José Antonio Karacek

Seguidamente vemos greves dos professores Brasil afora. E todos sabemos que a solução não está em apenas dar os aumentos aos profissionais.

O sucesso de um povo depende da educação, e a educação depende de bons professores. Mas não adianta pagar bem o professor se o mesmo não tiver estímulos, respeito, reconhecimento e condições de trabalho.

educação-onu

Nosso país não investe em educação porque um povo culto é o maior inimigo de um governo e isso acaba com a perpetuação de poder.

Para o povo, sendo de graça, tendo vaga na escola para depositar seus filhos está bom. Para o aluno passar de ano, mesmo que não saiba ler e escrever, está ótimo. Para o estado o que importa são as estatísticas, o conhecimento é só um detalhe.

Dar escola não é dar educação, passar de ano não é sinal de aprendizado, estatísticas são apenas números. Conhecimento é abrir mentes, fazer pensar, é o que você adquire em torno de sua vida e utiliza para sobrevivência e melhorias de vida.

E exatamente isso o que os poderoso não querem, pois quem pensa por si não se deixa manobrar. E aí, como continuarão no poder?

 

3 thoughts on “Conhecimento é Apenas Detalhe

  1. Ivani Medina says:

    Meu comentário é só uma opinião como qualquer outra, mas uma opinião crítica. Portanto, sem ilusões.

  2. Maria Marçal says:

    Não sei até que ponto esse pensamento contribui para mudança.
    Contudo, o saber, na Base, começa a ter algo que os governos não contavam:
    pais descontentes, pais que saem às ruas em busca de resultados.

    Desta forma, conto que ainda temos outras alternativas de sabedoria.

    Maria Marçal
    Blog Maturidade

  3. Ivani Medina says:

    Atualmente vemos uma oferta de emprego aquecida que não encontra resposta por falta de qualificação profissional. Cogita-se contratar profissionais de outros países para suprir a demanda. Antes, não interessava um povo instruído e profissionalmente bem preparado para se pagar salários baixos e o país seguir a reboque de nações mais industrializadas. Assim apenas um elite se beneficiava como representante dos interesses externos. Agora, a concorrência tecnológica está mudando esse jogo e os interesses internos. Parece que mais uma uma vez será a economia a grande transformadora social a favorecer o ensino. Vamos aguardar, mas reclamando sempre.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.