Pela primeira vez este ano, no dia 18 de julho, as Nações Unidas comemoram o Dia Internacional de Nelson Mandela, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2009. O dia, que coincide com o aniversário de Mandela – que em 2010 completa 92 anos –, foi declarado pela Assembleia Geral da ONU em reconhecimento da contribuição do ex-Presidente da África do Sul à cultura da paz e à liberdade. “Nelson Mandela encarna os mais altos valores da ONU”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na ocasião.

Ao aprovar a resolução, os 192 Estados-Membros da ONU manifestaram seu apreço “por um grande homem que sofreu pela causa de todas as pessoas”, ao lembrar os 27 anos da prisão de Mandela. Após sua libertação, em 1990, Mandela se tornou o primeiro Presidente eleito em uma votação totalmente democrática no pós-apartheid da África do Sul.
slogan das comemorações é “Dia Internacional de Nelson Mandela: Pela liberdade, a justiça e a democracia”.
Saiba mais sobre as celebrações do Dia e junte-se às homenagens a Nelson Mandela mandando sua mensagem através do Facebook no endereço www.facebook.com/mandelaintlday
Veja também, abaixo, um pequeno vídeo produzido pela Fundação Nelson Mandela para a ocasião.
Leia e assista abaixo a mensagem do Secretário-Geral para o Dia Internacional de Nelson Mandela.

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon
“Nelson Mandela é uma personalidade excepcional. Encarna os valores mais nobres da humanidade e também das Nações Unidas. A sua vida, a sua força e a sua dignidade são um exemplo para todos nós. Lutou contra os opressores, durante anos. Depois, perdoou-lhes.
Tive a sorte de ter conhecido Nelson Mandela. Como tantos outros, fiquei impressionado com o seu carisma e o seu encanto. Mas fiquei ainda mais impressionado com a sua humildade. Quando tentei agradecer-lhe o trabalho realizado ao longo da vida, respondeu-me: “Não fui eu.” Preferiu falar sobre aquilo que fizeram outras pessoas que lutaram pelos direitos humanos e pela dignidade.
Esta é apenas uma das razões pelas quais Nelson Mandela é uma fonte de inspiração para milhões de pessoas. Mandela não se deixou influenciar pelo dinheiro nem pelo poder. Como faz questão de nos relembrar constantemente, é um homem como qualquer outro. No entanto, realizou feitos extraordinários.
Tudo o que conseguiu foi com grande sacrifício pessoal e da sua família. O seu sacrifício não serviu de exemplo apenas para as pessoas do seu próprio país, a África do Sul, visto que ajudou a tornar o mundo um lugar melhor para todos. Hoje, primeiro Dia Internacional de Nelson Mandela, agradecemos-lhe tudo o que fez em prol da liberdade, da justiça e da democracia.
Nelson Mandela mostrou o caminho. Mudou o mundo. Estamos-lhe profundamente gratos.”

5 thoughts on “ONU homenageia Nelson Mandela

  1. Guilherme Freitas says:

    Este é um ser humano que merece qualquer tipo de homenagem. Viva Madiba! Abraço

  2. gibanet says:

    Rose, Invictus é um filfe fantástico, eu recomendo.
    Os atores são um espetaculo a parte e a história é realmente emocionante, vale cada segundo.
    Um grande abraço
    Giba

  3. Rose says:

    Giba, outra celebridade que também esteve na homenagem foi o ator Morgan Freeman, que interpretará Mandela nos cinemas. O filme Invictus, de Clint Eastwood, trata do período após a queda do Apartheid na África do Sul.
    Vamos esperar p/ ver, mas em se tratando de Clint Eastwood e Morgan Freeman, meu amigo, vai ser fantástico!
    Homenagem mais que merecida, grande abraço (Rose)

  4. Cecília says:

    Giba,mui digna e merecida homenagem,Nelson Mandela é uma personalidade singular,e sem dúvida nenhuma encarna muito bem a visão da ONU,semear a paz.
    bjos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.