Novos Empregos ou Novas Mentiras? 3Lino Tavares

 

Foi noticiado recentemente que houve uma queda brutal na oferta de empregos na Região Carbonífera do RS, com uma subtração considerável de mais de 900 postos de trabalho. A priori, como enfatizou a notícia, isso pode até ser considerado ‘andar na contramão do resto do país’, em relação a esse particular.

É possível que até exista algo de real nessa forma de encarar a situação, mas não se torna crível que aquela região do estado gaúcho seja um caso isolado de desemprego em massa, apenas porque vem sendo noticiado  na grande mídia que o setor empregatício tem crescido consideravelmente no Brasil .

Faz-se necessário levar em conta, na análise da questão, que, nesta era de corrupção à solta e mentira institucionalizada reinante no país, vive-se à mercê de duas correntes de informação acerca da realidade econômica brasileira. Uma é aquele que testemunhamos com os próprios olhos e sentimos na própria pele, em função da convivência diuturna com os acontecimentos do dia a dia. A outra é a que nos vem através de fontes informativas não muito confiáveis (setores da grande imprensa e órgãos de pesquisa), até certo ponto comprometidos, por uma razão ou por outra, com o poder vigente.

Não nos iludamos, portanto, com a idéia pouco consistente de que essa onda de desemprego registrada em municípios da citada região, como São Jerônimo, Charqueadas, Butiá e Arroio dos Ratos,  possa se constituir numa exceção à regra, haja vista que isso é um quadro real do país como um todo, nessa área crítica da economia, e não uma situação atípica desse Brasil estagnado que tentam camuflar, por motivos óbvios que bem conhecemos.

Como pode a taxa de desemprego cair, como mentem os setores da mídia e dos institutos de pesquisa,  sem que se tenha notícia de que a economia cresceu e que novos postos de trabalho foram criados por conta desse crescimento ? O governo não faz outra coisa a não ser nomear novos ministros em susbstituição aos corruptos que deixam o poder. É verdade que vão surgir muitas vagas nessa obras voltadas à Copa e aos Jogos Olímpicos. Mas serão empregos temporários, que logo estarão sendo alvo de  demissões em massa.  Até quando ?  Só Deus sabe.

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

1 thoughts on “Novos Empregos ou Novas Mentiras?

  1. Delmar Antonio Marques de Souza says:

    Lino Tavares, razões lhe assistem. De fato este nosso País tem noticiado aos quatro ventos de que, está em pleno emprego. Entretanto, não se vê nenhuma estatística de crescimento, pelo contrário, de desemprego sim, como no caso da região carbonífera mencionada em seu texto. Não se sabe onde está a verdade. Porém, a certeza que se tem é a de que o Brasil é o País da corrupção e do roubo do dinheiro público.; Tanto que já foram substrituídos por corrupção e desvio de dinheiro público, mais de seis ministros, porém, não são os mesmos obrigados a devolverem os milhões que roubaram. Chega de desmando!
    Outro fator negativo é o aumento da inflação, que cresce a passos largos. Se continuar assim, o plano Real irá logo, logo para as cucuias. Espero que não.
    Delmar Antonio Marques de Souza.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.