As mãos ficam suadas e trêmulas, a voz embarga e o coração dispara. Não! Não se trata de amor a primeira vista, mas sim de timidez ou fobia social.
A sensação de estar sendo observado e avaliado transforma um simples contato com desconhecidos em uma total ansiedade que pode fazer de algo natural um pesadelo.
O sofrimento dos tímidos é aparente. No mercado de trabalho, nos estudos e nos relacionamentos pessoais afetivos os mais comunicativos são bem vistos e valorizados enquanto a timidez é avaliada como um defeito ou aberração.
Mas afinal, o que tem de tão errado em ser quieto? Em ser Sossegado? Em falar pouco?
É óbvio que a comunicação é extremamente importante, afinal, não seríamos uma raça tão evoluída se não tivéssemos o poder de espalhar infinitas informações mundo a fora, mas, será que os mais recatados tem que ser sacrificados por isso?
Como se não bastasse o fato de uma pessoa ser envergonhada, ela é continuamente testada e constrangida pelos “colegas” mais espontâneos. Os pedidos diários de que fale mais alto ou que mexa mais o corpo (faça expressões) para enfatizar seus relatos tornam a convivência chata, sem graça e cada vez menos interessante para a parte atingida. Por isso as redes sociais fazem tanto sucesso, minha gente!
Se quiser deixar o acanhamento de lado, a dica de praxe é se matricular em um curso de teatro. O contato (muito próximo) com os outros integrantes e os exercícios irão lhe soltar aos poucos. Funciona mesmo! Fora isso, estar antenado com os acontecimentos (TV, jornais e revistas) ajuda a iniciar conversas com os demais, pois não faltará assunto para que vocês interajam. Não tem jeito, você precisa encarar seus medos e dar o primeiro passo ainda que o faça devagar.
Agora, se você está feliz com seu jeito de ser e não quer mudar só para agradar os outros, também tem o meu apoio. Deixe os que gostam de falar falando e concentre-se no que realmente lhe importa. Não desejo que você se torne uma pedra ou um móvel no canto da sala, mas que participe dos acontecimentos do seu jeito, sem tentar ser o que não é.
Para mim, timidez é algo muito normal, natural e aceitável. Os tranquilos ouvem mais, prestam atenção nos detalhes e tem cuidados especiais com o que menos se esperava. Um charme! Diversidade é o que há!
.
Gil de Marqui é jornalista e correspondente internacional do Gibanet.com
.
Clique aqui e veja mais artigos de Gil de Marqui
Gil, a vida imitando a sétima arte.
São bem parecidas?
É Giba, acho que esse menino anda nos enganando! hahahaha. beijosss
Tiago! Se vc for tímido, vc disfarça bem! hahaha. beijos
Rose! Concordo em gênero, número e grau! Beijoss
Gil, acredito que isso seja um problema comum da maioria das pessoas. Sabe, se você diz que está bem no geral mas numa situação especifíca não sabe como agir, não é o fim do mundo!
Não necessitamos mudar pra agradar Ninguém.
Somos seres humanos, nós temos que aprender a viver com o defeito do outro, naõ mudar pra agradar ao outro. Quando falo “não mudar”, é no sentido de: “deixar de ser o que naturalmente é.
Vamos Ser livres.
Seja livre, não vamos viver de novelas, de aparência, pra ser o que o outra sonha que sejamos. Tudo isso é mentira. Um tímido, nunca vai deixar de ser tímido, a menos que naturalmente aconteça, sem forçar nada
Legal o post
abraço
Rose*
Xi, Rose, timidez não é problema, vai. Se fosse, acho que eu era uma aberração… =0
Tiago tímido?!?!!!
Acho que meu conceito de timidez está equivocado.