Bruna Braga (*)

………..

BR-2       Certa vez  fui  a uma numeróloga e ela me disse que,  ao contrário do que muitos imaginam,  o ano de cada pessoa  não começa no dia primeiro de janeiro, mas sim no dia em que ela faz aniversário.  Sinceramente, isso para mim pouco importa, a não ser o fato de que no começo de ano sempre fico mais “apertada” financeiramente,  porque começam as cobranças de todos os impostos:  IPVA, IPTU…e o fato também de que tenho que esperar até o final do carnaval para o Brasil voltar a “andar”.  A verdade mesmo é que para mim o meu ano começa todos os dias em que acordo e abro os olhos, porque eu posso recomeçar ou continuar minha história sempre a partir desse simples ato que pode ser também chamado de VIDA.

      Acho complicado fazermos tantas promessas já no início do ano, como:  esse ano vou emagrecer, vou arrumar um namorado, comprar a casa própria etc. Você já começa o ano com uma enorme carga de cobranças e,  sinceramente,  já bastam as cobranças do mundo exterior que já têm nos feito vítimas do estresse. Mas ok, vamos considerar então que de fato o ano começa em primeiro de janeiro;  que tal deixar as promessas e viver o hoje?

………….

Como assim?

………….

BR-1

………

       Muitas pessoas sofrem da SFA ( Síndrome do Final de Ano) e ficam se culpando, remoendo o que não fizeram ou o que perderam no ano que se passou. Gente,  o próprio final da frase já diz tudo, PASSOU. Só se aprende com os erros, só se cresce com a dor, então pode ter a certeza de que tudo foi importante, tudo foi ensinamento e se você passou por tantos momentos, ruins ou maravilhosos, você já é um privilegiado. Porque você poderia não estar mais aqui, vivenciando esses momentos de Deus  e estar  te dando a oportunidade de aprender mais e mais.

…………     

      Bem, então quero te pedir licença para passar a você algumas dicas minhas para começar o seu ano mais “leve”.

…………

  1. Sabe aquilo que eu escrevi de viver o hoje?  Pois é, foque no seu dia, porque ele já é suficientemente complicado e cheio de atividades físicas, psicológicas e emocionais. Ficar pensando em como vai ser o dia de amanhã é bobagem , porque ele vai ser a consequência do que você fizer hoje.
  2. Sabe aquele problema que parece não ter solução? Pare de pensar nele, porque,  se você focar seus pensamentos no problema, não vai dar espaço para sua cabeça pensar na solução. Meu amigo, o problema você já tem , é fato, agora foque na solução, é dela que você precisa.
  3. Sabe aquelas promessas e sonhos que você quer realizar no ano que começa? Tire-os da esfera imaginária e transforme-os em objetivos. Trace um planejamento para realizá-lo  como se fosse um trabalho em uma empresa;  os sonhos são importantes porque nos motivam, mas podem se tornar pesadelos se você não tiver foco e for realista.
  4. Pare de se colocar no papel de vítima; tem uma frase que eu adoro:  “Ninguém te faz infeliz sem o teu consentimento”. Então, se você tem um relacionamento complicado, se seu parceiro não te respeita, se seu chefe é arrogante etc…pode ter certeza de que a culpa é sua. Por quê?  Porque só você pode mudar essa história, só você pode impor respeito e você só está vivenciando essas situações porque você quer.
  5. E por último, não sou psicóloga e muito menos estou apta a dar conselhos. Mas é que eu sou atrevida mesmo ( risos) e queria te passar um pouco dos meus pensamentos e aprendizados. Se você achar que vale a pena guardar para você alguma coisa do que escrevi, vou ficar muito feliz, mas se você achar que é tudo uma grande bobagem, vou ficar feliz também!  Porque o que vai fazer o seu ano ser realmente bom é você parar de pensar um pouco em si mesmo e doar mais para os outros. O segredo do sucesso é o amor;  quem dá amor, quem pensa no seu semelhante sempre é feliz!

Simples assim!!!!! Feliz 2014!!!!

…….

 * A autora é jornalista diplomada, integrante da Dupla Bruna & Keyla, de Belo Horizonte, indicada  em 2013 para o Grammy da Música Latina, ao lado do Rei Roberto Carlos.

1 thoughts on “Simples assim!

  1. Herbert Douglas Carrion says:

    Filho de mãe brasileira casado com um americano, moro nos Estados Unidos, em Los Angeles, desde os 15 anos. Como tenho 31 de idade, costumo dizer que sou metade brasileiro e metade americano. Por isso, sempre procuro no diHITT, esse Site internacional, publicações falando das coisas do Brasil. Ao ler esse linda matéria com o título “Simples Assim”, confesso que fiquei ainda mais orgulhoso do meu lado brasileiro, pois a autora revela uma inteligência e uma sensibilidade na forma de ver a vida fora do comum. No rodapé do texto, li que ela é cantora e jornalista, mas acho que o editor da matéria poderia ter colocado que ela também é uma excelente psicóloga, mesmo que não tenha cursado essa ciência. Suas palavras de otimismo, chamando a atenção para a necessidade de trilharmos o que nos faz bem e deletarmos o que nos machuca é de uma sabedoria extraordinária. Não falo isso apenas como cidadão comum, mas também, e principalmente, como estudante de Psicologia e artista plástico, atividades que se completam de certa forma, já que na elaboração de minha arte devo intuir aquilo que mais sensibiliza aos apreciadores. Parabéns, Bruna ! Se você expressa cantando o talento que revela escrevendo, então deixou aqui minha opinião de euforia em relação a você, dizendo que é uma brasileira que muito orgulha sua família, seus amigos e seus patrícios do Brasil. Seu texto vale um milhão.

Comentários não permitidos.