Lei Eleitoral só para os pequenos
Lei Eleitoral só para os pequenos
Lino Tavares
                                                
    Em municípios pequenos e pouco expressivos, como esses, a Justiça Eleitoral leva a sério as eleições, para justificar sua existência. Eu só acreditarei que ela existe para valer no dia em que anular uma eleição de governador de estado importante ou de presidente da República, como deveria ter feito na “fraude eleitoral” que elegeu Dilma Rousseff presidente da República, com o uso escancarado da máquina pública – sustentada com o dinheiro de todos e não só dos partidário do PT –  e a participação aleatória de Lula que, sendo o presidente de todos os brasileiros, não poderia – se este fosse um país sério – tomar partido, com participação direta em campanha eleitoral, em nenhum dos lados concorrentes. As repetidas e irrisórias multas eleitorais aplicadas no “cabo eleitoral presidente”, durante o pleito presidencial, atestaram com eloquência a irregularidade da campanha petista. Mas ficou só nisso, como se, pagando a multa, a ilegalidade da ação pudesse ser legitimada.

No Rio, eleições de Bom Jesus e Santo Antônio são anuladas

Thyago Mathias
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro
Durante visita a Campos dos Goytacazes, neste sábado (25), o presidente do TRE-RJ, Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desembargador Alberto Motta Moraes, informou que as eleições de primeiro turno em Bom Jesus do Itabapoana e Santo Antônio de Pádua foram anuladas. Os dois municípios do Noroeste Fluminense terão novas eleições, em data ainda a ser definida pelo tribunal, porque a presença de irregularidades eleitorais nas principais candidaturas levou a que a de votos nulos e anuláveis fosse superior a metade do total.

“Em Bom Jesus do Itabapoana, já está definido que haverá eleição suplementar. Em Santo Antônio de Pádua, dependemos de definição do TSE, mas tudo indica que vai haver nova eleição. Em Bom Jesus, os votos nulos e os anuláveis foram de 80%. Se os votos anuláveis somarem mais de 50%, tenho de fazer nova eleição”, declarou o desembargador, à imprensa.

Dentre os 26,8 mil eleitores registrados em Bom Jesus, o candidato João José Pimentel (PTB) recebeu apenas 1.492 votos, mas foi declarado vencedor do primeiro turno. Isso, porque os votos dados a Branca (PMDB) e Paulo Sérgio Cyrillo (PSB), que tiveram problemas com seus registros de candidatura, foram computados entre os nulos, que chegaram ao total de 89% dos votos.

Já em Santo Antônio de Pádua, 60% dos votos foram contabilizados como nulos. Neles foram incluídos os resultados de José Renato Padilha (PMDB) e Zequinha do Sebrae (PT), que também tiveram as candidaturas impugnadas. O município tem 31,2 mil eleitores registrados, mas a candidata Maria dib Mansur (PP) foi considerada eleita, com 10.074 votos válidos.

UOL Celular

.

.

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta , compositor e um grande amigo.

.

Clique aqui e leia mais artigos de Lino Tavares

 

.

.

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.

.

.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.