Raro Exemplo de Honestidade Parlamentar 3

(*) Lino Tavares

É verdade, como diz aquele ditado, que “uma andorinha só não faz verão”. Mas, em se tratando de seres humanos, um bom exemplo isolado pode representar, às vezes, o embrião de uma ideia pródiga capaz de se transformar em fato alvissareiro para a humanidade. Bem que esse poderia ser o caso do deputado federal José Antônio Reguffe, de 38 anos, que numa demonstração ímpar de caráter e espírito cívico houve por bem abrir mão de parte dos favorecimentos vergonhosos que hoje transformam os poderes da República em verdadeiras castas de privilégios odiosos, custeados com o dinheiro arrecadado – para não dizer extorquido em nome da lei – através dos impostos injustos que pagamos.

O parlamentar, já no primeiro dia de mandato, enviou ofícios à direção geral da Câmara, abrindo mão das ajudas de custo, correspondentes a dois salários de deputado, pagos anualmente, bem como do auxílio moradia, que disse não necessitar por ser morador de Brasília, além de parte da verba para gastos com assessores, cujo número reduziu drasticamente por julgar desnecessária a quantidade prevista em lei.

Reguffe agiu de forma semelhante quando era deputado distrital em Brasília, o que contribuiu para ter sido o candidato a deputado mais bem votado do país, proporcionalmente ao número de eleitores. O lamentável é que fatos dignos de aplauso como esse não ocupam as principais manchetes, nem servem de tema para os programas de maior audiência na grande mídia, parte da qual prefere “abrir alas” para o “Bloco do sujo”, com seu tema-enredo “Rouba, mas faz”, em troca de favorecimentos inconfessáveis.

(*) Lino Tavares é jornalista diplomado, colunista na mídia gaúcha e catarinense, integrante da equipe de comentaristas do Portal Terceiro Tempo da Rede Bandeirantes de Televisão, além de poeta e compositor.

4 thoughts on “Raro Exemplo de Honestidade Parlamentar

  1. Paulo Dorneles says:

    Ao jovem Deputado, estando num meio tão diferente de sua formação, onde irá ver de perto o triunfo das nulidades, lembre de Ruy Barbosa e jamais tenha vergonha de ser honesto como a grande maioria do povo brasileiro que se sentirá orgulhosa de realmente ter um seu legítimo representante.

  2. Francisco Amado says:

    Eu ouvi sobre ele aqui na rádio de Poa-RS e estava pensando em fazer um artigo assim para que outros soubessem que existe gente de bem.

  3. Rose says:

    Além de ser bonito, charmoso ainda é honesto?
    Difícil nesses dias de parlamentares corruptos encontrar algo assim, né ?
    Vamos ficar de olho para eleger no futuro esse individuo raro, rs
    Boa matéria
    Abraço
    Rose*

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.