(*) Por Fausto Elias

A denominação “Artes Marciais”, surgiu provavelmente com os Romanos juntamente com os ensinamentos do Deus Marte, (Deus da Guerra), sobre praticas de combate com ou sem armas, objetivando a luta, porem não comprovação histórica deste fato.

Efetivamente acredita-se que as artes marciais tiveram seu inicio com Bodhidharma, um monge budista que definiu a plenitude de vida como o treinamento do corpo, da mente e do espírito, criando-se desta forma uma forte ligação entre as artes marciais e a filosofia oriental.

A arte desenvolvida por Bodhidharma propagou-se durante suas peregrinações à China por templos budistas que sofriam constantes ataques, e que utilizando estes ensinamentos, trabalhavam simultaneamente o corpo, a mente, o espírito e as defesas do templo.

Os novos discípulos através de suas peregrinações, levavam estes ensinamentos a outros templos, que desenvolviam novos conceitos e técnicas, aprimorando a arte marcial de acordo com às características de sua região, criando estilos vinculados a uma mesma arte, como por exemplo o Kung Fu (Garra de Águia, dragão, Ton Lon, etc.).

E nos países ( na maioria os orientais) temos as artes marciais característica de seu país judô, aikidô para o Japão, Tae kwon do e Hapkido na Coréia, Viet vo dao no Viet Nã e diversas outras.

No geral toda arte marcial, deve seguir do príncipio que ele deve ser praticada e usada para o auto-conhecimento, auto-controle e auto-afirmação como ser humano, pois toda arte marcial sem filosofia e doutrina é somente luta, contrastando com o “ensinamento do deus da guerra”.

Dentre as artes marciais mais conhecidas no mundo, temos de acordo com seu país de origem a seguinte lista:

China: Kung fu · Tai Chi Chuan · Wing Chun · Wushu · Shaolin Quan · Bajiquan · Shuai Jiao · Chin-Na · Kenp? · Sanshou



Japão: Aikido · B?jutsu · Bujutsu · Caratê · Iaidô · Iaijutsu · Jiu-jitsu · Judô · Kendo · Kenjutsu · Kyudo · Naguinata-do · Ninjutsu · Sumô



Tailândia: Muay Thai · Krabi Krabong



Coreana: Hapkidô · Haidong Gumdo · Taekwondo · Tangsudo



Vietnamitas: Viet vo dao · Qwan Ki Do



Indiana: Chakram – Kallaripayattu – Vajramushti



Filipinas: Eskrima – Silat (arquipélago Malaio)



Ocidentais: ArtDo · Boxe · Capoeira · Esgrima · Full contact · Jeet Kune Do · Kombato · Luta greco-romana · Morganti ju-jitsu · Sambô · Savate · Shobu-ryu · Submission Fighting · Pancrácio

(*) Fausto Elias é engenheiro, Já praticou diversas artes marciais, entre elas: Judô, Jiujitsu, Karatê, Aikidô, Hapkidô e Kung-fú, além de ser entusiasta da filosofia que envolve todas as artes marciais.

Iniciou seu contato com artes marciais aos seis anos de idade.

16 thoughts on “O que são Artes Marciais?

  1. Fausto Elias says:

    " O kung fu tem inúmeros estilos e alguns deles , acredito eu bem esquecido dentro dos monastérios chineses e indianos ( sim , kung fu começou na India… papo para outro post), os mais conhecidos são garra de águia, ton lon (louva deus), grow (garça), shao lin do norte, shaolin do sul,
    tigre, serpente, macaco, palma de ferro, drunken boxe (bêbado)… e por aí vai.

    Se tem uma técnica em específico que queira saber, posso pesquisar… o Kung fu é muito vasto, como o tamanho da China e India juntos

    Obrigado por acessar"

    Abraços

    Fausto Elias

  2. Giba says:

    Kung Fú Estilos, bom dia.
    Pedi ao Fausto que é o autor do texto acima que responda você.
    Assim que possível ele mandará sua resposta.
    Acompanhe.
    Um grande abraço
    Giba

  3. Fausto Elias says:

    Respondendo MarciaRJ,

    Isto não procede, as artes tem como base os ensinamentos das doutrinas orientais, mas isto não quer dizer que você tenha que se converter para ter todo o conhecimento de determinada arte, sou católico e já pratiquei: Hapkido (Coreia), Kung Fu (China) e Jiujitsu e Judo ( Japão), são artes marciais de países diferente e não precisei me converter. Pois em qualquer arte marcial preza honestidade, honra, respeito, etc… Tudo que vesmo no catolicismo também.
    qualquer dúvida estou à disposição.

    Abraços

    Fausto Elias

  4. Fausto Elias says:

    Respondendo ao Carlos,

    Acredito que sim, pessoas soropositivas podem treinar, claro que antes elas devem procurar um medico para fazer avaliações de rotina, e talvez alguns testes específicos, para que a saúde não seja comprometida. dou o exemplo do lutador de Boxe Tommy Morrison que chegou a fazer lutas profissionais sendo ele soropositivo.

    Espero ter esclarecido ou ajudado.

    Abraços

  5. MarciaRJ says:

    Eu sempre ouvi dizer que estas artes marciais são doutrinas que adoram deuses lá do oriênte.
    Sou cristã e não sei se eu entrar em alguma academia, os ensinamentos irão contra os princípios bíblicos que sigo e acredito.
    O senhor poderia me dizer se há este conflito ou tudo não passa de boatos.
    Deus te abençoe
    Marcia RJ

  6. Fausto Elias says:

    OK Eduardo,

    Volte mesmo e deixe a sua impressão das aulas e podemos comentar mais e se for caso direcionar melhor.

    Abs,

    Fausto Elias

  7. Eduardo Reis says:

    Vou assistir as aulas e se deixarem fazer uma ou duas aulas para ver se gosto, assim como você falou.
    Depois volto aqui e falo pra você o que encontrei e o que achei das aulas e das academias.
    Valeu pela força
    Abraços
    Eduardo Reis

  8. Fausto Elias says:

    Eduardo;

    Na minha opinião, pra se fazer capoeira tem gostar da musica também, é muito raro aprender a capoeira sem a musica junto, particularmente nunca vi. Agora já que você precisa de concentração e condicionamento físico recomendo fazer Judo ou Kung Fu, tanto um quanto outro te dão condicionamento fisico, o Judo terá projeções e golpes para travar o oponente, incluindo algumas técnicas de chão , como no jiuJitsu. Já no Kung fu você usará mais técnicas de soco e chute, e fará os Katis do estilo que te darão bastante condicionamento físico.

    Tenta ver uma aula dos 2 se possível fazer a aula experimental, garanto que não se arrependerá.

  9. Eduardo Reis says:

    Oi Fausto, blz
    Eu não gostei da bagunça e da falta de algum ensinamento que não seja apenas pernadas, chutes e dança.
    A capoeira me pareceu um ensaio para escola de samba e o que estou procurando é algo que me traga mais equilíbrio emocional, pois ando muito nervoso por causa da pressão no trabalho e da correria da cidade grande.
    Também quero aproveitar e fazer algo que além dos benefícios que já te falei também me traga condicionamento físico.
    Conheço uns caras que com 30 anos já estão todos travados. É bizarro, até pra pegar alguma coisa que caiu no chão os caras fazem reclamando.
    Fui numa academia na Consolação, mas só de uniforme eu ia deixar lá uns 700 contos, aí não dá. lá na capoeira você treina até de pijama.
    Véio, se você me der uma força, faço todo mundo que conheço visitar seu blog.
    Abraços

  10. Fausto Elias says:

    Caro Eduardo;

    Uma sugestão antes de praticar alguma arte marcial é assistir um treino daquilo que possa te interessar; você mencionou que fez capoeira e não gostou, antes de mais tem que saber o que você não gostou, talvez o método de ensino não tenha te entusiasmado. Toda arte marcial tem um propósito, veja se encaixa com o seu e manda ver.
    Só não deixe de praticar algo.

    Abraços

  11. Eduardo Reis says:

    Quero entrar em uma academia, mas não sei o que treinar, pois cada uma puxa a sardinha para sua lata.
    Tenho 15 anos, moro em São Paulo, trabalho e estudo. Então tenho pouco tempo.
    Já treinei capoeira mas não gostei.
    O que você me sugere?
    Abraços

  12. Giba says:

    Olá Rose,
    Chamei o Fausto para fazer o texto, pois ele é um entusiasta das artes marciais e conhece muito sobre este assunto. Eu pratiquei Kung Fú Shaolin por oito anos e hoje em dia pratico o sedentariso, onde já sou mestre.
    Gosto muito de artes marciais e todos os benefícios que elas trazem para nós.
    Um grande beijo
    Giba

  13. Rose says:

    Giba, de artes marciais não entendo bem, mas acho fantástico tudo que se fala em mente ,corpo e espírito.
    Valeu, a foto está linda tbém !

    (Rose)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.