Psicóloga do HCor dá dicas de como cuidar da saúde mental

As doenças mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, além de causar queda de produtividade. As mais comuns, em casos de afastamento médico, são a depressão, estresse ocupacional e a síndrome de Burnout

Na próxima quinta-feira, 10/10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, que tem como objetivo estimular a discussão sobre os transtornos mentais, para garantir que as pessoas recebam cada vez mais informações sobre a prevenção e tratamento dessas doenças.

A data nos lembra de doenças como a depressão, ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia, que atingem milhões de pessoas em todo o mundo e não são tão raras quanto parecem. Segundo a OMS, cerca de 800 mil jovens entre 15 e 29 anos, morrem por suicídio a cada ano, a segunda causa mais comum de morte nessa faixa etária. Esta é uma medida tomada principalmente em casos de depressão, para não chegar a um nível tão avançado.

As doenças mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, além de causar queda de produtividade. As mais comuns, em casos de afastamento médico, são: depressão, estresse ocupacional e a síndrome de Burnout.

A síndrome de Burnout é causada pelo esgotamento físico, mental e estresse e pode ser tratada com terapias integrativas como acupuntura e meditação. Além disso, é importante inserir no cotidiano atividades que proporcionam prazer e tragam satisfação para a rotina.

As doenças mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, além de causar queda de produtividade. As mais comuns, em casos de afastamento

De acordo com a gerente do Serviço de Psicologia do HCor, Silvia Cury Ismael “exaustão, esgotamento físico e emocional, sensação de incompetência e declínio da produtividade, são alguns dos sintomas que precisam ser observados”, esclarece Silvia Cury.

A doença pode, ainda, acarretar quadros mais graves como transtornos depressivos e ansiosos, quando acompanhada de forma inadequada. “A partir do momento que cuidamos da saúde mental e qualidade de vida, aprendemos novas formas de lidar com situações cotidianas e a prevenir o desenvolvimento da síndrome de Burnout”, explica a psicóloga do HCor.

Dicas de como cuidar da saúde mental: o primeiro passo para cuidar da saúde mental é ter autoconhecimento. “Somente podemos mudar nossos comportamentos quando nos conhecemos de fato. E uma estratégia fundamental para isso é a psicoterapia. Ela auxilia no desenvolvimento de reflexões e questionamentos que tornam o indivíduo consciente da causa de suas ações, além de permitir a possibilidade de mudanças comportamentais através de técnicas específicas para cada caso”, orienta a psicóloga do HCor.

Diversos estudos apontam que a combinação da atividade física, dormir aproximadamente oito horas por dia e manter a alimentação saudável, contribuem significativamente para a redução de estresse, sintomas de ansiedade e depressão, pois regula os hormônios e substâncias relacionadas ao sistema nervoso.

Informações para Imprensa:

Target Estratégia em Comunicação

Assessoria de Imprensa do HCor

targetsp.com.br

Rita Nogueira – rita@targetsp.com.br

Italo Genovesi – italo@targetsp.com.br

Lívia Lobo – livia@targetsp.com.br

Tel. (11) 3063-0477

1 thoughts on “Dia Mundial da Saúde Mental

  1. Pingback: Performance audiovisual toma conta da Avenida Paulista para conscientizar sobre Esquizofrenia - Gibanet.com

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.