O início e o fimLino Tavares

O nome artístico do misto de repentista e cantor, “Gabriel, o pensador”, faz parecer que a maioria das pessoas não pensam, já que esse artista  se autoproclama “o pensador”, sem se dar conta de que não é “o” , mas “um” pensador como outro qualquer.

Na verdade, somos todos pensadores. A diferença é que uns expõem (botam para fora) aquilo que pensam, enquanto outros preferem guardar seus pensamentos só para si, como o personagem daquele fado português, intitulado “Nem às paredes confesso”.

Como não me chamo Gabriel, mas me considero, como ele, um (não o…) pensador, vou expor isso que me ocorreu neste limiar de 2012.

Eis a questão: quando nascemos, todos acham que estamos iniciando uma existência. Quando morremos todos acreditam que estamos encerrando nosso ciclo existencial. Se assim fosse, as palavras início e fim teriam que estar em posições diametralmente opostas, como estão os dois Polos do Globo terrestre.

Ocorre que a coisa não é exatamente assim. Início e fim. Na verdade, podem conviver juntos em um mesmo pensamento, sem que nos demos conta disso.

Quando você diz vou passar o fim de semana na praia, está afirmando que vai ficar lá sábado e domingo. Não se dá conta, no entanto, de que vai passar na praia, realmente,  o “fim” de uma semana (sábado) e o “início” de outra (domingo).

O mesmo acontece em relação ao tal feriado de Fim de Ano, que nada mais é do que o fim de uma ano (31 de dezembro) e o início de outro (1º de janeiro).

Ocorreu-me, também, que 2012 começou com um Primeiro tríplice: 1º dia da semana, 1º dia do mês e 1º dia do ano.

Oxalá isso seja um presságio, anunciando que esse novo ano integrado pelos dígitos representativos de  “duas dezenas e uma dúzia” possa ser o do nosso primeiro Oscar, nosso primeiro Nobel  e nosso primeiro assento no Conselho Permanente de Segurança da ONU.

Diz-se, afinal,  que “Para Deus nada é impossível”, e, mesmo se fosse, restaria ainda  apostar no dito popular “O impossível acontece“.

.

.

.

Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor

Clique aqui e leia mais artigos de Lino Tavares

Para você configurar seu avatar com sua foto, para que esta fique visível nos comentários, siga os três passos:

1. Vá até www.gravatar.com, clique em SIGN UP.

2. Adicione o e-mail que você utiliza em seus comentários aqui.

3. Complete o cadastro.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.