A Região Sul do Brasil sempre foi um celeiro de grandes comunicadores, muitos dos quais deixaram seus estados, indo brilhar no centro do país. Outros, de igual nível, preferiram permanecer no seu chão natal, colocando o talendo que Deus lhes deu a serviço da comunicação social sulina. Um desses especialistas na arte de comunicar foi o jornalista e escritor gaúcho Sérgio Jochymam, cuja recente partida para o plano superior desfalca a plêiade de profissionais dessa área, enlutando os diversos segmentos culturais do Rio Grande e de Santa Catarina, onde morava atualmente, em sua residência situada na praia do Campeche, em Florianópolis.
As gerações que nasceram e cresceram na segunda metade do século passado aprenderam a apreciar o trabalho desse gaúcho de Palmeira das Missões, que trazia nas veias a verve do comunicador inato, revelando uma criatividade ímpar em que se alternavam todas as formas de manifestações artísticas e culturais. Rádio, televisão, cinema, jornalsmo e teatro sempre tiveram no gênio criador de Jockyman uma forma de expressão sui generis, em função daquele misto de humor e dramaturgia que só ele sabia dosar na medida certa, de modo a conquistar adeptos de todas as idades e de todas as camadas da população.
(*) Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor.