Por Bianca Gastaldi

As luvas de procedimento também já estão em falta na maioria das farmácias do país. Agora, será que elas oferecem alguma proteção ao cidadão comum com relação ao covid-19?
..

Não, não se recomenda o uso de luvas para sair às ruas ou para pessoas que pertencem a serviços essenciais (exceto profissionais de saúde e por outros motivos) para se proteger do vírus.

Além de dar a falsa sensação de proteção a quem está usando, o plástico das luvas retém o vírus por mais tempo que a pele. O vírus não irá penetrar a sua pele então não há necessidade das luvas neste sentido. Ele contamina você quando entra em contato com as suas mucosas (olhos, nariz e boca). Com luva ou sem luva o mais importante é não colocar as mãos na boca, no nariz ou nos olhos.

Quem está de luvas não costuma lavar as mãos ou higienizá-las com álcool durante o uso pode até aumentar a probabilidade de contágio.

O que protege mesmo é o isolamento. E caso precise sair por alguma razão essencial lave as mãos sempre que ou as higienize com álcool gel ou álcool 70%.

Além de dar a falsa sensação de proteção a quem está usando, o plástico das luvas retém o vírus por mais tempo que a pele. O vírus não irá penetrar a sua pele

Sobre Bianca Gastaldi:

• Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina

• Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

• Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

.

Clínica Bianca Gastaldi
.

CRM 10.953 |RQE 13915

Rua Dona Francisca, 260 18 andar – Joinville – Santa Catarina

(47) 3025-3333

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.