primeiro clube brasileiro a conquistar a Copa do Brasil, cabendo-lhe ainda a primazia da primeira conquista brasileira do Mundial de Clubes, fora do eixo Rio-São Paulo.
Sendo uma escola de futebol, pertencem também ao Grêmio, no plano estadual, exclusividades relativas a atletas do clube que se tornaram campeões do mundo, vestindo a camisa gloriosa da seleção canarinho.
São eles o lateral esquerdo Everaldo Marques da Silva, tricampeão no México em 1970, o zagueiro Anderson Polga e o atacante Luizão, integrantes do plantel que ganhou o Penta, em 2002, no Japão. Semelhante êxito se repete em relação a treinadores projetados no Imortal Tricolor, de que são exemplos os técnicos Luiz Felipe Scolari, pentacampeão mundial em 2002, Valdir Espinosa e Tite, ambos tendo conquistado o Mundial de Clubes. Espinosa, em 1983, treinando o Grêmio; Tite, no ano passado, comandando o Corinthians. Os três treinadores confessam publicamente que são torcedores gremistas.. Vale ressaltar ainda, que o atual presidente do Grêmio, Fábio André Koff, foi o primeiro dirigente do Clube dos Treze, considerado a maior força futebolística do país, depois da CBF.
A Proposta Gremista
Confirmando a tese, o Grêmio acaba de marcar mais um “gol de placa” , na esfera administrativa do nosso futebol , uma vez que a CBF divulgou nesta sexta-feira que os clubes poderão incluir até cinco atletas estrangeiros nas suas partidas, dentre os relacionados na súmula. A mudança atende ao pedido encaminhado pelo Grêmio à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e repassado à CBF, na qual o Tricolor solicitava o aumento de três para cinco no número de estrangeiros aptos a disputarem partidas de competições nacionais.
“Houve um pleito formal do Clube em relação a isso e o Grêmio recebe com muita satisfação essa notícia porque abre uma possibilidade muito interessante em um mercado no qual nós atuamos há algum tempo. É importante pela abertura de mercado, pelo fato de o presidente Fábio Koff ser um dirigente de muita influência, pela mobilização do nosso jurídico acerca do tema e para o Departamento de Futebol que, desde o início, levantou essa bandeira. Além disso, essa possibilidade vai abrir um debate e um mercado para nossos jogadores no exterior”, declarou o Executivo de Futebol Rui Costa.
Table of Contents